Antologia A Magia do Natal: 5x09 - O Pobre Menino - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Antologia A Magia do Natal: 5x09 - O Pobre Menino

Conto de Reni Muniz
Compartilhe:

  




Sinopse: Um menino observa a noite de natal de outra criança através da sua janela.



5x09 - O Pobre Menino
de Reni Muniz

Na cidade do Rio de Janeiro, num bairro nobre, um menino brincava com seus grandes e caros brinquedos junto da sua babá em sua casa. Seus pais, sempre ocupados, estavam trabalhando para dar boa vida a ele. 

Ele realmente tinha muitas coisas: todos os brinquedos desejados, roupas de grife, uma babá afetuosa para o dia e outra carinhosa para a noite, carros motorizados sem ao menos ter idade para tirar carteira e comida das mais variadas. 

Em um fim de tarde de dezembro, o menino observava da janela de seu quarto de brinquedos as crianças que corriam na favela. Eles jogavam bola, brincavam correndo descalços, suavam bastante e sempre estavam sorrindo. 

No meio dessas crianças havia um menino negro de cabelos cheios e crespo, com os pés descalços e roupa furada. Ele parecia corajoso, andava de carrinho de rolimã ladeira abaixo e em alta velocidade em sua bicicleta. 

Ao chegar o dia do natal, o menino rico já acordou com sua casa toda decorada, lindas luzes, mesa posta em branco e dourado, uma enorme árvore na sala de estar e muitos presentes. 

Seus pais estavam em casa nesse dia. Seria um dia alegre, se não fosse o humor de sua mãe que brigava com os funcionários e tratava mal a babá do menino. Seu pai mal falava com ele, andava de um lado para o outro com o celular sempre na mão e o olhar distante. 

O menino foi chamado pela babá para vestir sua roupa de natal para aguardar os convidados para a festa. Alguns amigos da empresa de seu pai chegaram. Cada um trouxe um presente maior que o outro para o menino. Mas enquanto os pais não desciam do quarto, ele ouvia cochichos dos amigos falando mal de seu pai e o quanto ele era arrogante. Sua mãe desceu as escadas e todos a abraçaram, ainda que os olhares não fossem tão carinhosos. 

Eles conversavam entre eles e o menino resolveu ir ao quarto de brinquedos abrir um dos presentes. Ao olhar pela janela, observou que aquela criança vista anteriormente estava lá na calçada. Ela não parecia estar arrumada para a noite de natal. O menino vestia roupas simples e estava no colo da mãe, chupando uma mexerica. Eles pareciam empolgados quando viram um homem se aproximar. 

Quando o homem chegou mais perto, o garoto correu em sua direção e o abraçou, falando: “– Papai, que bom que você conseguiu vir para casa na noite de natal!”.

O pai sorriu e abraçou sua família. O menino trouxe bolas de gude e ele e seu pai fizeram pistas na terra e brincaram juntos por algum tempo. Depois o pai pegou o menino e colocou sobre os ombros, subindo e descendo a ladeira, com o menino gargalhando alto. 

A mãe que havia entrado, saiu e deu um aviso: “– A macarronada está na mesa!”. Eles comemoraram e foram correndo em direção à porta. Antes de entrar, o menino assobiou para chamar o seu cachorro que também estava a correr na rua. 

Deu para perceber que a noite de natal daquela família não tinha nenhuma decoração especial ou uma mesa montada com iguarias. Não havia nem uma pequena árvore montada e nem ao menos presentes parecia ter na sala. 

Aquela família orou antes de comer, agradecendo as bênçãos de Deus em suas vidas. O presente era a lembrança que amar ao outro não sai de moda. Na mesa, o cheiro do carinho era um aroma agradável. Na comida, a certeza da graça de receber o alimento de cada dia. 

Ao terminarem a refeição, a mãe percebeu que fez mais comida que precisava e para não esfriar, levou imediatamente a panela a sua vizinha que estava com seus 4 filhos e ainda não tinha jantado. Ao voltar para casa, recebeu de seu marido uma caixa de chocolate e foi uma festa. 

A casa não tinha luzes de natal, mas era iluminada com amor. Todos estavam juntos à mesa e tinham no coração a alegria da amizade com o Menino Jesus. A celebração era pela união e amor de um Salvador que constrange com o Seu sacrifício. 

O menino, da janela, podia ouvir aquela família cantando e se alegrando. Ele até havia se esquecido de jantar e quando aquela família estava se ajeitando para dormir, o garoto da favela foi fechar a janela e viu aquela criança o observando do alto de sua mansão. Ele pensou: Sozinho na noite de natal, pobre menino!

 

Conto escrito por
Reni Muniz

CAL - Comissão de Autores Literários
Agnes Izumi Nagashima Francisco Caetano Gisela Lopes Peçanha Liah Pego Lígia Diniz Donega Mercia Viana Pedro Panhoca Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2022 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução


Compartilhe:

Antologia A Magia do Natal

Episódios da Antologia A Magia do Natal

No Ar

Comentários:

1 comentários: