Cine Virtual: Maria Goró - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Cine Virtual: Maria Goró

Conto de Domênico Darone
Compartilhe:








Sinopse: Uma velha senhora causa alvoroço em um bairro de uma pequena cidade mineira, quando duas crianças cruzam seu caminho e lhe traz problemas.


Maria Goró
de Domênico Darone

 

Ela era uma mulher bem velha e preta. Andava sempre pelas ruas com vestidos alinhados e limpos. Se produzia para sair, passava batom na boca banguela e maquiagem de forma grosseira no rosto envelhecido – queria se sentir bonita. Ela sempre estava acompanhada de um saco cheio de coisas nas costas e este era um saco onde essa mulher carregava seus pertences mais valiosos. Também tinha aquele pedaço de pau que chamarei de cajado, um instrumento que a ajudava a andar e também a se proteger dos mal-intencionados desta vida.

Ela era conhecida como Maria Goró. Maria porque era Maria mesmo e Goró porque seu maior vício sempre foi a cachaça e ela sempre estava presente nas rodas de viola que aconteciam nos botecos do bairro.

Ela tinha muita personalidade e as pessoas do bairro gostavam dela. Ela tinha aquela volúpia própria dos felizes. Hoje em dia me questiono sobre como aquela mulher podia ser feliz diante de tantas faltas em sua vida. Maria Goró morava em uma espécie de barracão improvisado no alto de um morro. Sua casa era a legítima definição da pobreza.

Ela tinha quatro filhos, todos maiores de idade e já mal encaminhados na vida. Um ou outro estava preso ou então foragido. Maria Goró era o fiel retrato do preto pobre do interior deste país. Provavelmente faltava-lhe até comida, contudo, todos os seus males eram compensados no boteco do Paulo, um bar que sempre estava lotado de gente interessada em beber, jogar baralho e conversa fora.

Em meio aos meus sete anos de idade, havia algo na Maria Goró que me causava medo, talvez fosse a feiura ou o barulho que ela fazia ao passar. Quando ela passava, os cachorros latiam, ela resmungava, xingava e cantava. Incentivado pelo meu primo, comecei a ofender a Maria Goró todas as vezes que ela passava por minha rua. Ela passava e eu e meu primo começávamos a xingá-la de tudo que é nome. Ela xingava de volta e nos ameaçava com o cajado. Era algo divertido para crianças que não viam consequências em suas ações, mas era triste para a Goró ser humilhada daquela forma. Dizem que ela chorava quando isso acontecia:

— Eu nunca fiz mal nenhum para eles, então por que eles mexem comigo?

Contudo, em um fatídico dia eu e meu primo exageramos na brincadeira. A Maria estava feliz da vida a caminho do bar de costume quando eu e meu primo começamos a xingá-la. Nós a chamávamos de nega banguela, de fedida, piolhenta... Ela chegou no bar do Paulo muito nervosa por conta disso. E eu e meu primo a seguimos até o bar e lá continuamos a falar impropérios para a digna senhora. Até que, sem saber de onde saiu, recebo um megatapa no pé da orelha de um desconhecido. O tapa foi tão forte que me levou ao chão e deixou minha orelha vermelha como um pimentão. Ainda no chão, eu podia ver a Maria Goró rolando de rir do acontecido. Eu me levantei e fui correndo para casa, chorando. Estava humilhando e, no fim, saí de lá humilhado.

Em casa, com a sensibilidade de um elefante, minha mãe foi logo perguntando:

— Por que você está chorando, desgrama?

Abaixei o rosto. Não podia responder porque sabia que qualquer resposta iria resultar em uma boa surra. Foi quando meu primo respondeu por mim com a garra de um lutador de boxe, ou seria de um galo de briga?

— Um homem bateu nele lá no bar do Paulo, tia. Olha como está vermelha a orelha dele!

Minha mãe veio me avaliar e, como onça vingativa, saiu a caminho do bar do Paulo para tirar satisfação com o tal homem que me bateu. Contudo, antes de sair, ela levou uma vassoura. Vai que fosse necessário acertar as contas com aquele sujeito que agrediu seu filho.

Chegando no estabelecimento, a voz de minha mãe irrompeu alto:

— Quem foi o corno que bateu no meu filho?

Um homem se levantou da cadeira e muito calmamente veio em direção a minha mãe e lhe disse:

— Minha senhora, peço desculpas por ter batido em seu filho. Não deveria ter feito isso. Mas é que isso foi coisa de momento. Quando eu o vi xingando aquela mulher que está ali sentada, não pude evitar a fazer algo para que ele a respeitasse. Já não basta ser pobre e viver naquelas condições? Tem também que tolerar os xingamentos de meninos mal-educados na rua?

Minha mãe ficou pensativa e foi até mesa onde a Maria Goró estava. Para minha surpresa, Maria Goró agora chorava, era um choro de socorro, de não aguento mais. A expressão triste em seus olhos negros me chamou muito a atenção. Percebi o quanto aquela pobre criatura sofria. Minha mãe lhe perguntou:

— É verdade o que este senhor falou? Meu filho estava te importunando?

— É verdade, sim. Sempre que eu passo na rua ele se junta com aquele outro ali (apontando para meu primo) e ficam me xingando. Até pedra eles já jogaram em mim. Mas agora me responde uma coisa, minha senhora: que mal eu fiz para esses meninos me tratarem assim? Eu não mexo com ninguém, você me conhece e sabe disso.

— Pelo que vejo, o meu menino mereceu o safanão que levou no pé da orelha.

Mainha se virou para o homem e disse:

— Meu filho errou, mas cabe a mim corrigi-lo. Por isso, nunca mais toque em nenhum fio de cabelo do meu menino. Sou mãe e pai desta cria, sei o que é melhor para ele.

Depois, virando-se para a Maria Goró:

— A senhora pode ficar despreocupada, viu? A partir de hoje esses moleques vão aprender a respeitar a senhora e a qualquer outra gente deste mundo.

Minha mãe levou meu primo para a casa de seus pais. Lá ela teve uma boa conversa com a mãe do meu primo, tia Nilda, irmã de mãinha. Ao sairmos, deu para escutar a vara de marmelo cantar nas costas do meu primo.

Imaginei o que me aguardava quando eu chegasse em casa e sabia que a correia iria cantar nas minhas pernas.

Quando chegamos em casa, minha mãe me colocou no sofá, olhou bem nos meus olhos e me disse:

— Por que você estava xingando aquela mulher, meu filho? Foi esta a educação que lhe dei?

Eu não sabia o que responder. Então abaixei a cabeça e ali fiquei ouvindo ela falar.

— Eu conheço aquela senhora há muitos anos. Ela é uma das moradoras mais antigas do bairro. Ela cuidou e ainda cuida daqueles quatro filhos dela que só sabem dar trabalho. Ela é uma mulher muito pobre e luta pela vida como eu luto. Não ache que, só porque tem uma casa boa para morar, você é melhor do que ela. Não existe nesta desgrama de vida ninguém melhor que ninguém, todos somos filhos de Deus. Você precisa aprender isso!

Depois daquela lição de moral, aprendi a não mexer mais com a Maria Goró e, por algum milagre que ainda não entendo bem, me livrei de uma merecida surra.

Algumas semanas depois, toda a vizinhança ficou sabendo da morte da Maria Goró. Ela havia sido estuprada e torturada por dois rapazes que conheceu no bar do Paulo.

A Maria Goró foi a primeira defunta que vi e esse fato me marcou muito, sinto calafrios até hoje quando me lembro do seu corpo sobre aquele caixão. Ali não era possível ver nenhum rastro de sua volúpia.

Lembro-me como se fosse ontem de que, ao chegar perto do caixão, começaram a brotar dos seus olhos lágrimas de sangue. Ela estava chorando e eram lágrimas de sangue. Como pode um morto chorar sangue?

Depois disso, a Maria Goró passou um tempo deitada sobre o sofá da minha casa, ao menos era isso que minha mente queria acreditar. Fiquei várias noites sem dormir pensando que a defunta estava deitada no sofá da sala.

Hoje, acredito que me assombrar foi a forma que a Goró encontrou de me fazer pagar por ter-lhe importunado tanto.

Conto escrito por
Domênico Darone

CAL - Comissão de Autores Literários
Agnes Izumi Nagashima Alex Xela Lima
Eliane Rodrigues
Francisco Caetano
Gisela Lopes Peçanha
Lígia Diniz Donega
Márcio André Silva Garcia
Paulo Luís Ferreira
Pedro Panhoca
Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2021 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução





Compartilhe:

Cine Virtual

Contos Literários

Episódios do Cine Virtual

Comentários:

0 comentários: