Termos de Roteiro - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Termos de Roteiro



| CONHEÇA OS TERMOS DE ROTEIRO


ÂNGULO ALTO: Enquadramento da imagem com a câmera focalizando a pessoa ou o objeto de cima para baixo.

ÂNGULO BAIXO: Enquadramento da imagem com a câmera focalizando a pessoa ou o objeto de baixo para cima.

ÂNGULO PLANO: Ângulo que apresenta as pessoas ou objetos filmados num plano horizontal em relação à posição da câmera.

CAM: Câmera.

CÂMERA OBJETIVA: Posicionamento da câmera quando ela permite a filmagem de uma cena do ponto de vista de um público imaginário.

CÂMERA SUBJETIVA: Câmera que funciona como se fosse o olhar do ator. A câmera é tratada como "participante da ação", ou seja, a pessoa que está sendo filmada olha diretamente para a lente e a câmera representa o ponto de vista de uma outra personagem participando dessa mesma cena.

CHICOTE: Câmera corre lateralmente durante a filmagem de uma determinada cena, deslocando rapidamente a imagem.

"CLOSE-UP": Close minucioso do personagem, geralmente de seu rosto.

CORTE: Passagem direta de uma cena para outra dentro do filme.

CUT-AWAY CLOSE-UP: Este conceito só tem significado dentro do contexto da montagem. É uma tomada em close-up de uma ação secundária que está desenvolvendo-se simultaneamente em outro lugar, mas que tem uma relação direta com a ação principal. O cut-away close-up deve ser montado entre duas tomadas da ação principal.

CUT-IN CLOSE-UP: Como o item acima, este conceito só tem significado no contexto da montagem. É uma tomada em close-up de uma parte importante da ação principal, e que deve ser montada entre duas tomadas normais dessa ação.

DESFOCAR: Câmera muda o foco de um objeto para outro.

DISSOLVE: Imagem se dissolve até o branco ou se funde com a outra.

DIVISÃO DO QUADRO: Registro fotográfico de duas ou mais imagens distintas em um mesmo fotograma.

DOLLY: Veículo que transporta a câmera e o operador, para facilitar a movimentação durante as tomadas.

"DOLLY BACK": Câmera se afasta do objeto. Travelling ou grua de afastamento.

"DOLLY IN": Câmera se aproxima do objeto. Travelling ou grua de aproximação.

"DOLLY OUT": Câmera recua, abandona a cena.

"DOLLY SHOT": Movimento de câmera que se caracteriza por se aproximar e se afastar do objetivo, e também por movimentos verticais.

ELIPSE: Passagem muito rápida de tempo.

ENCADEADO: Fusão de duas imagens, uma sobrepondo-se à outra.

ENQUADRAMENTO: Limites laterais, superior e inferior da cena filmada. É a imagem que aparece no visor da câmera.

ENTRECORTES: Tomadas da ação principal ou de uma ação secundária (ligada direta ou indiretamente à ação principal), que permitem uma montagem mais flexível em termos de continuidade.

ESFUMAR: A imagem dissolve-se na cor branca ou funde-se com outra.

EXT.: Abreviatura para EXTERIOR. Cenas filmadas nas praças, ruas, parques, campos, estádios, rodovias, enfim, ao ar livre.

"FADE IN": O surgir da imagem a partir de uma tela escura ou clara, que gradualmente atinge a sua intensidade normal de luz.

"FADE OUT": Escurecimento ou clareamento gradual da imagem partindo da sua intensidade normal de luz.

“FADE TO BLACK”: A tela se fecha em preto, geralmente usado no fim do episódio antes de aparecer os créditos.

"FLASHBACK": Cena que revela algo do passado, para lembrá-lo, situar ou revelar enigmas.

"FLASH-FORWARD": Cena que revela parcialmente algo que acontecerá após o tempo presente. O mesmo que flash para frente.

"FREEZE": Manter uma mesma imagem por repetição de quadro. Congelar.

FULL SHOT: Ver long shot.

FUSÃO: Fusão de duas imagens, a 1ª sobrepondo-se à 2ª. Serve para mudar de cena ou enfatizar a relação entre elas

HALO DESFOCADO: Câmera desfoca as coisas em torno do objeto, mantendo-o em foco.

"INSERT": Quando o close é no detalhe da visão do personagem, seria um P.O.V com Close.
Os inserts podem ser variados ou repetidos, estes servindo, às vezes, de plot, o núcleo dramático ou algo que o simbolize.

INTERCUT E DIÁLOGO SIMULTÂNEO: Duas outras técnicas de que se pode precisar bastante surgem quando precisa cortar entre duas cenas ou planos, ou quando duas personagens falam simultaneamente. Para cortar, por exemplo, entre duas pessoas falando no telefone, se usa INTERCUT - antes ou depois da segunda fala.

INT.: Abreviatura para INTERIOR, indicando que a cena se passa dentro de algum lugar.

"LONG SHOT": "Full shot", plano geral; plano que inclui todo o cenário. É usado para mostrar um grande ambiente.

MATCH CUT: Quando cortamos, por exemplo, de uma aliança na vitrine de um joalheiro, para ela sendo colocado na mão de uma noiva na igreja.

MUSIC FADE: É quando a musica tocada na cena, não é cortada e sim acontece o fade quando ela vai sendo cortada suavemente, como se estivesse diminuindo o volume dela até ficar inaudível.

V.O (voice over): Quando nós ou o personagem ouve uma voz que não está ali, não se sabe se primeira impressão quem é, ou para narrações.

OFF: Tanto pode ser igual a V.O quanto pode representar o pensamento do personagem (Esse último é usado na série Raíza – O futuro lhe pertence).

PANORÂMICA: (pan) Câmera que se move de um lado para outro, dando uma visão geral do ambiente, mostrando-o ou sondando-o.

PASSAGEM DE TEMPO: Artifício usado para mostrar que o tempo passou.

PLANO AMERICANO: Plano que enquadra a figura humana da altura dos joelhos para cima.

PLANO DE CONJUNTO: Plano um pouco mais fechado do que o plano geral.

PLANO DE DETALHE: Mostra apenas um detalhe, como, por exemplo, os olhos do ator, dominando praticamente todo o quadro.

PLANO GERAL: Plano que mostra uma área de ação relativamente ampla.

PLANO MÉDIO: Plano que mostra uma pessoa enquadrada da cintura para cima.

PLANO PRÓXIMO: Enquadramento da figura humana da metade do tórax para cima.

PONTO DE VISTA ou POV. (POINT OF VIEW): O ponto de vista do personagem. É mostrado o que ele vê. Durante o ataque de um assassino o ponto de vista da vítima pode ver mãos enluvadas avançando em sua direção. Isso é mostrado com as mãos avançando em direção à lente da câmera.

PRIMEIRO PLANO: Posição ocupada pelas pessoas ou objetos mais próximos à câmera, à frente dos demais elementos que compõem o quadro.

"QUICK MOTION": Câmera rápida. Movimento acelerado.

SLOW MOTION: Cena em câmera lenta.

TRANSIÇÕES: São indicações sobre coTRANSIÇÕES: São indicações sobre como cortar de uma cena para outra. A justificação é sempre à direita, com uma linha entre a última linha da cena anterior, e o cabeçalho da cena seguinte. CORTA PARA: É a transição Standard. FUSÃO PARA:Para cortar lentamente de uma cena para outra.

"TRAVELLING": Câmera em movimento na dolly acompanhando, por exemplo, o andar dos atores, na mesma velocidade. Também, qualquer deslocamento horizontal da câmera.

"ZOOM": Efeito óptico de aproximação ou distanciamento repentino de personagens e detalhes. Serve para dramatizar ou esclarecer lances do roteiro.

ZOOM-IN: Aumento na distância focal da lente da câmera durante uma tomada, o que dá ao espectador a impressão de aproximação do elemento que está sendo filmado.

ZOOM-OUT: Diminuição da distância focal da lente durante uma tomada, o que dá ao espectador a impressão de que está se afastando do elemento que está sendo filmado.