Boletim Virtual 11x04: Entrevista com Ezel Lemos - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Boletim Virtual 11x04: Entrevista com Ezel Lemos

Compartilhe:

 




NA EDIÇÃO DE HOJE DO BOLETIM VIRTUAL:

- Na estreia do Interação autores falam sobre personagens complexos e dificuldades
- Eu senti a necessidade de criar a minha história do meu jeito e a partir desse momento a paixão pela escrita só aumentou, diz Ezel Lemos no Diário do Autor
- As últimas notícias no Giro Virtual com Ritinha.


  BOLETIM VIRTUAL - 11x04
 (SEXTA, 29 DE DEZEMBRO DE 2023)


AUTORES FALAM SOBRE PERSONAGENS COMPLEXOS E DIFICULDADES - por GABO

GABO:
 Oi, fala galera, começa agora o Interação. Uma pergunta será lançada e os artistas do mundo virtual vão falar sobre o assunto. No episódio de hoje o foco será abordarmos os personagens. Existem complexidades e dificuldades. Os autores Marcelo Oliveira, Débora Costa, Marcelo Caronesi, Carlos Mota e Jonnathan Freitas vão contar suas experiências:

GABO: Qual foi o personagem mais complexo que você criou? Quais dificuldades surgiram no percurso?

DÉBORA COSTA (autora): São dois, Franco Bittencourt, de Hierarquia e Giane Gouveia, de Insensatez, ambos são os vilões das histórias. Franco era o vilão protagonista, ele era preconceituoso, egoísta, frio, extremamente mal, ele era muito intenso e a dificuldade era manter essas características e não deixar ele ser caricato. A Giane era complicado porque ela era capaz de tudo quando queria algo, ela passava por cima de qualquer um e a maior vítima dela foi a própria irmã, Rayssa, a Giane não tinha escrúpulos, tanto que eia quando descobre que não é filha biológica do César, vai para a cama com ele, com o homem que a criou como filha e ele também não valia nada, a dificuldade era tentar controlar toda a intensidade da personagem, para que tudo ficasse dosado.

MARCELO OLIVEIRA (autor): Hoje o personagem com mais camadas que escrevi foi o Schubb. Esse personagem é o protagonista de uma distopia que escrevi ano passado, lançado pela editora Histórias Incompletas, ele é um agente do governo que sofreu uma crise de identidade por causa da função que exerce: exterminar seres humanos, considerados de uma raça inferior aos cidadãos comuns. O cara começa a história convicto de que está fazendo o bem, mas aos poucos descobre que ele é só um agente a serviço do mal.

CARLOS MOTA: Com certeza o prefeito Tanaka Santuku, de Flor-de-Cera, obra de 2020. Ele era terrível com os mais humildes, dissimulado ao extremo, um trambiqueiro nato, repleto dos vícios mais infames da velha política, entretanto, devido à veia cômica do texto que o narrava, era difícil não o apreciar.

Ao escrevê-lo, eu sentia prazer e ódio ao mesmo tempo. Prazer por poder abordar temáticas sociais e políticas que tanto incomodavam o povo brasileiro à época. Ódio por não conseguir detestá-lo como deveria (risos), apesar de todos os crimes que praticava. Cheguei a pensar que eu era masoquista, afinal, como gostar tanto de um ser que me causava tanta repulsa? Talvez algumas centenas de sessões de terapia sejam capazes de me responder (risos)... Será mesmo?

MARCELO CARONESI (autor): Personagem mais complexo que eu precisei criar, na verdade foram duas personagens. Foi um roteiro de longa-metragem de nome "Amor(es)", onde adaptei uma história real ocorrida na década de 1930. Meio que por acaso, entre livros, documentos, cadernos, álbuns de fotografias, que pertenceram ao meu avô e uma tia-avó e que ficaram comigo depois do falecimento da minha mãe, eu descobri meio por acaso, que a minha tia-avó (falecida em 1984) teve um relacionamento homoafetivo nos anos 30. Descobri que minha tia-avó foi forçada a um casamento, porém ela guardou esse caderno. Não sei se o marido dela, falecido em 1988 soube disso, ou minha mãe ou minha avó. O que fiquei sabendo através de uma historiadora que escreveu um livro sobre a outra mulher, pois ela era jornalista, cronista, poetisa, autora de rádio novelas, etc, era de que a pessoa em si teve um relacionamento com uma pessoa que foi a grande paixão da vida dela, e que ela tinha escrito poemas para ela. O caderno de poemas estava dentre as coisas que ficaram comigo após o falecimento da minha mãe.

Eu tive de adaptar toda essa história, primeiro transferindo o local para o Rio de Janeiro. Para a construção das duas personagens, eu contei com a ajuda de duas amigas que avaliavam as minhas ideias e o que eu escrevia. Por se tratar de uma história do universo feminino, a ajuda dessas duas amigas foi providencial. O caderno de poemas dado para a minha tia-avó serviu como base para praticamente o segundo ato inteiro do roteiro.

J
ONNATHAN FREITAS: O personagem mais complexo foi o príncipe Owen do conto "As ruínas do Castelo Staijfor" que participou de uma antologia de contos medievais. Quis que ele fosse um jovem príncipe bastardo com um problema de reconhecimento entre os irmãos e que sua força viesse de mais do que a física, mas de uma construção de crescimento moral e sorte.

GABO: Realmente a Giane é sem escrúpulos, o Tanaka não fica muito longe e o Franco também se encaixa no rótulo hehehe.


O príncipe Owen foi um desafio com conflitos na família e a história que se passa em 1930? O enredo deve ter ficado bem interessante.

Autores, muito obrigado pela participação. O Interação de hoje fica por aqui. Ritinha, agora é contigo no "Giro Virtual", quais são as novas? 
 


FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MV - por RITINHA

RITINHA: Oieee, meninas e meninos. Turo bem, meus amores? Gabito, adorei o novo quadro. Sobre as novas, deixa comigo, cheguei para deixá-los bem informados. Vem com a titia, vem...


ADIOU

Pepita, estava nos planos da WebTV retornar com o Troféu  Mundo Virtual esse ano, inclusive eu fiquei muito ansiosa, mas o evento foi adiado para 2024.


ENTRETENIMENTO I

Gigi, a WebTV confirma o retorno dos investimentos em reality show no canal. Entre 2007 e 2008 foi exibido o "Super Star" que contava com artistas nacionais e internacionais. O público era responsável pela votação. A atração contou com duas temporadas. Em 2013 foi a vez do reality "O Aprendiz". A exibição ocorreu no programa "Misturama".



ENTRETENIMENTO II



Bete, menina, em 2024 o público vai se divertir com o Masterpiece. O  reality vai apostar em autores que se identificam com o roteiro e literário. Eles vão passar por desafios com intuito de mostrarem os seus talentos. As inscrições estão abertas e podem ser acessadas por aqui. Partiu inscrever, menina?



SUMIU 1?


Bete, no dia 12 de setembro, Mário F. chegou com o blog Virtualizando: "Esse será um blog para atualizar os leitores sobre tudo o que acontece nas web emissoras do Mundo Virtual". Foram realizadas análises críticas, teve o quadro de 0 a 10, opiniões, porém no dia 31 de outubro as atualizações tiveram uma pausa e o blog ficou sem atualização. O que será que houve?



SUMIU 2?

O Portal Mundo Virtual voltou no dia 19 de dezembro anunciando a estreia do Virtualizando. O blog estava em hiatus desde 21 de dezembro de 2022. Depois da notícia o blog não teve mais atualização.



HIATUS


Falando em hiatus, Antônia, o Estúdio Webs encerrou a temporada 2023 no último dia 18 de dezembro. O retorno foi marcado para o dia 8 de janeiro de 2024. As obras seguem no ar para o público que desejar ficar em dia.



VIDA PESSOAL I

O fofo do autor Édy Dutra deixou o mundo virtual no final de 2022. Ele agradeceu a WebTV pela parceria. Na emissora Édy teve destaque com as web novelas "Passos da Paixão", "Terra da Garoa", "Talismã"  e "Escolhas da Vida", além de ter assumido a direção geral das novelas em roteiro da emissora. Sucesso, Édy.


VIDA PESSOAL II

2022 também foi o ano que a loira do blog Zizi deixou a vice-presidência da WebTV. Com foco na webtvplay, a loira também é a responsável pela Arcadeflix, além das demandas internas no ramo empresarial. Eita mulher que trabalha.



RENOVOU

A WebTV aprovou a 3ª temporada do  Jornal Online. A atração está confirmada na programação de janeiro da emissora.



BATE-REBATE

• Em outubro, Melqui Rodrigues lançou a temporada final de Vale Dicere na Widcyber. 
• Renovado pela WebTV, Gabo começa a gravar no primeiro trimestre a nova temporada do Game Virtual.
• Diego Silva era o presidente da Ranable Webs. Ele deixou o mundo virtual e a equipe promoveu Ezel Lemos como o novo presidente.
• A Antologia "Nosso Amor" foi renovada para a terceira temporada, garantida no primeiro trimestre de 2024 da WebTV.
• A OnTV estuda lançar sua primeira novela na comunidade do YouTube em 2024. A expectativa é que seja uma novela teen. Se for aprovada, a trama será exibida por lá.

RITINHA: Por hoje é isso. Beijos de luz, meus amores.





EU SENTI A NECESSIDADE DE CRIAR A MINHA HISTÓRIA DO MEU JEITO E A PARTIR DESSE MOMENTO A PAIXÃO PELA ESCRITA SÓ AUMENTOU, diz EZEL LEMOS

Ele mora em Parnamirim, Rio Grande do Norte. Começou a escrever sinopses em 2013, nos seus cadernos. O contato com o mundo virtual foi em 2021, quando começou a postar suas histórias na Ranable Webs. "Noite Negra", remake da turca "Mil e Uma Noites" marcou a sua estreia. Em seguida escreveu "Ondas do Amor" e "Rebelde para Sempre" na emissora The Open Door (TOD). 

Em 2022 um passo importante em sua trajetória, Ezel Lemos, passou a fazer parte da direção da Ranable Webs, junto com Diego Silva. A escrita não parou e foi ao ar "Atos e Consequências". Após a saída de Diego, Lemos ficou no comando da emissora e conta com a ajuda do Wanderson Albuquerque e Felipe Vieira. Os trabalhos seguem na sua rotina e "Uma Prova de Fogo" é sua nova produção, exibida na comunidade do YouTube da emissora.

A sua inspiração para escrever são as novelas mexicanas, mas a paixão por todo conteúdo que faz parte da dramaturgia, independente de sua nacionalidade, são inspirações para Lemos, que já chegou a assistir 10 novelas por dia. Ezel, seja bem-vindo ao Diário do Autor.


EZEL: Oi, Gabo! Obrigado pelo convite. É um prazer estar aqui com você.

GABO: Ezel, como surgiu o interesse pela escrita e como você avalia suas primeiras sinopses? Como foi esse momento na sua trajetória?

EZEL: O meu interesse veio enquanto eu assistia novelas. Eu senti a necessidade de criar a minha história do meu jeito, e a partir desse momento a paixão pela escrita só aumentou. Minhas primeiras sinopses foram baseadas nas histórias que eu assistia ou lia na época, então, acho que não tinha muito do meu gosto, talvez não fosse tão criativas e/ou atrativas. Esse momento em que eu comecei a escrever foi mágico, encantador, eu estava ali dando um novo sentido à minha vida. 

GABO: Como você conheceu o mundo virtual? Como foi a sua experiência ao publicar seu primeiro trabalho?

EZEL: Eu conheci o MV através de uma publicação da Ranable no twitter, que o Mateus (diretor na época) havia dado RT. Eu amei divulgar minha primeira obra, foi um momento incrível para mim, mesmo que fosse um remake, era minha adaptação, que escrevi do meu jeito. 

GABO: "Noite Negra" é um remake da novela turca "Mil e Uma Noites". Como foi o processo de adaptação de uma trama televisiva?


EZEL: Eu assisti essa novela duas vezes, então eu sabia tudo que acontecia naquela história, ficava imaginando um remake dela no Brasil, como poderia ser. Então, eu quis fazer uma adaptação dela com a história se passando em solo brasileiro. Eu tive que tirar muita coisa da história original, pois, a minha adaptação teria 45 capítulos, enquanto a original foi exibida na Band com mais de cem. Então, eu precisei fazer várias alterações ao longo do enredo, mas mantive a premissa original da história dos protagonistas.

GABO: Dentre os personagens que você já criou, com qual deles você mais se identifica e quais personalidades vocês possuem?

EZEL: O Jack de Atos e consequências, um jovem inseguro, que não se aceitava, tanto em relação à sua sexualidade, como também pela sua aparência física.

GABO: Entre trabalhar com um remake e uma história original, quais são os pontos positivos e negativos?

EZEL: O ponto positivo do remake é que você já sabe a história e o ponto a se seguir, às mudanças que se deseja fazer, o caminho que se vai chegar. Já o negativo, é que a história não é sua em muitos casos, e isso inclui não mudar o enredo original, pois pode descaracterizar a obra. Na história original, o bom é que você tem muitas possibilidades, pode  explorar bastante sua criatividade e levar a história para onde quiser. Já a parte negativa em uma obra inédita, pode ser a organização dos personagens na trama e criar o desenvolvimento deles, que no remake já está bem organizado.

GABO: Quando surge o bloqueio criativo, quais técnicas você usa para afastá-lo e seguir trabalhando na história?

EZEL: Eu não passo muito por isso, mas o pouco tempo que fico sem ideias ou estou cansado, eu procuro sair de casa, fazer alguma atividade física ou algum passeio e na sequência assisto ou leio alguma coisa.

GABO: Como surgiu a oportunidade de assumir a gestão da Ranable Webs e como você atribuiu as atividades?

EZEL: Bem, eu assumi diante da necessidade, logo após Diego sair sem aviso prévio. Mas eu já estava ali participando da organização de muitos setores, inclusive da grade da emissora. Então, de certa forma eu só dei continuidade ao trabalho que eu vinha fazendo junto a Diego.

GABO: Na gestão da emissora virtual, quais são os aprendizados que você conquistou e quais pontos positivos e negativos na função administrativa?

EZEL: Um dos aprendizados que eu tenho valorizado, é que trabalho com pessoas, nossos autores são seres humanos que têm suas vidas pessoais, eles não são máquinas que escrevem e escrevem… Eles precisam do meu apoio, do meu incentivo, assim como eu deles. Eles me incentivam através das histórias que escrevem. Dos pontos positivos da função, é poder abraçar projetos novos e acolher autores, muitas vezes rejeitados e planejar junto à minha equipe e expor ideias para a emissora. Os negativos são aqueles problemas que chegam, casos de cancelamentos de obras, plágios e etc… Porque muitas vezes é difícil resolver essas questões. 

GABO: Avaliando o atual cenário, se fosse para fazer uma escolha entre a escrita e administração da Ranable Webs, qual seria a sua escolha?

EZEL: Eu amo escrever, mas não poderia deixar à Ranable Webs na mão, é um compromisso que tenho.  Eu até queria estar escrevendo mais, entretanto, por está na presidência, não sobra tempo.

GABO: No mundo virtual temos vários cancelamentos. Recentemente o autor Ricky Nascimento optou por cancelar a web novela "Oh, my God", no entanto ele permitiu que você concluísse a trama, mas ele não concordou com as alterações. O que aconteceu nos bastidores?

EZEL: Sim, eu fiz muitas alterações nos novos capítulos e Ricky não gostou, então, optou pelo cancelamento. Nós brigamos inclusive por causa do cancelamento dessa web. Mas tudo foi porque ele já havia saído da emissora uma vez e voltou em uma nova oportunidade, então, eu esperava muito dele. 

GABO: Quais são seus planos futuros aqui no mundo virtual? O que você ainda não fez que tem muita vontade?

EZEL: Eu, por enquanto, pretendo continuar na Ranable Webs, administrando e escrevendo também. Eu já fiz muitas coisas, tive muitas oportunidades,  o que eu ainda não fiz e tenho vontade é participar de um reality rsrs.

GABO: Quem é Ezel Lemos fora do mundo virtual?

EZEL: Um professor que ama o que faz, que gosta de praticar esportes, mesmo sem tempo. Uma pessoa que ama estudar, que ama aprender, que adora explorar o mundo, as coisas. Sou romântico, sonhador e idealista.

GABO: Chegou o momento do nosso bate-bola. Podemos começar? EZEL: Sim.

BATE-BOLA:

MUNDO VIRTUAL: Um novo lar
ESCREVER: Paixão
LEITURA: Imaginação
BLOQUEIO CRIATIVO: Descansar
NOITE NEGRA: Ponto de partida
UMA PROVA DE FOGO: Auge
RANABLE WEBS: Muito carinho
EZEL POR EZEL: Amoroso
FRASE: Viva intensamente o hoje.

GABO: Ezel, muito obrigado pela participação. Fica o espaço para as considerações finais.

EZEL: Eu que agradeço, Gabo. Foi muito bom conversar com você. 

GABO: Valeu, Ezel pela entrevista. O Boletim Virtual fica por aqui. Obrigado pela companhia e até a próxima.


 editor-chefe
 
Gabo

 equipe
Gabo
Ritinha

entrevista
Ezel Lemos

 jornalismo
 contatoredewtv@gmail.com

 

 REALIZAÇÃO

   

 Copyright © 2023 - WebTV
 www.redewtv.com
 
Todos os direitos reservados
 Proibida a cópia ou a reprodução


Compartilhe:

Boletim Virtual

Edições do Boletim Virtual

Jornalismo

Livre

No Ar

Comentários:

0 comentários: