Feriadão WebTV: Os Três Porcos Espinhos e o Lobo-Guará - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Feriadão WebTV: Os Três Porcos Espinhos e o Lobo-Guará

Conto de Letícia Mourão
Compartilhe:







Sinopse: No meio do Centro Oeste, no quadradinho do Brasil, o Lobo-guará resolve sair da sua toca em plena luz do dia para atacar os três porcos-espinhos. Ele estava incomodado com excesso de alegria e criatividade dos três irmãos talentosos que moravam em suas casas de pedra, papel e tesoura. E resolveu destruí-las assoprando-as.

E de fato o Lobo-Guará conseguiu causar destruição, mas não conseguiu capturar os três porcos-espinhos que fugiram para dentro do cerrado. Então, cansados de serem vítimas da inveja do Lobo, os porquinhos decidiram destruir a casa do Lobo-Guará também, para ele sentir na própria pele a dor da destruição. Porém, ao ver a casa dos Lobo e as condições em que ele vivia o irmãos mudaram de ideia e resolveram bolar um novo plano que mudaria para sempre a vida das personagens.


Os Três Porcos Espinhos e o Lobo-Guará
de Letícia Mourão

 

Naquela manhã ensolorada, no meio do centro-oeste brasileiro, ele resolveu sair da sua toca. Não costumava sair pela manhã, gostava de andar apenas à noite, mas naquele dia resolver fazer de modo diferente.

Assim, foi visto, com seu andar lento, parecendo que estava desfilando com suas pernas compridas e calda avermelhada. O Macaco Prego e a Capivara comentaram assustados, pois há muito tempo não se via o Lobo-Guará por ali.

Quem estranhou também foram os meus amigos os três porquinhos. Ihhhh! Você deve estar pensando que já os conhece, não é? Mas, eles não são os três porquinhos daquela história muito famosa. Talvez, possam até ser parentes distantes! Primos de terceiro grau, quem sabe?

Bem, essa é uma história sobre os três porcos-espinhos. Eles eram irmãos, que moravam sozinhos e eram, portanto, vizinhos. Eles eram um pouco tímidos, mas irei apresentar cada um deles para vocês:

— Xavier! Apareça de onde estiver...

 O mais velho era o Xavier, um porco-espinho muito amável e bondoso, mas muito fechado e calado. Dizem que ele tinha o coração trancado. Seu nome do meio era Rocha. Ele construiu a sua própria casa e a fez toda de pedra: móveis de pedra, cama de pedra, colchão de pedra. E ele vivia feliz no seu pedregulho.

— Agenor! Apareça de onde for!

O seu vizinho era seu irmão do meio, o Agenor. Era um verdadeiro artista. Ele amava a arte da dobradura. Passava o dia cortando, pintando, colando, desenhando nos papéis. Assim, quando ele resolveu fazer a sua casa, não pensou duas vezes decidiu fazê-la toda de papel. Móveis de papel pardo, cortinas de papel seda, cama de papel cartão, telhado de papel ondulado. Vivia bem feliz naquela papelada toda. Só dava trabalho quando chovia porque, daí, o papel desmanchava e ele tinha que construir uma nova casa. Mas isso não era problema para o Agenor, que ficava empolgado com a ideia de renovar a sua casa com outros formatos e dobraduras.

— Tadeu! Onde você se escondeu?

 O outro vizinho era o irmão mais novo, o Tadeu. Ele era muito conhecido naquela quente região por causa da sua habilidade. Ele era um excelente cabelereiro e parecia que tinha mãos de tesoura. Cortava a juba do leão, fazia topete na girafa, cortava a penugem da ema... Sua paixão pelo trabalho era tão grande que ele decidiu fazer a sua casa de tesouras. E a sua casa de tesouras era o seu maior tesouro.

 E os porcos-espinhos viviam muito felizes nas suas casas de pedra, papel e tesoura. Porém, naquele dia os três irmãos sentiram muito medo! Aquele tipo de medo que faz até doer os espinhos, pois, sabiam que havia um motivo para o Lobo-Guará sair da sua toca pela manhã. Ele havia comentado que estava cansado e incomodado com a presença dos animais espinhosos por aquela região.

 — Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau, eu pego uns porcos-espinhos para fazer mingau!

 O Lobo-Guará se incomodava demais com a presença dos porcos por ali. Ele achava que a região não era mais a mesma com tantos vizinhos criativos e aquela alegria exagerada o incomodava. Então, ele se aproximou da casa de papel e gritou:

— Porquinho! Porquinho! Vou te pegar e a tua casa eu vou desmanchar!

O Porquinho implorou:

— Não, seu lobo! Por favor, não! Eu acabei de construir minha casa! Fiquei dias dobrando o telhado!

Mas, o Lobo-Guará não teve piedade. Assoprou, asssoprou e a casa de papel desmanchou! Sorte que o porquinho foi rápido e correu para o arbusto no meio do cerrado.

 O Lobo-Guará então correu até a casa de pedra e gritou:

— Porquinho! Porquinho! Vou te pegar e a tua casa eu vou desmanchar!

O porco Xavier era muito durão e não quis demonstrar medo. Ele acreditou estar seguro, pois se o seu parente distante ficou protegido em uma casa de tijolos, ele estaria em segurança no seu pedregulho!

 E o Lobo-Guará se aproximou, encheu os pulmões de ar e assoprou, assoprou... Nossa! Desconfio que o Lobo-Guará comia espinafre, pois o seu fôlego era muito forte!  E as pedras começaram a balançar, balançar, até que se despencaram e caíram, deixando a casa de pedras destruída. Sorte que o porquinho foi rápido e correu para trás das árvores de galhos retorcidos.

O Lobo-Guará não desistiu e se aproximou da terceira casa, que era feita de tesouras. O porquinho Tadeu se desesperou:

— Por favor, seu Lobo, podemos fazer um negócio? Eu corto seu cabelo de graça por um ano!

Mas o Lobo-Guará não teve piedade:

— Porquinho! Porquinho! Vou te pegar e a tua casa eu vou desmanchar!

 Ele assoprou, assoprou e casas e tesouras se desmoronaram. Ainda bem que o Porquinho foi rápido e correu para trás dos ipês amarelos.

 Nossa! Aquela vila ficou em ruínas! Onde se via alegria e beleza sobrou tristeza e destruição.

E onde será que os porcos-espinhos estavam?

Bem... Do outro lado da caatinga encontraremos eles, cansados de tanto correr e desesperados sem abrigo.

— Irmãos, eu cansei de ser vítima da crueldade e inveja desse lobo mau!

— Verdade! Quase morremos nos destroços das nossas casas! E eu que achava que Lobos-Guarás só comessem frutas! Eles nem são tão ferozes.

— Irmãos, acredito que isso seja pessoal! E eu tive uma ideia! Que tal se nós procurássemos a casa do Lobo-Guará e a destruíssemos também?

  E os irmãos Espinhos começaram a bolar um plano. Eles acreditavam que se destruíssem a casa do Lobo-Guará , ele sentiria na própria pele a dor da destruição. E saíram procurando onde o lobo morava.

Sabiam que não foi difícil descobrir? Por que a casa dele era a mais diferente da cidade. Ficava na Rua dos Bobos, na casa número zero. Os porquinhos constataram que a casa não tinha teto, não tinha parede, nem nada! Não poderiam entrar e nem dormir na rede.

Foi ali que eles perceberam que o Lobo-Guará era mais problemático do que mau. Ele se comparava com os outros moradores da cidade e se sentia muito inferior. Sentia-se incapaz perto de todos. Então, para se sentir melhor e superior, causava medo e destruição! Como não conseguia ser feliz, acabava destruindo a felicidade alheia.

Então, os porcos-espinhos se reuniram novamente para fazer um novo planejamento e decidiram construir uma casa novinha para o Lobo-Guará morar. Uma casa que fosse aconchegante, bonita, segura, cheirosa e saborosa. Eles juntaram as suas habilidades e fizeram uma casa de doces para o Lobo-Guará morar, dessa forma, tiraria o seu azedume e rancor. Mas, falando em lobo, onde será que ele se encontra?

Bem... o Lobo-Guará passou a tarde tomando um café com biscoitos na toca do Tatu para recuperar o fôlego por ter assoprado tanto, mas resolveu seguir viagem à procura dos três porcos-espinhos, até que ele os encontrou ao lado de uma linda casa cheia de doces, e isso o deixou incomodado:

— Ahhhh! Eu não posso deixar vocês um pouco quietos que já começam a construir coisas! Mas, que bom que encontrei todos juntos! Assim, posso devorar cada um de vocês! Será um o meu café da manhã, outro o almoço e o último o meu jantar!

E começou a gritar:

— Porquinhos! Porquinhos! Vou vos pegar e a vossa casa eu vou desmanchar!

E os porcos se desesperaram:

— Não, seu Lobo! Essa casa não! Por favor, essa casa não!

— Ora, ninguém manda em mim! Eu faço o que eu quero! Eu sou Lobo-Guará e a vossa vida vou atormentar!

E o Lobo-Guará encheu os pulmões de ar e assoprou, assoprou e a casa desmanchou. E os porcos-espinhos não fugiram,. Eles ficaram chorando. O Lobo-Guará não entendeu.

— Ah, seu lobo! Por que você fez isso? Essa casa era sua!

E o Lobo ficou espantado.

— Minha? Eu não tenho casa, bobocas!

— Nós construímos para o senhor morar!

E, nesse momento, algo muito estranho aconteceu. A atitude dos porcos-espinhos tocara o íntimo do Lobo-Guará. Ele refletiu que nunca ninguém tinha construído algo para ele. Ele ficou comovido que toda a destruição foi transformada em melhorias. E agora? Tudo que ele mais desejava, ele mesmo destruiu. Ele ficou tão chateado que começou a chorar.

Ele chorou por dias e noites. Chorou tanto que dizem que naquela região tão seca, onde o lábio racha e o nariz pode sangrar formou-se um lago com suas lágrimas. A dor que ele causou nos outros, agora doía nele mesmo.

Mas, a história não acaba aqui não. Os porcos-espinhos se reuniram novamente, eles eram muito organizados, e elaboraram um novo plano.

— Seu Lobo! Seu Lobo! Que tal se nós te ensinarmos a construir a tua própria casa?

E, para aquele lobo que só sabia fazer mingau e destruir tudo, a ideia pareceu interessante.

— Seu Lobo, todo mundo pode aprender algo!

E dizem que, depois de sete luas, o Lobo-Guará aprendeu uma nova habilidade e ele mesmo construiu a sua própria casa sob a orientação dos irmãos Espinhos.

Agora, o Lobo-Guará era um especialista em construir. Ele construía pontes, castelos, casas e era também um construtor de sonhos. Ele percebeu que a felicidade não pode ser destruída nem roubada, a felicidade é construída e cada um faz a sua.

O Lobo-Guará ficou tão feliz que chamou todos os porquinhos-espinhos para morarem em sua casa.  O Macaco Prego e a Capivara comentaram assustados, pois os lobos-guarás são solitários, não vivem em grupos. Será que daria certo? Pois é, concluíram que conviver juntos seria uma relação meio espinhosa. Então, decidiram ser vizinhos, cada um morando na sua casa.

E a propósito, fiquei sabendo que o Lobo-Guará era um ótimo vizinho, pois se alguém se atrevesse a chegar perto dos porcos-espinhos ele soltava seu sopro poderoso:

— Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!


Conto escrito por
Letícia Mourão

CAL - Comissão de Autores Literários
Agnes Izumi Nagashima Eliane Rodrigues
Francisco Caetano
Gisela Lopes Peçanha
Lígia Diniz Donega
Márcio André Silva Garcia
Paulo Luís Ferreira
Pedro Panhoca
Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2021 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução




Compartilhe:

Cine Virtual

Contos Literários

Episódios do Feriadão WebTV

Comentários:

0 comentários: