Antologia A Magia do Natal: 3x06 - Paz na Terra - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Antologia A Magia do Natal: 3x06 - Paz na Terra

Conto escrito por Nilton Silveira
Compartilhe:

  




Sinopse: Com a proximidade do Natal, a líder comunitária de uma favela empenha-se na organização de um evento para homenagear o aniversariante. E, indo em busca de um senhor que costuma encarnar o Papai Noel da comunidade, ela se choca ao encontrá-lo muito magro. Assim, enquanto os dois conversam sobre as dificuldades enfrentadas, surge um menino cuja presença muda o clima e o desfecho da história.


3x06 - Paz na Terra
de Nilton Silveira

Aproxima-se o tempo de celebrar o Natal na Favela dos Anjos. Por conseguinte, orientada por Ana (uma líder comunitária), a equipe responsável pela organização da festa, a ser realizada em homenagem a Jesus, empenha-se nos preparativos. Tal evento terá lugar num barracão, reunindo como convivas os integrantes da comunidade cujas habitações se alastram, vertiginosamente, na escarpa de um morro chamado Céu.

Inúmeros são os obstáculos defrontados por todos, No entanto, onde quer que se encontre, Ana faz questão de enfatizar: “No nosso espaço também desfrutamos extraordinários momentos de felicidade! E eu amo fazer parte do mesmo contexto geográfico, da mesma cultura, do mesmo habitat, das mesmas tradições e dos mesmos interesses da coletividade!”

Assim, a pleitear, igualmente, a superação das próprias privações, Ana prossegue e, a esbanjar otimismo, põe-se a trilhar os becos que levam ao topo do morro, onde, artisticamente pintado com as cores do arco-íris, acha-se o barraco de Ari, um ancião que, além de encarnar, oficialmente, a figura do Papai Noel, também é afeito a praticar a arte e a ciência que, segundo ele, podem produzir fenômenos considerados sobrenaturais; tudo isso por meio de fórmulas e manipulações que, em rituais, evocam entidades fantásticas e também divinas, com as quais garante manter estreitas relações.

A subida foi árdua para Ana. Todavia, ao atingir a meta, ela espera, respira fundo e, somente após recobrar o fôlego, bate à porta chamando pelo idoso, que, pedindo calma, logo aparece. O Papai Noel da comunidade dá-lhe as boas-vindas e, como o calor é intenso, convida-a a sentar-se num dos dois caixotes dispostos defronte ao barraco, enquanto ele, abancado no outro, mostra-se predisposto ao diálogo.

 Nesse ínterim, Ana, que não o vê já há algum tempo, mostra-se preocupada:

            ― Nossa, seu Ari! Como o senhor está magrinho! Afinal, o que lhe aconteceu, meu amigo?

            ― Ora, o que me aconteceu, Ana... – diz o Papai Noel da comunidade, um tanto desalentado. – Acho que o nosso querido aniversariante não está satisfeito com o fato de ter ultrapassado os dois mil anos!

            ― Ah, Papai Noel, eu não acredito que isso seja motivo de insatisfação. Ele é um ser magnânimo! E ocupa um lugar tão especial no coração da humanidade, que seria difícil aceitar tal atitude da parte dele.

            ― Eu também penso desse modo, minha cara Ana. Mas tenho a impressão de que anda desiludido. Na última vez que falei com ele, pareceu-me bastante triste. Disse que sabia dos preparativos de grandes festas em sua homenagem. Contudo, não me pareceu nem um pouco empolgado. Afirmou, inclusive, que pensava em não comparecer a nenhuma delas. Confesso-lhe, minha amiga, que não entendi. E lhe digo mais: entre todos os eventos de comemoração pelos dois mil e vinte anos de seu nascimento, dizem que um deles – ao contrário do nosso – será o maior que já houve na face da Terra! Como está sendo noticiado, para essa festa foram gastos milhões de dólares! A decoração é algo nunca visto! Os convites, impressos em ouro, foram distribuídos a todos os potentados do planeta! O bufê estará repleto de iguarias típicas de todos os países! A prataria reluzirá ao lado das mais finas porcelanas, e muito mais! Imagine, Ana, tudo isso parece não ser o suficiente para motivá-lo a aceitar tais homenagens! Ah, ele que me desculpe, mas, sinceramente, eu não entendo o nosso Amigo!

            ― Ah! Papai Noel! Quem sabe, o coitadinho quer que lhe façam tudo isso e algo mais?

            ― Mais do que isso, Ana? Impossível, minha cara! Bem, talvez essa reação dele se justifique pelo fato de alguns entes – que se dizem seus discípulos – estarem gastando pouco para homenageá-lo; isso, eu até entendo. Afinal, são apenas monumentos confeccionados com pedras preciosas e metais nobres... Ah! Mas esse megaevento, Ana!

            ― Escute aqui, Papai Noel, desculpe a minha curiosidade: o que esses acontecimentos têm a ver com a sua magreza?

            ― Tem tudo a ver, minha amiga! Eu, simplesmente, estou cansado! Muito cansado!

            ― Cansado? Como assim, Papai Noel? Não estou entendendo!

            ― Pois preste atenção, Ana... Você está vendo o volume deste saco que trago nas costas?

            ― Sim, estou.

― Pois então, você não acha que está pesado demais para mim, que sou um pobre velho? Ora, minha cara, eu simplesmente não estou suportando mais!

            ― Ah, Papai Noel! Não me diga que está querendo desistir de sua importante missão! Eu posso até estar enganada, mas confesso-lhe que acredito: quanto maior o número de presentes distribuídos, melhor! O senhor não acha?

            ― Tudo bem, Ana. Mas quem lhe disse que estou carregando presentes, minha amiga? Fique sabendo, que neste saco trago somente problemas! Aqui só tem pranto de crianças famintas e desilusões de pessoas desesperadas: sem educação, sem emprego, sem lar, sem-terra, sem segurança.

            A pensar que o Papai Noel da comunidade, além de magro, está perdendo o uso da razão, Ana o interrompe:

            ― Espere aí, Papai Noel. Agora mesmo é que eu não estou entendendo mais nada!

            ― Ah! Ai de mim, Ana... Infelizmente, não é somente você que não me compreende. Estou sozinho nessa luta. E o pior: não tenho força suficiente para suportar a prova. Mas não há de ser nada... Para que você entenda o que quero dizer, vou tentar lhe explicar.

            ― Pois me explique, Papai Noel. Sou toda ouvidos!

― Pois bem, tudo começou quando eu, preocupado com a miséria que assola a humanidade, resolvi pôr fim ao consumismo escravizante que normalmente ocorre nesse período do ano. E devo lhe dizer que eu mesmo me incluía nesse rol de leigos, visto que, quando não podia dar brinquedos a alguma criança, eu incentivava os pais a comprarem, custasse o que custasse, nem mesmo se tal atitude passasse a representar meses e meses de dívidas.

            ― É, Papai Noel, tudo isso é uma lástima!...

            ― E tem mais, Ana: nas noites de Natal, eu também gostava de incentivar todo mundo a comer e beber sem moderação; não me importava se muitos dos nossos semelhantes estivessem passando fome. Mas creia, minha amiga, tudo o que eu fazia era no intuito de homenagear a Jesus, embora eu saiba que ele, o paradigma do Amor dificilmente é lembrado nas festanças do mês de dezembro. Aí, pensando melhor, como eu também fui atingido pela crise econômica atual, tentei reagir e, sem mais poder distribuir presentes, resolvi tentar reverter o quadro de dor dos mais necessitados. Então, o que fiz: em vez de levar mimos natalinos, decidi trazer comigo as tristezas daqueles a quem eu visitava.

            ― O senhor é louco, Papai Noel! Como temos visto, ouvido e lido, não podemos ignorar que a grande maioria da Humanidade considera que o Natal é sinônimo de muitos presentes e nada mais, meu velho!

            ― Não, Ana, você está totalmente equivocada, minha cara. Isso, inclusive, era o que eu também pensava; até que, felizmente, encontrei alguém que, respeitando meu livre-arbítrio, alertou-me que, em nossas releituras da Vida, enxerguemos, escutemos e sintamos – com alma e coração – que o Natal de Jesus é momento de magia que traduz a glória a Deus nas alturas. Mas saiba, Ana: ainda bem que eu me dei conta de que isso é a mais pura verdade. Observe, por exemplo, lá vem um menino. Ele, certamente, irá me pedir um presente. Ou, então, irá me entregar um bilhetinho no qual diz o que deseja ganhar de Natal...

            Ao observar, porém, que, sem nada dizer, o menino se aproxima e põe-se apenas a fitá-lo, Ari, percebendo que, por alguma razão, seu poder extrassensorial está bloqueado, diz, quase a implorar:

            ― Como é, menino, você não vai me dar um abraço? Eu sou o Papai Noel desta comunidade! Não está me reconhecendo?

            ― Papai Noel? – diz o menino, a sorrir. – Com todo respeito, o senhor mais parece uma dessas pessoas que gostam de inventar boas histórias. Eu sei que esse período de fantasia vivido na infância é muito lindo. Mas eu, meu amigo, apesar da pouca idade, há muito tempo carrego o peso da dura realidade das criaturas.

            ― Tudo bem que pense assim, meu menino. Mas você não deixa de ser uma criança. Qual é a sua idade?

            ― Estou com nove anos, senhor.

            ― Então, é uma criança! Assim sendo, diga-me: o que deseja ganhar de Natal?

            ― Eu agradeço a sua gentileza, senhor. Mas não estou em busca de presentes. Só preciso de uma informação; se puderem me prestar, eu agradeço. Estou à procura de pessoas que saibam me dizer quem, realmente, é Jesus. Por acaso, o senhor e a senhora o conhecem? Sabem onde ele está, e o que fez e segue a fazer em prol da humanidade?

            Ante a pergunta do garoto, Ana e o Papai Noel sentem que algo inexplicável dá origem a sentimentos inusitados.

Ana mantém-se calada, ao passo que Ari indaga:

            ― Sem querer me intrometer em sua vida, garoto, você pode me dizer o porquê desse seu desejo de encontrar Jesus?

            ― Nada de mais, senhor; eu estou apenas fazendo uma busca! É que meu pai sempre afirma que poucos são aqueles que o reconhecem ou estão verdadeiramente interessados em cooperar com ele... Bom, agora, como sinto que o senhor e a senhora trilham um lindo caminho, peço que me deem licença para ir em frente. Antes, porém, permitam que, com todo carinho, eu os abrace e lhes dê estes dois lírios.

Em êxtase, com as flores achegadas ao peito, o Papai Noel e Ana, após terem um insight, passam a reverenciar o menino, que, sem exigência alguma, leva-os a concluírem que ele apenas sugere uma reflexão sobre a relevância da máxima: “Ama ao teu próximo como a ti mesmo.”

            E nesse clima, vai-se o saltitante garoto. De costas, ele é visto como um anjo reluzente, que, descendo a ladeira, volta-se para o alto, como que a saudar o sol prenunciador de um novo amanhã.

Por fim, em sintonia com a resplandecência do astro-rei, Ana e o Papai Noel da comunidade sentem que a paz reina na Terra. É então que, preparados para a lida prazenteira, contemplam a silhueta do menino de braços abertos e, no solo, sua sombra a imprimir o formato de uma cruz.


Conto escrito por
Nilton Silveira

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2020 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução


 

Sinopse: Uma menina de 8 anos que troca cartas com o papai Noel achando que ele é um velhinho distante, quando na verdade está bem próximo dela.


Compartilhe:

Antologia A Magia do Natal

Episódios da Antologia A Magia do Natal

Comentários:

0 comentários: