Ficha Técnica
ESTRELANDO: Mauro Mendonça, Dira Paes e Adanilo ReisEXIBIÇÃO: Quinzenal
GÊNERO: Ficção Histórica
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos
Sinopse
Brasil colonial. Século XVIII. Período: 1713 a 1729. Sertões das Minas Gerais. Arraial do Tejuco. Ciclo do ouro e início do ciclo dos diamantes. Neste cenário rude e cruel imperam as guerras, o medo e a morte. Os nativos indígenas, das tribos Coroado, Botocudo e Puri, lutam desesperadamente por suas vidas, suas terras, sua cultura e contra a escravização imposta pelo invasor branco, representado pelo bandeirante português e pela coroa portuguesa.A miscigenação entre brancos e índios é crescente. O tráfico negreiro africano consolida a política vil de exploração humana e econômica. Seres embrutecidos pelas condições de vida da época, sertanistas impiedosos, assassinos, em busca de riqueza e reconhecimento, proliferam e cometem atrocidades inimagináveis.
A tentativa de aculturação e imposição da fé cristã aos indígenas cabe aos padres Jesuítas.
O experiente capitão Rodrigues Veiga espalha o terror na região, contando com informações de traidores infiltrados em meio ao povo da terra. Seu objetivo final é a destruição da cultura local, extração do ouro e obtenção de lucros com a captura e venda dos índios para trabalhos forçados. A tribo Puri, predominante na localidade, não se dá por vencida e impõe severas baixas às bandeiras portuguesas, lutando para conservar suas tradições e estilo de vida.
O choque cultural resultante é o terreno para um confronto final de grandes proporções, no qual surgem elementos inesperados, sobrenaturais e implacáveis.
Ninguém sairá ileso...
Uma minissérie escrita por Max Rocha.
O Autor
Vitor Zucolotti
Vitor Zucolotti começou sua trajetória no Mundo Virtual em 2002 na extinta Tv Antena. Na emissora escreveu a novela Rosa de Amor, uma releitura de Uma Rosa com Amor, novela de Vicente Sesso da Globo.
Vitor recebeu o convite para finalizar a novela Fernando e Fernanda e em seguida, escreveu a minissérie O Piano.
Depois que a Antena encerrou as atividades foi para o Portal Canal 1, em 2009. Lá escreveu a série Ágata.
Em 2020 retorna ao MV com uma série chamada O Dom - Vidas do Árido. A primeira temporada de algo que deve ter pelo menos 3 vidas, sempre com subtítulo 'Vidas do Árido'.
NOTÍCIAS
TRILHA SONORA
FLOR-DE-CERA (CLIQUE NO TOPO DO VÍDEO PARA TER ACESSO AO MENU DAS MÚSICAS)Escrita por Max Rocha
EPISÓDIOS
QUEM É QUEM NA TRAMA?
RODRIGUES VEIGA – (MAURO MENDONÇA)
Bandeirante português; capitão experiente, idade madura, rústico, alto, acima do peso ideal, farta barba grisalha. Católico fervoroso, sempre bem armado, escravagista, assassino cruel e sem escrúpulos, traiçoeiro, à procura de lucro e ascensão social.
TOMÁS BUENO – (ADANILO REIS)
Mameluco, filho de branco e índio, baixa estatura, pele morena, bigode e cabelos pretos, grossos. Traiçoeiro, transitando pelas tribos indígenas e pelos povoados de homens brancos, acompanhado de suas mulas e provisões de vendas, como mascate.
PIRACAÇÚ – (STÊNIO GARCIA)
Índio idoso, baixa estatura, cabelos longos. Curandeiro e pajé, detentor de conhecimentos a respeito de tratamentos naturais. Guia místico dos Puris; possuidor de profundas conexões com os espíritos da floresta. Paternalista e vingativo.
CAJUBI – (DIRA PAES)
Menina índia, a despertar de sua adolescência, bela, cabelos negros e lisos, seios fartos, corpo esguio. Amada pela tribo. Carrega consigo um terrível segredo.
CORUPELA – (ROBERTO BONFIM)
Índio maduro, mais jovem que Piracaçú. Cacique da aldeia Puri, rigoroso, mas também justo e preocupado com seu povo. Baixa estatura, cabelos longos.
ANAHÍ – (GISELLE MOTTA)
Mulher índia, na casa dos 25-30 anos. Infeliz, pelos maus tratos recebidos do capitão Veiga, que a sequestrara ainda criança, e a tomara como esposa e escrava sexual.
PADRE NÓBREGA – (CARLOS VEREZA)
Missionário Jesuíta português. Catequizador católico dos bugres. Homem branco, maduro, estatura média. Intolerante às tradições dos nativos.ZWANGA – (DAVID JUNIOR)
Escravo negro africano, recém traficado de sua terra natal. Alto, forte, temeroso em relação aos maus tratos infligidos por seu feitor, o capitão Veiga.
0 comentários: