Antologia Lendas Urbanas: E se forem reais? - 1x09: O Beco Transversal - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Antologia Lendas Urbanas: E se forem reais? - 1x09: O Beco Transversal

Conto de Mishael Mendes
Compartilhe:

 

 



Sinopse: Quando o garoto foi despertado pela insônia, descobriu que o Beco Transversal aproximava os sons de sua janela. Mas seu interior oculta algo mais assustador que a sujeira e a escuridão depositadas ali e essa descoberta irá atormentar o sono do pequeno.

1x09 - O Beco Transversal
de Mishael Mendes
  
 

Quando cheguei, essa casa já estava aqui há muito tempo e sua estrutura firme e bem acabada sugere que estará de pé por muitos anos depois que eu me for, assim não pude opinar sobre suas cores desmaiadas, nem escolher onde dormir. O quarto não é ruim, dá pra deixar meus trecos espalhados sem perigo de tropeçar, e a janela, que mesmo de braços abertos não alcanço os batentes, tem uma pequena sacada; algo que seria brasa não fosse um detalhe: ela dá de cara pra parede! Minha diversão é subir no banquinho, me esticar pra tocar os tijolos que me encaram sem expressão e olhar pro chão três andares abaixo – ou até mais já que os tetos são todos altos. Claro que faço isso quando não tem adulto por perto, nem o dedo-duro do meu irmão, se não meus pais são capazes de terem um treco, não sem antes me passar maior sermão.

Vovô construiu essa casa não contando com a superpopulação do bairro que cresceu sem qualquer planejamento urbano. O fato dele avançar alguns metros além de seu terreno acabou influenciando. Assim, conforme mais casas surgiram, tudo o que restou da antiga travessia – onde passava até duas carroças – foi um vão, com espaço de respiro suficiente pra uma pessoa atravessar – caso não sofra de claustrofobia.

Erguendo-se solitário, o interior do beco é composto por paredes de tijolos entrelaçados equilibrando com firmeza, metros acima, sobrados de ambos os lados; com exceção do meu quarto, as demais construções não possuem nenhuma janela ou brecha, mantendo o beco isolado pra evitar a qualquer custo testemunhar o que ali acontece.

Muito utilizado no passado pra encurtar o caminho pro centro da cidade, conforme a fuligem e a sujeira se acumularam em seu interior o nome dele foi esquecido e passaram a chamá-lo Beco Transversal. Largado ao silêncio a escoar pelos paralelepípedos que lhe calçam o chão, foi sendo abandonado até servir apenas como ponto de coleta de lixo.

Uma noite de insônia me levou a descobrir que o beco possui uma característica interessante: ele amplia sons, tornando próximos até mesmo barulhos distantes. Conversas a algumas casas daqui parecem acontecer no canto da minha janela, graças ao amplificador travesso obscurecido pelas construções.

Não sinto orgulho algum em admitir: no começo, as vozes desconhecidas invadindo meu quarto de algum ponto obscuro, assustavam, até a insônia me fazer acostumar. Agora sento frente à janela pra acompanhar os acontecimentos soltos na noite. Melhor que as radionovelas que mamãe não perde um capítulo ou que o jornal que papai lê pra se informar, a moldura me mantém atualizado através das sombras que narram os fatos em tempo real. O cine corujão ficou mais interessante depois que descobri o broto da casa amarela a contar suas aventuras pendurada no telefone; ela ama "The Everly Brothers", quando toca o disco "Songs Our Daddy Taught Us", fecho os olhos pra mergulhar nas canções que aprendi a amar também. Minha favorita é "Oh So Many Years", talvez porque é a que ela ouve com mais frequência. Ainda não a vi pessoalmente, mas sua voz desenha um brotinho cujas formas ocupam meus pensamentos, e eu rio bobo toda vez que ela começa a falar.

Noite passada algo diferente aconteceu. No momento em que me preparava pra sintonizar no broto da casa amarela, a transmissão foi interrompida por estranhos sussurros. Na verdade, nem sei se aquilo era mesmo som. O que quer que fosse, entrou pela janela e passeou no meu corpo feito formiga; dando no pé, pulei na cama e me cobri segurando a respiração pra espantar o arrepio em minha pele. Era só o que me faltava, como se não bastasse, a visão do beco sujo e das paredes sem graça ainda aparecer essa coisa de lascar o cano.

Quando peço pro papai mudar a janela de parede ele acha a ideia absurda. O quarto merece uma mudança, lhe digo, mas ele fala que apesar da janela dar pra parede, graças a claraboia meu quarto recebe bastante luz, além de ser ventilado. Sem saber como explicar a importância de libertá-la, acabo concordando, afinal, adulto sabe mais.

Pra impedir qualquer mal-assombro vindo do Beco Transversal de se apossar do meu quarto, durmo de janela trancada, cortina fechada e coberto da cabeça aos pés. A ideia perfeita na teoria funciona bulhufas, então tento explicar o que estava acontecendo. Tudo o que consigo após algumas voltas é confessar que o beco me dá um pavor lascado. Meu irmão que só esperava uma brecha pra debochar, lembra que sou o bebezinho da mamãe e me apavora mais com uma história de assombração que só não ouvi porque tapei os ouvidos e cantarolei bem alto "lá lá rá lá, não tô ouvido nada; lá lá rá lá, eu tô bem surdo", fazendo-o rir.

O sacana só me alopra porque não presenciou o que o beco pode revelar, nem os sussurros que dele escapam. Fechei a cara não querendo mais conversa, então mamãe me tranquilizou propondo dormir comigo. Sem ouvir nem um pio, dormi como não fazia há muito tempo; por garantia lhe peço pra ficar mais algumas noites, todas um sossego só, mamãe me dá tanta segurança que mesmo se eu ouvir algo não terei medo – talvez por isso os sussurros pararam.

— Bom, filho, já tem mais de uma semana que sua mãe dorme contigo sem nada acontecer. Deve ter sido só sua imaginação. – Papai não gosta de dormir sozinho e, querendo a companhia da mamãe, deu o assunto por encerrado. Como nesse intervalo as coisas foram bacanas, ficou claro que o espanto noturno não passava de coisa da minha mente; foi o que achei, até chegar a hora de dormir. Bastou apagar o abajur e os sussurros retornaram. Me enchendo de coragem, me arrasto pra fora da cama, puxo a cortina e abro a janela sem fazer barulho. Não há nada em canto nenhum e os sussurros aquietam. Eu estava ficando lelé da cuca ou algo de errado estava mesmo acontecendo ali? Entre dúvidas e sem certeza alguma, volto a insistir pra janela ser trocada de parede, mas, deixando claro que isso não vai acontecer, meu irmão me fala ser melhor esquecer o assunto.

— Filho, as outras paredes estão ocupadas pelos quartos e a da frente pela sala. – Ok! A falta de vontade do papai faz até sentido, a disposição da casa dificultava mudar a localização da janela. – Além disso, se a gente mudasse sua janela, você não teria mais privacidade.

— Desde quando criança tem disso? Toda vez que vem algum primo a porta fica aberta. Não posso trancar ela nem pra dormir. – Não dou a mínima de perder algo que já não tenho mesmo.

— Pode até ser... – Papai fica pensativo. – Mas é pra gente cuidar melhor de você, filho. – Ele me dá um cafuné. – Você ainda vai me agradecer daqui a alguns anos, quando começar a dar valor demais pra isso.

Como já estou sem moral, tento trocar de quarto com meu irmão mesmo sabendo que ele vai me aloprar, a ocasião exigia tentar qualquer indício de oportunidade. Como esperado: a troca não aconteceu e a perseguição aumentou. Sem mais o que fazer, ele passou a criar oportunidades pra me assustar, chegando de repente, usando insetos de plástico ou começando a contar suas histórias de terror que nem sei se são mesmo assustadoras porque continuo me recusando a ouvir. E nem adianta chamar meus pais, porque ele tira o corpo fora e eu que fico de louco, enquanto o cara-de-pau provoca fazendo careta e rindo de mim pelas costas dos meus pais.

Meu irmão diz que exagero e que só me assusta pra eu deixar de ser medroso, embora a cara dele cada vez que me faz pular não parece de alguém na intenção de ajudar. Pode até parecer bobeira dar importância a essas coisas, mas toda noite rolo na cama de cabeça coberta até desmaiar de sono, daí qualquer coisa ou som inesperado bota meu corpo em modo de fuga sem nenhum pudor. Dessa vez, quando chego chorando pra mamãe, após bronquear com o sacana, ela me dá um beijo e me conforta com seus braços.

— Querido, não deixe seu irmão te fazer fraco, ignora as traquinagens dele! Você anda choroso e assustado, nem parece mais meu hominho corajoso! Talvez seja melhor enfrentar seus medos; isso vai te ajudar a crescer mais forte. – Ela sorri derramando paz.

Sem alternativas e com um futuro que pode nem chegar, volto pro meu quarto, onde uma mão aguarda ansiosa pra agarrar a minha perna. Talvez a conversa com mamãe tenha surtido efeito ou eu já estivesse cansado daquilo, ao invés de berrar, falei pro meu irmão deixar de ser besta e sair dali antes das baratas que ouvi noite passada o devorarem; o grito agudo que ele solta e a velocidade que saiu debaixo da minha cama me faz molhar as calças. Sua cara mostrou que ele não viu graça nenhuma porque além de não me assustar, ainda fiz troça dele.

Durmo vingado – de alma lavada com sabão de coco – sem saber que a coisa estava pra piorar. Gostaria mesmo de não ter visto aquilo, mas meus olhos abriram na mesma hora e não pude evitar. O vento vindo da sala puxou a cortina. No mesmo instante busquei segurança nas estrelas da claraboia, mas a sombra que se projetou mostrou o beco se movendo, ficando maior, enquanto as estrelas andavam.

Na manhã seguinte, tentei contar o que acontecia no Beco Transversal, e ninguém acreditou. Quem é o adulto que dá moral pra moleque? Pior ainda tendo um irmão aborrecente que mete banca de adulto. Se no normal ele já me perturba, dessa vez me desmoralizou grandão por vingança. Tentando fazê-los experimentar o medo que a situação causava e entender sua gravidade aterradora digo que o beco parece uma boca enorme de grande de faminta prestes a devorar alguém; o que minha descrição viva consegue é arrancar risadas que se espalham pela casa.

— Esse garoto ainda vai longe. – Papai seca os olhos. – Criativo desse jeito vai acabar virando escritor.

— E de best-sellers. – Mamãe concorda.

"Se eu sobreviver, talvez?" – Mordi o pessimismo prestes a saltar da língua.

— Isso que dá ler demais: só fica mais cabeçudo! Mora? – Meu irmão me dá um tapão na cabeça; saio da sala esfregando o local, admirado como a mira dele é boa, que me acertou mesmo eu me esquivando.

Após proporcionar alegria à minha família, o que me resta é me conformar que não vou poder fazer nada quando a noite tombar na rua. Aliás, posso fazer algo sim! Tamanho não identifica ou representa alguém, menos ainda serve de medida de bravura, por isso decido fazer o que mamãe aconselhou; enfrentando meus medos, vou investigar o que acontece de verdade nesse beco sombrio.

— Ai... minha cuca! – É tudo o que consegui dizer ao acordar. Minha cabeça pesava e as paredes ficavam se movendo. Não lembro de nada que aconteceu antes disso, nem mesmo de estar dormindo até o ar frio escapando da janela esquecida aberta me acordar.

Espiei lá fora, a manhã lançara um tom adoentado sobre a rua longa e suja, cercada por calçadões ladrilhados de papéis. Durante o dia, a rua costumava ficar deserta, ainda mais porque carro não passava ali, já do outro lado do beco o movimento era frenético; nem parece que a poucos metros a Paulista se exibe com seus prédios e monumentos chamativos. Há muito tempo a rua passou a repelir visitantes e os comércios acabaram pouco a pouco, a padoca do vovô no primeiro piso foi a última a fechar; restando apenas casas, os moradores precisaram se deslocar pra obter sustento. Mesmo a rua sendo tranquila, meus pais diziam que evitá-la era mais seguro; como se me interessasse ir pra fora, nunca vi jeito de criança por essas bandas. Em prisão domiciliar meu prazer era a rebeldia, vivia fugindo sem ninguém descobrir pra me dar bronca, ia pros lugares mais distantes e divertidos através dos livros e gibis recebidos pelos correios ou desbravando a selva no quintal dos fundos, onde uma árvore retorcida se inclinava pra espreitar o Beco Transversal.

Tirando o aspecto de rua fantasma, o lugar era agradável. O pouco movimento acontecia durante a noite, até isso também reduzir e ela mergulhar no coração do silêncio. Ninguém mais se movia pelas ruas, nem pra retornar do trabalho – talvez as pessoas tivessem ido longe demais pra achar o caminho de volta. Até mesmo os amantes não eram vistos rastejando pelas sombras pra ficar segurando parede.

Tamanho era o silêncio que o beco ficou ansioso e passou a ampliar o menor ruído. Assim quando um turista perdido surgiu no começo da rua, seu "DRUNF... DRUNF... DRUNF... DRUNF..." descreveu sua aproximação lenta. Se alargando, o beco aumentou de tamanho. Por mais que eu visse apenas sua sombra, foi o suficiente pra confirmar: eu não imaginara, a coisa realmente estava acontecendo. Quando os passos param diante do Beco Transversal o vento murmurou e bastou um movimento do passante pra deixá-lo violento brigando com janelas e portas. Um cheiro desagradável desprendeu de algo podre, me obrigando a prender a respiração. Antes de alcançar a janela o vento ensurdecedor me passou a rasteira, caído no chão tapando os ouvidos. De olhos fechados e prestes a ficar sem ar, tudo silenciou. Cambaleando no medo, fui até à janela e me apoiei no último fio de coragem pra olhar lá embaixo: não havia mais rastro do vento ou jeito que viva alma caminhara pelo calçamento empoeirado do Beco Transversal.

Com a respiração acelerada, me encolhi debaixo das cobertas. Agarrado ao lençol não sabia mais que posição ficar enquanto esperava pelo sol, mas a noite longa se estendeu sem querer chocar o dia. Logo que clareou, corri no depósito da casa e peguei umas coisas pra trancar a janela de vez – embora nada acontecesse na claridade. Algumas noites depois aquilo voltou a acontecer, o vento agitou o que pode – longe do sol se exibia mostrando-se mais forte – e quando ele berrava as pisadas do passante desavisado eram sugados por sua fúria, sem resistência ou gritos. Então toda a agitação virava quietude, sinalizando que o pior acontecera: a pessoa havia desaparecido sem alcançar o outro lado. Reduzido, o Beco Transversal volta a se esconder na escuridão sombria se safando de qualquer acusação ou suspeita pelos crimes cometidos.

Nas últimas noites, porém, a movimento de passantes aumentou, me obrigando a tapar os ouvidos com mais frequência pra reduzir os berros do vento, enquanto palavras emboladas são gritadas. Não durmo mais, as noites se tornaram um pesadelo de olhos arregalados. Nem mesmo forçando durante o dia e desejando um cochilo mais que comer ou beber encontro o sono. Pode ser que sua fuga seja causada pelo zumbido que grudou no meu ouvido desde que o vento me nocauteou, mas cheguei num ponto que até mesmo uma brisa é suficiente pra deixar meu corpo mole e dolorido.

Eu terminava a terceira contagem das estrelas quando um converseiro invadiu meu quarto. Pela quantidade de "DRUNF... DRUNF..." e vozes contei três amigos, àquela hora deviam estar andando sem rumo e acabaram indo parar ali. Cada vez mais próximos. Precisava pará-los antes da minha sanidade me deixar de vez, os garotos não mereciam uma saideira daquelas: serem tragados até o último fio de cabelo numa golada só. Esmurrando a janela gritei pra voltarem de onde vinham, fazendo o máximo de barulho pra chamar a atenção deles; me ignorando, os passos continuavam mais próximos, cada "DRUNF..." sova no mesmo ritmo de meu coração, agitado por saber o que estava pra acontecer.

Foi aí que vi o beco claustrofóbico deslizar sem pressa alguma, mal dava pra percebê-lo deslocar as casas enquanto se desdobrava ganhando metros de largura, Moloque estava pronto a receber suas vítimas. Os amigos chegaram mais perto. Quando o vento soou meu corpo estremeceu, mas precisava fazê-los dar meia volta e se salvarem. Em meio aos berros do vento tentando rasgar meus ouvidos, gritei mais alto que ele, mas não adiantou: assim que os amigos surgiram na frente do Beco Transversal foram entrando sem qualquer cerimônia. A visão da boca medonha os devorando é algo que desejava nunca ter presenciado, mas meus olhos se recusaram a me obedecer.

Continuando a caminhada rumo às luzes convidativas do centro, os três desprezaram o risco de se meter por aquela viela escura. Até eu fiquei atraído pela quantidade de letreiros luminosos e de luzes; o número de construções a arranhar o céu aumentara num ritmo acelerado. Contaminada pela insônia, a avenida passara a corujar.

Em meio a grandeza de seu brilho acabei me descuidando e caí no beco, felizmente não houve outro dano além do líquido quente e viscoso escorrendo de meus ouvidos desprotegidos dos urros do vento; a atmosfera carregada me deixou zonzo e o cheiro desagradável solto do granizo da pavimentação fez minha pele arder perfurando-a como soda cáustica. Formando redemoinhos de poeira, fuligem e escuridão, o vento continuava violento, ainda assim, consegui enxergar através de sua lente obscura e monocromática, o trio não podia ser visto em canto ou entrada alguma... espera! Desde quando havia tantas entradas assim?

O corredor que antes durava algumas casas apenas se transformara num labirinto, cujo fim não podia ser encontrado, com suas voltas a formar o intestino do Beco Transversal que seguia até o abismo de um desconhecido anormal. O líquido que reduziu a pressão do vento em meus ouvidos se mostrou num tom de preto vivo quando o espelhei entre o polegar e os dedos, nesse momento o berreiro do vento ficou claro pra mim, ele repetia incansável: "O que aqui não se encontra jaz no lugar da não existência".

Depois disso, tudo o que aconteceu foi tão rápido que lembro apenas do vento começando a amansar e antes da boca infernal se fechar. Minhas pernas foram impulsionadas pelo desespero se movendo numa velocidade que nem eu sabia conseguir alcançar.

Até hoje ninguém sabe o que acontece ali, apenas que quem passa por lá agita os ventos, caso soubessem, as pessoas pensariam uma, duas, três vezes até desistirem de atravessá-lo por mais ligeiro que ele possa se apresentar. Gostaria que a rua fosse interditada pra ninguém mais aparecer aqui, pois o beco está cada dia mais faminto. Porém, mal consigo sair de meu quarto, quanto mais fechar a rua; e mesmo que eu pedisse ajuda ou tentasse alertar as pessoas, quem daria moral pra um moleque?

Desprovido de qualquer traço de sanidade, o Beco Transversal continua a espiar minha janela, sorrindo a escuridão das trevas aprisionadas em seu interior. Oculto pelas sombras, ele não pode ser encontrado a não ser por quem deseja devorar, pra esses sua calmaria mortal continua enganosa. Preso aqui, tudo o que me restou é solidão, uma companheira egoísta que não se importa com meu destino: ver pessoas serem devoradas sem nada poder fazer porque ninguém ouve os gritos nem minhas batidas através da janela que continua sensatamente trancada.



Conto escrito por
Mishael Mendes

CAL - Comissão de Autores Literários
Agnes Izumi Nagashima
Francisco Caetano
Gisela Lopes Peçanha
Lígia Diniz Donega
Márcio André Silva Garcia
Pedro Panhoca
Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2022 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução


Compartilhe:

Antologia

Antologia Lendas Urbanas: E se forem reais?

Episódios da Antologia Lendas Urbanas: E se forem reais

No Ar

Comentários:

0 comentários: