Feriadão WebTV: Cine Virtual - O Retrato - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Feriadão WebTV: Cine Virtual - O Retrato

Conto de Raquel Catunda
Compartilhe:







Sinopse: Amor e solidão figuram a busca de um Eu que clama por permanência em um  período histórico de instabilidade política e isolamento mental.


O Retrato
de Raquel Catunda

                                           

Sendo os dias tão quentes, as chuvas tão intensas e os riscos de invasão tão iminentes, a jovem não se permitia paz enquanto não encarasse o retrato posto na parede da sala. Na pintura, o rapaz sorria para o pintor com a mesma naturalidade com que sorria para ela em seus mais memoráveis encontros calorosos. Enquanto companheiro, ele não perdera a flama do sorriso, às vezes malicioso, outras tantas infantil. No retrato, exibia altivo aquele mesmo encanto, enquanto ela quase não se reconhecia. Muitas vezes, ela prendia tão fixamente o olhar no rosto do amado estampado na pintura, que tudo ao redor se perdia em escuridão, na inércia, encontrava sua paz. Impermanente. Tornava a se indignar, pois percebia em sua imagem jovem e bela apenas a fragilidade e a estupidez da mocidade. Por que perdera naquele dia tantas horas a olhar para o verso de uma tela vazia, quando tinha ainda tanto a desvendar em cada gesto de seu amado? Repreendia a sua vaidade de outrora, intentava reprimir da memória cada falha, mas o Retrato tomava seu protagonismo a cada cerrar de olhos, evidenciando a mais dolorosa falta. 

Um retrato! Fora o seu pedido. Ignorou no instante euforizado pela presença do amigo pintor, que os momentos subsequentes traduziriam seu tenro afeto em angústia e ansiedade. Caprichosa, queria a pintura ali, enfeitando o mesmo local onde fora concebida, onde décadas atrás, quando ainda fazia sentido ter o retrato dos senhores da casa no centro da sala principal, se encontrava um outro, similar àquele, com a imagem de seus bisavôs, com aquelas mesmas vestes e postura. 

Na temporada que se escondeu no sítio, o fugitivo casal devorava-se a todo instante. Poucos segundos na presença um do outro e logo se tornavam uma só massa energética, frenética, em constantes e consonantes movimentos materiais e astrais. Se a sinergia encontrava seu ápice, explodia e logo tornava a se reerguer. Viviam todos os dias como se fosse o último. No primeiro ano, era difícil comer, dormir, ler e até pensar, tinham medo pela própria segurança e pela de seus companheiros, até que quase perderam a mente para o isolamento... No meio do segundo ano de refúgio, aprenderam a manipular o entendimento da realidade ao ponto de se deixarem levar naturalmente pelas mais avassaladoras motivações epicuristas. Sempre que podiam, compravam um vinho barato e o apreciavam junto a uma improvisada macarronada a’la italiana, enquanto atuavam em seus fetiches romanescos, idealizando um estilo de vida pós Regime. Às vezes loucos, às vezes se amando lucidamente, iam vivendo.

Quando findava o segundo ano, eles já não se preocupavam mais em obter notícias da capital, reviviam o casal original, perdidos num mundo que era só deles. As raras crises de lucidez os embevecia de desalento, mas tinham o outro ali, pronto para repassar os mínimos detalhes rota da fuga e conduzir a percepção de volta a um lugar seguro.  Sem notar, viviam em um ostracismo divinal. Foi assim até a visita do amigo pintor... 

Meu intento não é alentar as desilusões de vocês com uma breve história crônica de amor, tampouco meu intento é rememorar os infortúnios de uma geração. Queria lhes falar do Retrato e da jovem, talvez viúva, sentada numa sala vazia. Realidade essa, para nosso alento, ficcional, é também a face múltipla e documental de tantos outros sentimentos, que tornam a assombrar nossas lembranças uma época ou outra da vida, como o despertar aflito de quem não se enxerga no retrato, de quem nota a falta, de quem perde um pedaço que se partiu.

Ela se mantém inerte, cai no chão e ergue os olhos em direção ao retrato, resistindo à natureza mutável da vida. Encontra o sorriso do amado ausente, o retribui... Os dias tão quentes... “Podem estragar a pintura!”, as chuvas tão intensas... “Se a umidade borrar a pintura?”. Não se aquietava em eleger o ponto da casa mais adequado para guardar o sagrado objeto. “O que fazer se a casa for encontrada?”... Os riscos de saque eram iminentes. “E se eles foram descobertos?”... Virão nos buscar! Entrarão pela minha casa e estragarão a pintura! 

Dias, semanas, meses, milênios, infindas horas, por aqui e por acolá com o quadro seguro entre os braços. Sem medida de tempo, desconfiava da barriga que ainda não aparecera, como ele havia prometido. Tampouco se findava de uma vez suas esperanças, visto que também suas regras não desciam. “Será que o bebê morreu dentro de mim?”. “Como ele pôde me deixar, sozinha?”. Num átimo de insânia, embevecida de frágeis esperanças, intuiu que seu amado não mais retornaria, foi quando o sangue que escorria por entre suas pernas anunciou o mau presságio: Estava só!

Permitiu-se louca. Riu, chorou, estapeou-se. Espatifou contra a parede tudo o que era quebrável, quando, enfim, seu impulso pôs em risco o dito o Retrato... Fraquejou. O mundo girava, ela não, escolhera permanecer na espera. Sendo os dias tão quentes, as chuvas tão intensas e os riscos de invasão tão iminentes, a jovem viúva todos os dias corria para a mata; cavucava um buraco raso junto a eleita árvore mais vistosa; embalava o quadro em um lençol grosso e o enterrava, para seu próprio bem.  Completamente sozinha, ela voltava para casa e mirava a parede vazia, o dia inteiro, até o último raiar do sol, quando já era hora de desenterrar o tal Retrato. O apreciava durante toda a madrugada, e, na aurora do outro dia, tornava a enterrá-lo. Habituou-se à rotina. Fazia-o, pois o sol poderia derreter e danificar a pintura, a umidade certamente iria borrar e estragar a pintura... E se viessem prendê-la? “O quadro não!”. O abraçava, beijava, cheirava. Olhos nos olhos, como antigamente. Ela e ele, sorrindo sem mais, como antes...

As madrugadas na companhia do Retrato eram sempre regadas a lirismos e delírios deliciosos. Durante o dia, a fadiga e a ansiedade competiam por seu majoritário domínio. Dias e mais dias, tinha como companhia a certeza de que o Retrato se mantinha intacto em contraponto à profusão dos sentimentos que já foram seus a cada cerrar de olhos. Ela merecia mais, era mais forte e decidida que a tola da imagem, que ainda o tinha ao lado. Invejava o passado com a certeira intensidade de quem tem como alvo outra versão de si. Era assombrada pela própria desesperança, revivendo fantasiosos instantes de inéditas lembranças enquanto durava o dia, até que a madrugada trazia de volta com a chegada do Retrato a paz, que reclamava permanência.

Assim, nos primeiros raios de sol, a fim de certificar a segurança do Retrato e manter a própria sanidade, a determinada senhora é resoluta: enterra-se com ele.

Conto escrito por
Raquel Catunda

CAL - Comissão de Autores Literários
Agnes Izumi Nagashima
Eliane Rodrigues
Márcio André Silva Garcia
Ney Doyle
Pedro Panhoca da Silva
Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2021 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução




Compartilhe:

Cine Virtual

Contos Literários

Episódios do Feriadão WebTV

Feriadão WebTV

No Ar

Comentários:

0 comentários: