Antologia A Magia do Natal: 3x07 - Papillon - O Voo de Raquel - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Antologia A Magia do Natal: 3x07 - Papillon - O Voo de Raquel

Conto escrito por Gisela Peçanha
Compartilhe:

  




Sinopse: A dor pela perda de uma filha às vésperas de um Natal, transformou a vida de seus pais em angústia, sentimento de culpa e perda de rumo...Um ano se passou e um novo Natal chegou, mas a vida não foi refeita, e as relações foram deterioradas. No entanto, algo de sobrenatural acontece, a transformar a existência dessas pessoas magoadas; em especial, a vida da mãe da menina Raquel, que se foi...Após a angustiante ceia de Natal, regada a choro e distanciamento, por ser a data que ninguém mais queria se lembrar, algo inimaginável acontece... de forma surpreendente e inacreditável. Comovente e transformadora. Um pingente de ouro em formato de borboleta, faz todo o pano de fundo da história e pode, inclusive, ser considerado ''personagem'' indireta, mas com primordial importância. O texto trata de esperança, de fé, e de amor profundo: tudo que deve, de fato, existir numa verdadeira noite de Natal.


3x07 - Papillon - O Voo de Raquel
de Gisela Peçanha


            Olhavam-se à distância. A mesa de doze lugares (ornada com uma toalha de seda francesa, e taças de vinho de cristal vermelho), os protegia da proximidade, dentro do mormaço do silêncio. De quando em vez, os passos de Dorotéia – a governanta – ecoavam sobre a tábua corrida brilhante e reluzente - meticulosamente polida para a noite de Natal. Sim. Era véspera de Natal.

Lá fora, luzes dos pinheiros coloriam um todo branco e gélido, mas corações permaneciam vazios e sem esperanças. Os corações com dor, sem brilho e sem voz. Mudos.

Pudim de nozes, Senhora? – Perguntou Dorotéia, ao servir seus patrões - sentados, cada um na ponta extrema da mesa imensa. Ele, grisalho, vestindo um terno azulado, porte diplomático; ela, esguia, fechada, dentro de um vestido de veludo negro.  E, dentre o tintilar de talheres de prata, o barulho do engolir do vinho, e a marcação rítmica dos saltos dos sapatos da governanta sobre o piso de madeira, apenas o som das gargalhadas e cantorias natalinas – vindas da vizinhança. Era um bairro alegre e movimentado, no ponto mais alto da serra da cidade de ‘’Saudades’’, no Rio Grande do Sul. Muitas crianças emprestavam seus sorrisos e suas leves vidas, e seus puros anseios de apenas serem felizes a cada minuto. E, na noite de Natal, não poderia ser diferente.

— Carmem, por favor, melhora a sua cara. É Natal. – Pediu Bernardo, cabisbaixo.
Ela – discretamente – secava com o guardanapo, uma ou outra lágrima que deixava escapar. Engolia a comida que não tinha sabor. Doces que não tinham doçura. O azedo e o amargo que retratavam a vida sem gosto. Nada lembrava uma noite de Natal. Comer pão e beber água, ou estar defronte a um banquete como aquele, significavam o mesmo. Não se olhavam. Não sorriam. E Carmem alternava o enxugar das lágrimas, com beijos num pingente de borboleta que trazia no peito. Há um ano ela usava este cordão; o havia comprado para a filha Raquel, no Natal passado... uma borboleta de ouro, com anteninhas de brilhantes...seria o presente para a menina amada. A garotinha dos olhos cor de céu de brigadeiros. A chama de sua maternidade. A luz da vida.

— O que quer que eu faça? Que finja que sou feliz? Que cante? – Irritava-se Carmem.

Bernardo expressava desalento. Perdia a fome. Um nó na garganta. Não suportava mais a melancolia da mulher que definhava a olhos vistos, e só fazia chorar pelos cantos. Dorotéia também tinha os olhos marejados, por entender o sofrimento daquela mãe que nunca mais veria sua filha única, falecida poucos dias antes do último Natal – num acidente de barco.

            Não sabia nadar. Tinha apenas dez anos. E foi tudo tão de repente! Numa viagem de férias para o litoral do Nordeste, numa tempestade repentina, uma onda veio do nada e derrubou tudo: a vida, a esperança, e o berço do anjo. A menina colocou a boia e estava agarrada à mãe, mas ambas foram jogadas ao longe, para o fundo. Carmem se debatera na água como uma leoa feroz, mas não conseguiu salvar a menina. E, todos os dias após esse momento, foram mergulhos em culpa, em dor, e em sono; assim, ela ia empurrando a vida. Bernardo se refugiava, diariamente, em garrafas inteiras de vodca. Ela, dormia sem parar e nunca mais entrara no quarto da filha, que ainda estava intacto; dezenas de bonecas de pano ou de louça, sem sorrisos e sem colo. A cada quinze dias, a arrumadeira tirava o pó e varria, sem derrubar nada nem retirar qualquer coisa do lugar. Mas, Carmem, há um ano não entrava lá.

            Para ela, o Natal estava encerrado. A ceia sem fome. Sem troca de beijos, sem brindes, sem orações ou presentes. Dorotéia retirou a mesa, trocou de roupa, despediu-se de Carmem com um abraço cúmplice e afetuoso, e foi cear com seus filhos. Bernardo trancou-se no escritório para embebedar-se ainda mais, afundado sob sua plataforma de sobrevivência.

Carmem decidiu recolher-se também, e deu por finda, a ceia de Natal. Atravessou o corredor com dezenas de fotos de Raquel, e foi olhando, uma a uma. De quando em vez, parava diante de um dos retratos e dava um beijo chorado. Lágrimas asfixiavam seu peito. Aquele corredor escuro, interminável, passarela de toda uma vida da menina. Parou diante da porta do quarto da filha, acariciou a madeira cor de rosa, passou a mão na maçaneta em formato de coração e, mais uma vez, beijou o pingente de borboleta.

Raquel, meu amor...mamãe não conseguiu lhe dar este colar... sussurrava, encostando o rosto contra a madeira...até que, inexplicavelmente, o trinco desengatilhou e a porta se abriu. Num ímpeto de coragem, Carmem respirou fundo e decidiu entrar.

Acendeu a luz do abajur e passou os olhos em tudo: viu o armário, as cortinas, as bonecas prediletas, e um casaquinho deixado sobre a poltrona. Tudo igualzinho ao último dia da menina. Lentamente, tomou nos braços o casaquinho de lã e o levou ao rosto, esfregando na face com sofreguidão – até ralar a pele. Sentindo o cheirinho da filha, via que tudo ainda estava ali! Deixou-se cair sobre o tapete, agarrada ao casaco, emitindo o choro mais dolorido que alguém – um dia – ouviu, numa noite de Natal. Chorou, por horas. Lágrimas de um oceano inteiro. E, exausta, esvaziada, em posição fetal, adormeceu profundamente; abraçada ao casaco e apertando forte contra o peito, a inseparável borboletinha dourada.

            Os primeiros raios da manhã penetraram através da janela, cortando com filetes dourados a cortina de renda. Era o dia de Natal. O sol aquecido transformava o quarto – antes escuro – num solo de cores. O tapete branco, estava da cor das laranjas doces e do cobre forte.

Carmem começou a abrir os olhos e a dar-se conta de onde estava. O quarto era pura luz, e pássaros alvoroçados entoavam melodias de boas-vindas a um novo dia que chegava.

Inusitadamente, ela sentiu seu coração tranquilo, borbulhando amor e ternura. Olhando tudo a sua volta, teve até vontade de sorrir, como há muito tempo não fazia. Sentou-se no tapete, pegou o casaquinho e o dobrou cuidadosamente, colocando-o de volta sobre a poltroninha. E, como em todas as manhãs, buscou o pingente de borboleta para dar o primeiro beijo do dia. O presente de Natal que ela jamais entregou à filha; mas, ao procurá-lo no peito, não havia mais nem o cordão nem a borboleta! Olhou pelo quarto todo, vasculhou todos os cantos! Rastejou por cada pedacinho do chão, na esperança de encontrar o objeto tão amado. Mas nada encontrou... dormira segurando firme a borboletinha, dentro de sua mão quente, apertando forte: sobre o coração. Todavia, Carmem não se desesperou pela falta. Ao inverso. Surpreendentemente, sentiu-se em paz...

Ergueu-se e escancarou a janela do quarto. A geada da madrugada derretera toda, enxugada por um raro forte sol de inverno sulista. Deixou este sol entrar e aquecer seu rosto, na primeira manhã que viu em cores, no último ano.

Não apertaria mais a borboleta sobre seu coração, como fazia desde o Natal passado. E em todos os dias. Nem mais a beijaria, em lágrimas, a cada amanhecer e em todo o anoitecer.
 

Ela não lhe pertencia mais...


Conto escrito por
Gisela Peçanha

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2020 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução


 

Sinopse: Um homem se dá de presente de Natal um filhote de cachorro, o narrador da história, que recebe o nome de Charlie. Charlie e seu papai vão para uma festa natalina e na volta para casa sofrem um acidente que vai mudar a vida dos dois.


Compartilhe:

Antologia A Magia do Natal

Episódios da Antologia A Magia do Natal

Comentários:

0 comentários: