Boletim Virtual 11x05: Entrevista com Bruno R. Cova - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Boletim Virtual 11x05: Entrevista com Bruno R. Cova

Compartilhe:

 




NA EDIÇÃO DE HOJE DO BOLETIM VIRTUAL:

- Autores falam sobre bloqueio criativo no Interação
- A música tem a capacidade de alcançar nossos sentimentos e emoções e dessa forma a história fica mais viva, diz Bruno R. Cova no Diário do Autor
- As últimas notícias no Giro Virtual com Ritinha.



  BOLETIM VIRTUAL - 11x05
 (DOMINGO, 31 DE DEZEMBRO DE 2023)



AUTORES FALAM SOBRE BLOQUEIO CRIATIVO - por GABO

GABO:
 Fala galera, ele é conhecido como o vilão dos autores. Quando bate na nossa porta, queremos correr, mas às vezes é inevitável. Ele chega, pode demorar, ou com alguma técnica conseguimos mandar embora. No Interação de hoje vamos falar sobre o bloqueio criativo. Os autores: Débora Costa, Marcelo Caronesi, Marcelo Oliveira, Jonnathan Freitas e Carlos Mota vão contar suas experiências:

GABO: O que acontece quando você precisa entregar um texto e surge o bloqueio criativo? O que você faz?

MARCELO CARONESI (autor): Quando eu tenho bloqueio criativo eu entro em desespero, porque existe um prazo. Então, a situação termina ficando pior ainda. Eu tento sair de casa, sem celular, totalmente offline e arejar a mente, observar as pessoas na rua, o movimento de carros, etc

CARLOS MOTA (autor): São nestes momentos que temos que fazer uso da técnica apreendida no curso de Letras e ser o mais sucinto possível, desde que não comprometa a qualidade textual. Mas sendo sincero, é horrível escrever quando a inspiração desaparece; é como se fizéssemos um bolo pela primeira vez, basta um passo em falso para todo o texto desandar.

JONNATHAN FREITAS: Quando surge o bloqueio criativo tento relaxar consumindo obras diferentes como livros, filmes, séries, ou tento conversar com amigos e ver suas opiniões sobre situações e pontos de vista. Depois de relaxar consigo encontrar algum caminho.

DÉBORA COSTA (autora): Isso é muito difícil, eu passei por um bloqueio de 2 anos, tive muitas ideias, escrevi vários enredos e nada ia para a frente e essa situação de ter que entregar um texto e você estar com bloqueio deve ser pior ainda, eu acho que me concentraria ao máximo para escrever e torcer para estar bom.

MARCELO OLIVEIRA (autor): Bloqueio Criativo, já passei muito por isso, geralmente causado por algum tipo de exaustão, nem sempre mental, às veze física mesmo. O que eu faço é manter uns dias de distância do texto e pensar em outras coisas, depois que retomá-lo releio o que foi escrito e continuo sem a pressão de ter que finalizar. Por sorte, ainda não trabalhei (em relação a escrita) sob a pressão de prazos, então posso me dar ao luxo de escrever quando sinto vontade. Não reclamo, pois tenho um cachola cheia de ideias para colocar pra fora.

GABO: Realmente o bloqueio atrapalha a vida do autor. Gostei de algumas técnicas como se desconectar de tudo, ver série, ler, conversar ou até jogar a sorte e escrever e ver o que acontece, depois quando tudo voltar ao normal, podemos até reeditar.


Autores, obrigado e seguimos ligados no Boletim Virtual. Ritinha agora é contigo no "Giro Virtual": 

 


FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MV - por RITINHA

RITINHA: Oieee, obrigada, Gabito. Um beijo pra você. Meus amores, turo bom? Titia Ritinha chegou. Vem comigo e fique ligado nas últimas do MV...



NOVA PROGRAMAÇÃO I

Beth, a WebTV prepara uma nova programação para o primeiro trimestre de 2024. Em janeiro, o "Jornal Online" estreia a 3ª temporada. 

NOVA PROGRAMAÇÃO II

Kiki, a emissora garante em breve a estreia de duas novelas, substituindo "Laços de Amizade" vem aí "Estações da Vida - 2ª temporada". Na vaga de "Estrada 34", chega no mundo virtual: "Um Plano Perfeito" de Marcelo Caronesi.



NOVA PROGRAMAÇÃO III

Também fará parte da nova programação a 3ª temporada da antologia "Nosso Amor", além de uma série e uma minissérie que serão divulgadas em breve.



COMIC CON VIRTUAL I

Martinha, em agosto, o Portal Felipa criou uma enquete em um grupo de WhatsApp e após o resultado, anunciou a organização da Comic Con Virtual. Com inscrições até o dia 10 de setembro, o evento seria exibido entre os dias 22 a 24 de setembro.



COMIC CON VIRTUAL II


Gigi, como muitos sabem, a WebTV é a atual emissora que organiza o evento, que chegou no mundo virtual em 2014, sob o comando de Gustavo Negreiros. Em 2016, Lucas Posey adquiriu os direitos e, em 2021, Cristina Ravela negociou os direitos de exibição para o licenciamento na WebTV.



COMIC CON VIRTUAL III


Paty, por mais que a marca Comic Con seja conhecida mundialmente, no mundo virtual, temos uma equipe que já organiza o evento. Não posso chegar e decidir fazer um evento que outro site já produz. Isso se chama ética e respeito pelo trabalho do próximo. Nada impede de entrar em contato e fazer uma parceria. Parcerias somam positivamente. Na época, Gabito, presidente da WebTV se pronunciou sobre o assunto: "Conversar com o último organizador que possui a autorização da marca CCV na versão adaptada pelo Mundo Virtual é o mínimo que se espera de alguém que respeita o espaço onde se encontra."



COMIC CON VIRTUAL IV


Já o Portal Felipa não concordou com a WebTV: "Eu tinha um projeto com inovações dessa versão e estava dispostas a ir com tudo, mas infelizmente não aconteceu. 

Primeiramente, isso não aconteceu por causa das polêmicas que o Blog da Zih e a Webtv tentaram fazer acontecer. Não acho que existiu falta de ética, a partir do momento que o meu projeto era diferente.", destacou Felipa.



COMIC CON VIRTUAL V

No dia 27 de setembro, disposta a seguir com a organização de um evento, o portal desistiu da Comic Con Virtual, seria por falta de inscritos? O portal disse que a mudança não tem ligação com a repercussão do assunto que foi divulgado no blog da Zizi e o pronunciamento da WebTV. Felipa anunciou a criação do Festival Carta Aberta, inicialmente programado para outubro, mas que foi prorrogado para fevereiro de 2024. Que confusão, eu em.



PREMIAÇÃO I

Gigi, o The Felipa Awards aconteceu no dia 2 de julho e apresentou 18 indicados entre série, entretenimento, novela e minissérie. O público votou e "Guilhardo Almeida" venceu com Corrompidos, "Jheff Reis" com Um Novo Rei, "Everton B. Dutra" como melhor autor e "Blog da Zih" no melhor entretenimento ou jornalismo. A lista completa com os indicados e vencedores pode ser acessada aqui.



PREMIAÇÃO II

Anita, no dia 10 de dezembro, o Prêmio Gêneros 2023, organizado pela Felipa Lima reuniu diversos segmentos. Na premiação, "Os Pecados de cada um" levou a melhor no melhor visual, o "Boletim Virtual" ganhou como melhor produção em dupla ou grupo e "Corrompidos" teve destaque no melhor projeto longo.



PREMIAÇÃO III


Menina, a 5ª edição do Trophy Ranable foi ao ar no dia 27 de dezembro. Dentre os ganhadores, "Budapeste", "Primeira Impressão" com senhor X, "Passional", "O Preço a se Pagar", "Corrompidos", "Vale Dicere" foram alguns dos ganhadores. Quer ver a lista completa? É só clicar aqui.



VALE A PENA LER DE NOVO


Menina, substituindo "A Prometida", a WebTV escalou "O Desbravador de Identidades" de Carlos Mota. A história voltou no dia 18 de dezembro. A trama se passa em 2003, época em que o bate-papo era um sucessão, Gigi. Navegando pela internet, Ricardo Médici, conhece “O Desbravador de Identidades”, ele nem imagina que sua vida vai mudar após esse encontro. Quer ler? A titia pegou o link. Clique aqui.



TRETA INTERNACIONAL

O Portal Glook é um fórum internacional que faz grande sucesso. Voltando ao público latino, o portal é similar aos fóruns existentes aqui no mundo virtual entre 2002 a 2009. Melquito, autor de Vale Dicere apresentou o portal para os integrantes do mundo virtual. O autor Failon Teixeira abriu uma conta, acessou o portal e comentou no tópico errado. Um dos integrantes moveu o post para o local certo. O motivo causou confusão e o público não gostou já que uma das regras do fórum não foi lida.Failon pediu desculpas pelo ocorrido e deixou o fórum.



BATE-REBATE

• O final de outubro foi especial na Widcyber, além de estrear a temporada final de Vale Dicere, de Melqui Rodrigues, "Incognoscível" de Hugo Martins também lançou a temporada final...
• ...já a segunda temporada de "Os Pecados de Cada Um" de Francisco Siqueira fez parte das novidades de outubro.
• A Web novela "Caminho Único - Geração Z" é baseada na série "Caminho Único". A trama é escrita por João Paulo Ritter e está em cartaz na OnTV.
• Boletim Virtual e Misturama foram renovados e a nova temporada vai ao ar no primeiro semestre de 2024.
• Em outubro de 2024 a WebTV comemora 20 anos de história. Os preparativos internos começam em janeiro.

RITINHA: Por hoje é isso, meus amores. Beijos de luzzz. Feliz 2024.


A MÚSICA TEM A CAPACIDADE DE ALCANÇAR NOSSOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES E DESSA FORMA A HISTÓRIA FICA MAIS VIVA, diz BRUNO R. COVA

Ele mora em Barueri, São Paulo. Começou a escrever muito novo, foi através de um caderno simples e uma caneta que as histórias foram surgindo. Entre 2009 e 2010 descobriu o MV, e a estreia foram com as obras “Face da Vingança” e “Desejo Insano”. Em 2013, Bruno R. Cova passou a fazer parte da equipe TVC e publicou as web novelas “Altar Particular”, “Linha Tênue” e a web série “Truths Of Lies”. Em seguida se afastou do MV e voltou em 2018 na Tv Mix com “Raro Amor” e “Onde a Vida não tem Cor”. Em 2020 estreou na OnTv com “Angel”, “A Mulher do Fim do Mundo” e “A Flor do Desejo”. Seu último trabalho a web série “A Beleza que há em Mim” na Rajax em 2021. O retorno na escrita aconteceu em 2023 com a web novela "Obstinação" pela OnTV.

Para Bruno, a escrita é muito importante, pois é o momento de colocar os seus medos, anseios, alegrias e todos os seus sentimentos ali. Cada personagem tem um pedaço seu, uma característica. É muito poderoso ter o dom da escrita, e poder contar uma história que irá causar reflexão e emoções em pelo menos uma das pessoas que leem os projetos. Bruno, seja bem-vindo ao Diário do Autor.


BRUNO R. COVA: Olá pessoal, muito feliz em estar aqui hoje, para mim é uma honra poder compartilhar um pouco mais da minha trajetória aqui no Diário do Autor.

GABO: Como você chegou até aqui no mundo virtual? Como tudo começou?

BRUNO: Há muitos anos atrás, quando tudo aqui era mato (brincadeira). Eu escrevia num caderninho, sempre gostei de explorar esse meu lado, logo quando comecei a ter acesso a internet comecei a pesquisar muito sobre novelas e etc.. Até que encontrei o MV, se não me engano foi pelo facebook o meu primeiro contato e desde então sigo apaixonado por esse mundo que criamos dia após dia, com tantas histórias que emocionam!

GABO: Bruno, no início você escrevia suas histórias em um caderno. Quando foi que você percebeu que as histórias poderiam sair do papel e ganhar as telas do mundo virtual?

BRUNO: Foi uma trajetória muito interessante, quando eu cheguei no MV, percebi a forma como era estruturada as histórias, os roteiros, e eu queria aquilo. Peguei uma das minhas histórias e comecei a trabalhar, de forma MUITO AMADORA, mas fui aprendendo no meio do caminho, o que era início, meio e fim, foi um processo muito difícil, mas gratificante.

GABO: Falando sobre bastidores, como surgiu a história de "Face da Vingança”, história que marcou a sua estreia no mundo virtual?

BRUNO: “Face da vingança” foi uma web-novela que nasceu baseada em Revenge, a ideia era trazer uma vingança implacável, assim como a da série. Me lembro que a trama possuía cinco cenas em cada capítulo, e eu escrevia vários em apenas um dia, era uma história sem sentido na realidade, mas foi o meu ponta-pé no MV, e que me ajudou a ir entendendo todo o processo de construção de uma história, o único ponto positivo dessa trama, era a protagonista, que não desistia de conseguir a tão sonhada vingança.

GABO: Na criação das histórias, quais são suas fontes de inspiração? Quais autores são referências?

BRUNO: Tenho tantos, séries, novelas, filmes e livros me trazem muita inspiração, a música me ajuda a pôr em prática, então são diversas as minhas referências. Mas a maior fonte que bebo em todas as minhas novelas, é GIlberto Braga e Ricardo Linhares, logo em seguida vem Aguinaldo Silva, Walcyr Carrasco, Adelaide Amaral, entre tantos outros que me inspiram de fato.

GABO: Nas histórias sempre tem personagens que nos identificamos. Qual personagem você se identifica? Quais elementos vocês possuem em comum?

BRUNO: Eu adoro poder colocar características minhas nos meus personagens, principalmente em mocinhos e vilões. Sou muito decidido, tenho foco no resultado, objetivo, claro, teimoso e muito resiliente, e isso é possível ver em meus personagens, como o Bruno de “Raro Amor”, Helena e Luara de “A Flor do Desejo” e em Marcos e Auro de “Obstinação”. Mesmo todos estes sendo personagens que me identifiquei, Bruno de “Raro Amor” segue sendo o que mais me identifico.

GABO: Qual foi a história que você mais gostou de trabalhar? Qual aprendizado você adquiriu durante o trabalho com ela?

BRUNO: Obstinação foi com certeza a história que mais gostei de trabalhar, pela história e pelos desafios. Com essa história eu aprendi a confiar mais na minha intuição em relação à alguns personagens, a ser persistente em algumas histórias e que a estrutura é importante, mas o que vale a pena é o desenvolvimento, a história em si, que precisa ser muito bem contada.

GABO: Nossa rotina é uma loucura, várias situações acontecem ao longo do dia que podemos inserir em nossas histórias. Tem alguma situação que você vivenciou e inseriu em sua história?

BRUNO: Eu criei a história de “Raro Amor” baseado numa história real de decepção amorosa minha, foi algo diferente que fiz, contar um pouco sobre aquela quebra de confiança e os desejos internos que não podemos pôr para fora e dentro da história isso é possível. Foi a maior citação que fiz sobre a minha vida pessoal dentro de uma história.

GABO: Qual é o seu local preferido para escrever? Você prefere uma trilha sonora ao fundo ou é necessário o silêncio total?

BRUNO: Qualquer lugar que me relaxe (risos). Pode ser sentado na cozinha, no quarto, no quintal, se estiver inspirado, tudo flui muito bem, mas confesso que se não tiver uma trilha sonora no fundo, não sai com tanta facilidade mesmo inspirado. A música tem a capacidade de alcançar nossos sentimentos e emoções e dessa forma a história fica mais viva, quando sentimos no momento da construção dos diálogos a emoção que queremos passar.

GABO: O vilão do autor é o bloqueio criativo. Quando ele aparece é problema na vida do escritor. O que você faz quando ele surge?

BRUNO: Primeiro eu choro (Risos). Quando o bloqueio chega, eu evito forçar para escrever, por isso inicio minhas histórias um ano ou dois anos antes de serem publicadas, para que eu possa me dar esse privilégio de respeitar minha criatividade, mas algumas coisas me ajudam a desbloquear, por exemplo, a leitura, que é uma fonte maravilhosa de criatividade, ou rever algumas cenas marcantes de novelas e séries, e me dou um tempo de alguns dias para desbloquear.

GABO: Feedbacks são importantes para o autor, mas existem momentos em que a fala é um pouco tensa. Qual a sua opinião sobre a crítica no mundo virtual?

BRUNO: Não tenho tanto problema com criticas/feedback, são dessas trocas que posso me perceber e melhorar a cada obra que coloco no mundo. Acredito que em alguns momentos as críticas não fazem sentido e que precisa ter empatia, dar um feedback não é falar mal da história, humilhando o criador, e sim trazer pontos e fatos com argumentos construtivos. Se não for para construir e contribuir, não faço questão de prestar atenção no que se fala.

GABO: Você já escreveu novela e série. Qual foi o formato que você mais gostou de trabalhar?

BRUNO: Escrever uma série foi uma experiência muito interessante, eu amei, mas nesse formato tive bloqueios criativos mais fortes do que num formato de novela. Eu prefiro escrever novelas, com certeza é o melhor formato para trabalhar, para mim.

GABO: Quem é Bruno Rodrigo fora do mundo virtual?

BRUNO: Persistente! Sou persistente, resiliente, batalho para conseguir o que quero e desejo. Gosto de estar presente em comemorações com a família e amigos, de estudar e me desenvolver sempre. O Bruno fora do mundo virtual se diverte, mas está sempre em construção!

GABO: Nosso bate-bola, o jogo rápido já está no ponto. Podemos começar?

BRUNO: Claro, com certeza!

BATE-BOLA:

MUNDO VIRTUAL: Uma casa para minhas ideias meio malucas.
ESCREVER: Desabafo e construção.
LEITURA: Um mundo imaginário.
ONTV: Minha segunda casa.
TV MIX: Uma paixão desde os 12 anos.
RAJAX: Um desejo realizado e que faz parte da minha história.
BRUNO POR BRUNO: Teimoso demais para mudar de ideia.
FRASE: MV é viajar sem tirar os pés do chão!

GABO: Bruno, obrigado pela entrevista. Fica o espaço para as considerações finais.

BRUNO: Agradeço imensamente pelo convite e poder compartilhar a minha história aqui com vocês e para todos os leitores. Seguiremos firmes em 2024, contando nossas histórias e aflorando sentimentos e emoções por todo o MUNDO VIRTUAL. Desejo a todos muito sucesso e um belo 2024!!! Muito obrigado!!

GABO: Obrigado, Bruno, O Boletim Virtual fica por aqui. A equipe do Boletim Virtual deseja um feliz e próspero ano novo. Que todos os sonhos sejam alcançados. Um abraço virtual e até a próxima.


 editor-chefe
 
Gabo

 equipe
Gabo
Ritinha

entrevista
Bruno R. Cova

 jornalismo
 contatoredewtv@gmail.com

 

 REALIZAÇÃO

   

 Copyright © 2023 - WebTV
 www.redewtv.com
 
Todos os direitos reservados
 Proibida a cópia ou a reprodução
Compartilhe:

Boletim Virtual

Edições do Boletim Virtual

Jornalismo

Livre

No Ar

Comentários:

0 comentários: