Papo com o Autor - 3x05 - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Papo com o Autor - 3x05

Apresentação Carlos Lira
Compartilhe:

 

PAPO COM O AUTOR - 3x05
 
 
   
 


CLIPE DO DIA


Marília Mendonça - Todo mundo vai sofrer
 

CARLOS: Se liguem só como vem recheada essa última entrevista da temporada:

Ao contrário da maioria das pessoas, eu começo a desenvolver as histórias no caderno.

Os únicos personagens que tenho a história do início ao fim são os protagonistas e antagonistas

Me ensinou como me organizar, como planejar uma boa vilã, conduzir uma mocinha.

posso dizer que está cada vez mais escassez de emissoras e empenho de publicação de novas tramas.

Não espere que 1 milhão de pessoas leia sua história, mas acredite que sim pode acontecer.

 
     

 

     
     
     

 

     
 

CARLOS: Marilia já iniciou nosso papo com uma verdade: TODO MUNDO VAI SOFRER! Isso mesmo, todo mundo vai sofrer aqui nesse MV com o fim de mais uma temporada do Papo com o Autor... E deixando toda essa sofrência de lado, olha só quem ta chegando para abrilhantar nosso pôgrama de encerramento. Sim é ele! Meu amigo de tempos de TVN, corre pra cá VINICIUSSSSS LUCAAAAA!!!

VINICIUS LUCA: Oi galera, que prazer estar aqui. Obrigado, Carlos pelo convite, que incrível reencontrar você depois de tanto tempo. Sou extremamente grato a você. Pessoal, esse cara aqui foi quem abriu as portas para mim. Me tornei autor realmente devido a ele.

CARLOS: Preparado quérido para bombardearmos esse MV com assuntos quentes?

VINICIUS LUCA: Sempre preparado... Confio em você 100% meu amigo.

CARLOS: É disso que o povo gosta é disso que esse apresentador adoraaaa.... Bora começar essa bagaça! Rodaaaa a vinheta e vem de Papo Curioso Gabitooooooooooo!!!

 
     

 

     

 

     
 

CARLOS: Assim como eu, o povo aqui do MV é baita curioso, e põe curioso nisso. Por isso queremos saber toda a história inicial de VINICIUS LUCA aqui no MV. Conte tudo não esconda nada?!

VINICIUS LUCA: Então, comecei em 2013 quando escrevi "Um Dia Após o Outro" para um site. Onde tivemos várias reformas, não gostei muito do que estava rolando, apenas finalizei a novela e mudei para TV Noticias, onde estreei com Xadrez de Damas que foi um grande sucesso, depois emplaquei Pecado Voraz (qual foi cancelada), por fim escrevi Valete no ADNTV um grande sucesso.

CARLOS: Como funciona o processo de montagem da trama, criação de histórias, personagens, nas mãos da VINICIUS LUCA?

VINICIUS LUCA: Geralmente sempre tenho como ponto de partida a história da protagonista, com isso as outras histórias vem surgindo, como se fossem respostas a criação principal. Ao contrário da maioria das pessoas, eu começo a desenvolver as histórias no caderno. Não abro mão de escrever no caderno, as vezes estou na rua me vem inspiração para os personagens, ou roteiro inicial, então escrevo no bloco de notas e depois transcrevo para o caderno. Por fim, preparo toda a sinopse. Sempre aliando um personagem a um ator/atriz.

CARLOS: Quando você começa a desenvolver os capítulos é normal você fazer alterações na sinopse inicial ou sempre se mantém ao que planejou inicialmente, o publico pode ter uma parcela nessa mudança?

VINICIUS LUCA:  Não costumo alterar a sinopse porque no enredo geralmente eu coloco as características dos personagens e mais ou menos como será desenvolvido a história. Os únicos personagens que tenho a história do inicio ao fim são os protagonistas e antagonistas. As escaletas são escritas dentro da minha loucura.

CARLOS: VINICIUS LUCA, outra coisa que gosto de perguntar é sobre as definições de títulos para a obra. É difícil você titular suas tramas? Como você chega ao titulo de suas obras?

VINICIUS LUCA: Ai, super difícil... Demoro muito a decidir, a maioria das vezes tenho todo o elenco, sinopse finalizada e primeiro capitulo pronto. Mas, não tenho o título.  Geralmente o antagonista me dá o nome da obra.

CARLOS: Uma questão que acho bastante curiosa é a escolha do tema musical para a abertura e a abertura em si das tramas. É difícil você chegar ao resultado final e esperado para a abertura de uma trama sua?

VINICIUS LUCA: Não, pelo contrario do título, o tema de abertura é minha menor preocupação. Geralmente ao finalizar a sinopse já tenho o tema de abertura.

CARLOS: VINICIUS LUCA, acho bastante interessante aqui no MV quando o autor apresenta um elenco para dar formas físicas aos seus personagens. Você tem algum autor/atriz que sempre ganha um personagem em suas tramas?

VINICIUS LUCA: Cássia Kis, ela geralmente sempre está na minhas tramas. Minhas histórias costumam girar em torno de um trio de mulheres, um desses personagens em sua maioria pertencem a Cássia.

CARLOS: E Quando tratamos dos assuntos que o VINICIUS LUCA nunca abordou numa trama e nunca chegará a abordar, qual seria? E aproveitando a ocasião, que tema o VINICIUS LUCA ainda não abordou e espera em breve poder usar em uma de suas tramas?

VINICIUS LUCA: Um tema específico eu não sei, mas com certeza nunca escreveria uma novela de época. Eu nunca abordei preconceito, (sexualidade) em meio policial e compulsão sexual. Ambas estarão em minha próxima novela.

CARLOS: VINICIUS LUCA agora precisamos saber, quando se faz um comparativo com o mundo "real"... Que autor o VINICIUS LUCA se identifica no modo da escrita, do desenvolver da trama?

VINICIUS LUCA: A sensibilidade da Glória Perez em escrever tramas tão fortes, assuntos pesados a fácil entendimento do público. Como também, a agilidade do Gilberto Braga. E sou devoto da Licia Manzo.

CARLOS: Qual das tramas do autor/autora você mais curtiu?

VINICIUS LUCA: O Clone (Glória Perez), Paraíso Tropical (Gilberto Braga), A Vida da Gente (Licia Manzo).

CARLOS:  E quando o assunto é o MV, qual colega você acha parecido com suas sacadas, qual autor/autora você se identifica?

VINICIUS LUCA: Estou por fora do MV ultimamente, estou tentando voltar aos poucos, vendo como estão as coisas. Então não sei quem poderia dizer.

CARLOS: Depois desse esquentaaaa pra lá de curioso é hora de revirar tudo sobre o passado sombrio do VINICIUS LUCA, corta pro Baú!!

 
     

 

 

 

     
 

CARLOS: Vou direto ao ponto, vou direto arregaçando as portas desse armário empoeirado da VINICIUS LUCA... Corro o risco de encontrar nada de estranho por aqui, né?

VINICIUS LUCA: Nadinha.

CARLOS: VINICIUS LUCA quérido, conte pra gente qual foi e do que se tratava sua primeira trama.

VINICIUS LUCA: Tinha eixo o tráfico de drogas, uma novela protagonizada pela Cléo Pires (Erika) e antagonizada pela Claudia Ohana (Silvia). Erika uma delegada que investiga o crime no Morro do Sobradinho, toda a quadrilha chefiada pela Silvia. Com personagens de muito contraste, as gêmeas Maria Tereza e Maria Nanda (Fernanda Paes Lemes) qual um incriminou a outra. A sofrida Raquel (Sônia Braga) e todas as demais tramas super envolventes que se cruzavam ao decorrer da novela. 
 

Logo de “Xadrez de Damas”: Arquivo Pessoal do autor

CARLOS: A história de ERIKA embalou o MV por quantos capítulos?

VINICIUS LUCA: A história de Erika teve 40 capítulos. Um novela das 20hs, na época esse era o formato.

CARLOS: Nesses 40 capítulos já posso imaginar todos os obstáculos que a ERIKA enfrentou para enfim ter um final feliz. E nesses obstáculos tínhamos uma vilã ou vilão?

VINICIUS LUCA: Tínhamos uma vilã principal "Sílvia" e um vilão "Zé Rico" defendidos pela Claudia Ohana e Lázaro Ramos respectivamente.

CARLOS: Queremos saber todas as maldades desse/dessa bandida(o)... conte logo tudo o que essa vaca aprontou nos capítulos de XADREZ DE DAMAS.

VINICIUS LUCA: Silvia matou o filho do seu cúmplice Zé Rico, acabou com todas as provas que Erika tinha colhido, fez com que a mocinha sofresse um acidente e perdesse o movimento das pernas por um bom tempo. Ela simplesmente foi educada pelo seu avó para comandar o tráfico, expandir para outros países da América do Sul, assim como Silvia fez.  Colocou fogo na casa de seu cúmplice. Forjou sua morte. Nesse Xadrez de Damas, a vilã se matou e deixou a entender que um de seus cúmplices tinham cometido o crime. Deixando a revelar apenas no final que tinha sido um suicídio, o público sabia da morte, mas a mocinha não. Descobriu apenas no ultimo capitulo que a cartada final quem deu foi ela.

CARLOS: Quem assumia a função de príncipe da ERIKA na novela e como os dois se conheceram?

VINICIUS LUCA: Pedro (Marco Ricca), ele trabalhava na delegacia que Erika assumiu como delegada. No inicio tinha muitas brigas, todas de foro orgulhoso e amor reprimido. Mas, logo eles se renderam a este romance.

CARLOS: VINICIUS LUCA, além dos protagonistas e todas as suas histórias para o final feliz, temos as paralelas e nelas personagens que acabam se destacando ao longo dos capítulos. Que personagem assume essa função em XADREZ DE DAMAS?

VINICIUS LUCA: As gêmeas Maria Nanda e Maria Tereza defendidas pela Fernanda Paes Lemes, junto a sua mãe Raquel (Sônia Braga).  Com toda certeza esse trio junto aos demais personagens deste núcleo alavancaram a trama. Não posso deixar de citar Úrsula (Joana Jonm), Lavínia (Paloma Duarte), Beto (Vladimir Brichta).

CARLOS: Quantos personagens tínhamos ao todo na novela? Conta pra gente os mais que você curtia e quem era os atores escalados.

VINICIUS LUCA: Acredito que uns 20 a 25 personagens, não tenho certeza agora. Além dos que citei, Alice (Danielle Winits) a divertida melhor amiga de Erika. Adorava escrever Riquinho (David Lucas), Cassiano (Pedro Cassiano), Madalena (Patrícia Pillar).

CARLOS: Que personagem você quando estava escrevendo pensou em matar, mas não matou por que repensou duas, quatro, mil vezes?

VINICIUS LUCA: Nenhum (risos). Não tenho problema nenhum em matar personagens, acho que dá até mais tesão a história quando mato um personagem importante.

CARLOS: Quais os temas que foram retratados ao longo dos capítulos de XADREZ DE DAMAS?

VINICIUS LUCA: Tráfico de drogas, trabalho infantil, feminismo...

CARLOS: XADREZ DE DAMAS sempre foi o título pensado para a trama? Se não, quais eram as outras opções?

VINICIUS LUCA: Único título que pensei... Mas analisando, hoje eu colocaria "Sobradinho", "7 Mulheres".

CARLOS: VINICIUS LUCA, sempre pergunto ao autor qual cena da trama que ele escreveu e que até hoje ele considera como inesquecível. Em XADREZ DE DAMAS que cena ficará para sempre em sua memória?

VINICIUS LUCA: (Cena do Cap 36) Silvia volta depois dela ter forjado a morte dela.

CARLOS: Se é inesquecível para o autor lógico que não vamos ficar sem rever... Se segurem aí e curtam essa cena inesquecível para o VINICIUS LUCA.

Cena inesquecível

XADREZ DE DAMAS - CAP. 36

CENA 1. TRIBUNAL. SALA DE AUDIÊNCIA reapresentação da ultima cena.

Continuação imediata da primeira cena. Entra mulher totalmente de preto, um véu negro cobrindo o rosto imperceptível, burburinho por toda a sala. Tempo. Mulher tira o véu ao poucos, revelando-se. Sílvia.

Sílvia      — (para promotor) Podemos começar quando o senhor quiser, minha alma tem sede de derramar exatamente toda a minha verdade, esvaziar o cálice da minha vida… Faço questão de fazer isso o mais rápido possível, posso começar? 

Sonoplastia:  National Anthem – Lana Del Rey. Tempo.

Corta. 

Promotor    — Claro. Que sim… Para ser mais precisa, conte-nos tudo, exatamente tudo o que tem a declarar.

Sílvia      — (soberba) Tudo começou com meu avó, ele que se pudemos dizer, iniciou o trafico de drogas no morro do Sobradinho, e então eu aos poucos ele foi me ensinado tudo, exatamente tudo e principalmente sempre me deu a melhor em educação, para que eu nunca falhasse… Eu o vi morrer, e naquele momento eu sabia que eu teria de tomar posse de tudo.

Promotor   — E onde entra os réus nisso?

Sílvia     — (olhando para Zé Henrique) O Zé Henrique, nasceu lá no sobradinho o meu avó confiava muito nele, e sempre o quis como aliado, então também o quis… (encara o Júri)  A Barbara conheci na faculdade e percebei logo o tamanho da ambição dela, e liguei um ponto ao outro, foi fácil em uma semana ela esta comendo aqui na palma da minha mão… (para plateia) Já a queridíssima Laura, foi um pouco mais difícil mas sempre o dinheiro a ganancia fala mais alta, e ela logo se corrompeu e apostou todas as fichas em mim… Mas os jogos traiçoeiros, sempre precisam de uma cartada final e eles acharam que matando a Rainha acabaria com o Xadrez, que tolos uma rainha é eterna e possui muitas vidas… Quem atirou em mim foi eu mesma, a Laura quando chegou no meu apartamento me viu lá estirada  no chão e saiu desesperada, assim com os ambos… (sorriso debochado) Tudo aquilo era cena, maquiagem, sangue de carne de boi, revolver de mentira, respiração presa, O laudo da autopsia era falso, eu comprei o legista… (olha para Erica) Para vocês verem o nível da policia brasileira, da saúde também. Então eu viajei, não fui pra longe e fiquei acompanhando tudo, esperei o momento certo para dar o xeque-mate.

Promotor    — Então você forjou sua morte? confessa ter assassinado aquela casal, o Aprendiz e ser a mandante do crime na casa do Zé Henrique?

Sílvia – Pelo ao contrario, eu não forjei minha morte, disseram que eu morri por negligencia, não pesquisaram a fundo, não investigaram bem, e pelos outros crimes, é sim , confesso… E caro promotor, mereço aplausos porque isso foi um golpe de mestre, não acha?

Corta para:

                       ________

CARLOS: Chegaria a mudar alguma coisa na história? Ou do jeito que você a escreveu, você concorda que foi o melhor rumo para a trama?

VINICIUS LUCA: Não mudaria nada. Xadrez de Damas é o meu bebezinho.

CARLOS: Hoje olhando para as obras atuais e a primeira. O que podemos dizer que NOME DA NOVELA  trouxe durante sua trajetória até hoje?

VINICIUS LUCA: Me ensinou como me organizar, como planejar uma boa vilã, conduzir um mocinha. Com certeza "Xadrez de Damas" me ensinou o que é ser um autor de webnovelas.

CARLOS: Uma curiosidade que sempre surge é sobre os finais dos personagens... Em NOME DA NOVELA, como foi o Final da PROTAGONISTA e da VILÃ?

VINICIUS LUCA: Erika descobriu que não tinha perdido a sua mãe quando veio da Bolívia para o Brasil, o amor que construiu com Pedro, ter se tornando delegada federal. E a Silvia como falei, usou sua morte como trunfo.

CARLOS: VINICIUS LUCA, a gente segue e seguimos para o quadro que vai precisar de mais opinião dessa sua cabecinha.

 
     

 

     
 
     
 

CARLOS: Aqui vamos expor algo ou alguém que esteja nesse MV e o autor entrevistada usará do seu senso crítico para propor alguma mudança, dar sugestões, dar seu ponto de vista para o determinado a ele.

Hoje no autor que manda, queremos saber o posicionamento do VINICIUS LUCA quanto as emissoras do MV no quesito PROPOSTAS DE NOVAS TRAMAS. Como você avalia o recebimento e a conversa com as emissoras para publicar uma trama aqui no MV? O que você mudaria em todo esse processo? Acha que deveriam inovar ou simplificar o processo? Qual a opinião do Wilker quanto a estes assuntos?

VINICIUS LUCA: Olha posso dizer que está cada vez mais escassez de emissoras e empenho de publicação de novas tramas. Deveria ter mais força e empenho de todos.

CARLOS: Ta aí uma opinião de respeito. O Autor que manda!

 
     

 

     
     
 

CARLOS: Assim como temos o quadro mais Fofo, temos o bandido do MV. Aqui é tiro, porrada e bomba, SIM! Queremos ver o MV ferver com os desabafos de tudo que ficou engasgado. O Espaço é livre para você desabafar sobre uma crítica, uma pessoa, uma emissora, um leitor... Aqui você mostra seu desabafo com aquilo que considera injusto nesse nosso meio. VINICIUS LUCA, a bola é toda sua. Diga pra esse povo que você não é obrigado a nada, A N-A-D-A!

VINICIUS LUCA: Nada a declarar, estou um tempo afastado, então não tenho nada a dizer. Porém alerto, quem fizer criticas sem fundamentação sobre minhas proximas novelas, faço questão de responder.

CARLOS: Bora cuidar que ainda tem coisa vindo aí... Vamos seguindo e roda a vinheta!

 
     

 

     
     

 

     
 

CARLOS: O Antes do Fim chega já com aquele gostinho de tristeza por que estamos acabando o programa, mas como não podemos finalizar sem antes abocanhar umas exclusivas do nosso entrevistado, vamos então começar a arrancar os segredos do VINICIUS LUCA. O Espaço é todo seu para fazer aquela divulgaçãozinha do que esperar para o futuro de VL aqui no MV.

VINICIUS LUCA: Estou desenvolvendo uma sinopse, ainda sem emissora no MV para publicar, porém louco para voltar a essa loucura. O que posso dizer é que, a mocinha/ vilã quem vai escolher é o público. Porque até eu não sei quem realmente é boa e ruim.

CARLOS: Dentro do antes do fim, abrimos o espaço para que o autor passe algumas dicas para quem está tentando publicar algo ou para quem está iniciando aqui no MV. VINICIUS LUCA, o que você falaria para quem tá pensando em escrever, pra quem quer começar a postar nesse mundo virtual?

VINICIUS LUCA: Se quer entrar no mundo virtual, pois venha com tudo, mostre sua cara sem medo, coloque seu melhor na sua história. Não espere que 1 milhão de pessoas leia sua história, mas acredite que sim pode acontecer. Tenha disciplina, maturidade. Escrever uma web novela será um passo para elevação da sua alma.

CARLOS: Como o VINICIUS LUCA encara as premiações que ocorrem aqui no MV?

VINICIUS LUCA: Acho interessante, mas não me deixa envaidecido.

CARLOS: Chegou a hora do nossa bate-volta, bate-bola ou sabe-se lá como queiram chamar... Segura aí VINICIUS LUCA....

MUNDO VIRTUAL – ANDTV

WEBNOVELAS – Xadrez de Damas

FUTURO Aposta Final

VINICIUS LUCA POR VINICIUS LUCA-  Louco

INDIQUE UMA SÉRIE – Coisa Mais Linda

INDIQUE UM FILME – Sex and The City

INDIQUE UMA BANDA OU ARTISTA – Michael Bublé

INDIQUE UMA MÚSICA – AmarElo (Emicida)

INDIQUE UMA WEBPRODUÇÃO AMIGA –  Elo de Amizade

UMA FRASE MARCANTE – Tudo é um recomeço.

CARLOS: VINICIUS LUCA, chegamos ao fim do nosso programa. Meu querido, foi ótima a sua participação. O Papo foi ótimo e as respostas maravilhosas a todos os questionamentos. Obrigado por aceitar o convite e participar dessa loucura.

VINICIUS LUCA: Obrigado a você, ao seu público. Espero encontrá-los em breve.

CARLOS: Então é isso pessoas. A quem nos acompanhou ao longo de todos esses últimos 5 meses, em todas ou em algumas entrevistas dessa temporada, fica aqui meu abraço sincero de gratidão e é isso! Que venha mais uma temporada... Fui-me!!!

 
     

 

     
 

 

 


apresentação
Carlos Lira

convidado
Vinicius Luca

música
Marília Mendonça - Todo mundo vai sofrer

produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela

entretenimento

contatoredewtv@gmail.com


REALIZAÇÃO


Copyright
© 2019 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução

.aaa.
.aaa.
Compartilhe:

Edições de Papo com o Autor

Entretenimento

Livre

No Ar

Papo com o Autor

Programa

Comentários:

0 comentários: