
GABO: Oi, oi, oi! Fala, galera! 12ª temporada do Misturama na área! E a nostalgia toma conta com a música Sinais ♫♫♫.
Aqui no mundo virtual, a nostalgia sempre está presente, trazendo momentos marcantes que merecem ser relembrados. O autor João Monteiro aceitou o desafio e vai falar sobre a sua chegada aqui no mundo virtual. Está no ar o "Como eu cheguei aqui":
COMO EU CHEGUEI AQUI
GABO: Nos anos 2000, o servidor cjb.net, um encurtador de URLs, fazia sucesso entre as emissoras virtuais. Já o Geocities era responsável por armazenar todos os conteúdos publicados pela Tv Antena, também conhecida como TV AN pelo público. O link de acesso do site era o www.tvantena.cjb.net.
Infelizmente, o Web Archive não conseguiu carregar todas as imagens da homepage, a página principal da emissora, mas ainda será possível conferirmos como era o canal.
Ao acessar o site o visitante encontrava dois meios de interação: o primeiro era o chat e, ao lado, o fórum de discussão para comentar sobre a programação da Tv Antena. Logo abaixo, havia a seção "Antena News", com as últimas informações da rede.
No menu lateral, ficavam disponíveis as atrações do canal, separados por categoria, como novelas, séries, minisséries, caso especial. Também havia seções de entretenimento, jornalismo, interação e programação, contato e os autores da emissora.
Em novelas disponíveis estavam: "Jamais te Deixarei", de Filipe Rodrigues, com exibição às segundas e quartas, "Tudo Por Amor" de Diego Almeida, com exibição às terças e quintas, "Ondas de Paixão", de Rafael Pereira, no ar de segunda a sexta e "Wicca", de Thomas Gomes, exibida às segundas, quartas e sextas. Também eram anunciadas mais duas novelas: "O Amuleto", de Lilian de Abreu e "Bianca", de Márcio Lopes.
Na faixa "Vale a Pena Ver de Novo", de segunda a sexta, estava no ar "Pedaço de Alguém", de Lilian de Abreu.
Victor Hugo assinava a minissérie "Um Fantasma em Minha Vida II".
O canal também investia em séries, com a exibição de "Paradox", "The University" e "Bruck!".
Os filmes virtuais eram exibidos no Cine TVAN.
No entretenimento o "Sabadan" que apresentava a audiência da emissora e os quadros "Chapéu" e "Intimidades". Já no No jornalismo exibido o "Jornal da Sexta".
A página das obras reuniam a sinopse com a apresentação da trama, a descrição dos personagens e a lista de capítulos disponíveis para leitura.
A interação acontecia por meio dos fóruns, com intuito de cada integrante deixar registrada a sua opinião. No fórum da Tv Antena, logo na entrada, o marketing entrava em cena com a divulgação das atrações da emissora. No registro abaixo, você confere a propaganda da obra "Ilha Katrina". O público tinha a opção de comentar sobre as novelas em exibição, atualizações, resumos e divulgação do ibope. Além disso, havia um convite especial para participar de um chat ao vivo, no chat da Uol.
Outro fórum que fazia sucesso era o Revista Novelas. Ali, o mundo virtual se unia para fazer acontecer: todas as emissoras juntas, com os autores promovendo o seu marketing e trazendo leitores para suas produções.
Para viver a experiência da época, vamos disponibilizar o link do material exibido no programa de hoje. É só clicar:
Tv Antena - 2001
Agradecimentos: https://web.archive.org / Wayback Machine - Internet Archive


4º LUGAR: IMERSÃO EMOCIONAL
RITINHA: Carlinha, teve um depoimento forte sobre quando a história ultrapassa a escrita e mexe com o emocional de quem cria.
GABO: Ao ouvir seu relato sobre o impacto emocional profundo que viveu ao criar Luara/Diana, fica claro que a escrita pode ser tão intensa quanto transformadora. Como você percebe o limite entre “interpretar” seus personagens e absorver parte da carga emocional deles? E de que maneira o apoio terapêutico se tornou essencial nesse processo criativo?
CARLOS MOTA: Minhas emoções estavam à flor da pele, meus pensamentos hiperfocados na trama da jovem bandida; eu acordava pensando em Diana, passava o dia todo criando seu enredo, sonhava com aquilo. Para se ter uma ideia, nada me causava mais prazer, era como se tudo o que eu escrevia fosse verdade - a minha verdade. E conforme eu avançada, mais desejoso ficava de tudo aquilo, abdicando de momentos com a família e com amigos. Foi neste momento que percebi o quão estava entregue aos braços daquela jovem bandida. Recorri ao referido apoio para entender o que se passava e o interessante é que eu havia rompido, sem perceber, os limites que separam a realidade da ficção. Eu estava vivendo entre dois mundo. O que é muito comum entre os escritores/ atores/ produtores, segundo a profissional que me atendeu. O que vivi foi, talvez, uma pontinha do que passou Heath Ledger, interpretou o Coringa no cinema.
RITINHA: Quer ler a entrevista? Titia pegou o link, tá aqui.
RITINHA: Quer ler a entrevista? Titia pegou o link, tá aqui.
2º LUGAR: CADÊ OS COMENTÁRIOS?
RITINHA: Gigi, comentaram sobre como o público anda lendo, mas quase não comentando no site. Uma reflexão sobre hábito, acesso e vontade.
EZEL: Eu acredito que perdeu-se o hábito em fazer comentários no próprio site da web emissora. Ninguém quer mais logar e escrever uma pequena opinião naquele espaço. As emissoras quando divulgam geralmente pede, mas não ocorre. Eu particularmente uma vez ou outra faço isso e não vejo dificuldade não. E vou citar o pessoal da comunidade do YouTube, que já não vê essa dificuldade, talvez por todos já estarem logados, então fica mais fácil. E o site ainda tem que logar. Mas não vejo como montar estratégias para isso não, sinceramente. Para mim é uma coisa que vem depender da pessoa que ler.
RITINHA: Quer ler a entrevista? Titia pegou o link, tá aqui.
1º LUGAR: INSEGURANÇA CRIATIVA
RITINHA: E quando surge o medo do começo e como colocar a obra no mundo muda tudo? É daquelas reflexões que batem de leve, mas ficam.
WESLEY FRANCO: No MV, ninguém nasce pronto. Todo mundo começa inseguro, achando que a história não é boa o suficiente ou que ninguém vai ler. Mas a verdade é que você só descobre seu potencial quando coloca a obra no mundo.
RITINHA: Quer ler a entrevista? Titia pegou o link, tá aqui.
GABO: Um beijo pra você, Ritinha. O nosso programa chegou ao fim, mas voltamos no próximo episódio. Abraço virtual. Tchau.

apresentação
Gabo
convidado
João Monteiro
repórter
Ritinha
agradecimentos
Wayback Machine - Internet Archive
entretenimento
contatoredewtv@gmail.com
REALIZAÇÃO
Copyright © 2025 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução




















Comentários:
0 comentários: