Cine Virtual: O Importante é ser Feliz - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Cine Virtual: O Importante é ser Feliz

Conto de Edih Longo
Compartilhe:








Sinopse: Um jovem homossexual passa a maior parte de sua vida com o sentimento incômodo de ser negligenciado pela família por causa de sua escolha sexual. É expulso e encontra aconchego e compreensão junto à tia que, tentando viver uma vida só sua também tinha abandonado a família. Ele encontra finalmente o seu caminho e o seu amor. Perdoa-se, aceitando-se como realmente é. Uma pessoa sensível, não importando em absoluto com quaisquer formas de qualificação. Ele é um ser apenas. Inteiro, indomável e um vencedor.

O Importante é ser Feliz
de Edih Longo

                                                                          

            Dei a volta no quintal para pular pela janela do meu quarto. Mamãe me esperava com uma vara de marmelo. Tentei pular novamente a janela de volta ao quintal e meu irmão mais velho entrou por ela. Ele tinha me visto com Gabriel, meu primeiro namorado. Apanhei tanto que quando acordei, estava estirado na cama com marcas por todo o corpo. O lençol todo ensanguentado. Ao pé da cama, uma velha mala me olhava ironicamente:

            —Para onde vamos, amigo?

            Levantei-me aos tropeços. O corpo inteiro era uma dor só, mas o que mais me doía era o coração. Dizem que músculo não dói, pois o meu parecia uma ferida aberta e sangrando. Se meu pai fosse vivo, será que me entenderia?

              —Não amigo. E agora, que importância tem isso?

            Nunca entendi direito o que se passava comigo. Desde pequeno sempre gostei de coisas femininas. Esperava minha mãe dormir para colocar os vestidos das freguesas. Ficava horas desfilando diante do espelho grande do quarto de costura. Na Escola gostava de fazer ginástica, mas não gostava de jogos com atritos corpóreos. Tinha medo.

            Adorava assistir aos musicais do Cinema americano. Nas Olimpíadas, gostava de assistir aos ginastas. Adorava assistir na TV os balés clássicos. Quando ganhei um cachorro no Natal e dei-lhe o nome de Misha que é o apelido de Mikhail Baryshnikov, ganhei também uma surra. Minha mãe é machista ao extremo e me fez trocar o nome do cachorro.

            Como ela não entende nada de balé, mudei para Fred Astaire e ela adorou só por causa dos filmes. Dá para entender? Aí cheguei à conclusão de que ela não é machista é uma baita ignorante. Quando conheci o Gabriel, fiz a inscrição na Escola de Balé da cidade. Para mamãe essas horas que eu passava lá eram pesquisas que fazia na Biblioteca do Colégio. Meu Deus, que ela nunca descubra que gastei toda a minha mesada nisso.

            —Para onde vamos, colega?

            —Cale a boca. Como posso pensar se você não cala essa boca maldita?

            Lembrei-me de que o Sr. Alencastro era caminhoneiro e vivia fazendo viagens para o sul do país. Não poderia pedir isso a ele, pois fatalmente se negaria a me levar para qualquer cidade. Logo, fiz o que achei que devia: enfiei-me no meio das mercadorias que já estavam acomodadas na carroçaria. Chegamos à primeira cidade e com medo de ser descoberto, fiquei quieto.

            Na segunda, não aguentei e tive que descer para ir ao banheiro. Quando voltei o caminhão não estava mais no local. Chorei desesperado. Não sabia onde estava. Era madrugada e chovia. Fiquei horas embaixo de uma árvore esperando clarear.

            Abri a velha mala e me emocionei ao ver um maço de dinheiro e o endereço de uma tia em São Paulo. Mamãe não me abandonara totalmente. Mostrara-se dura para dar um exemplo. Não é fácil criar cinco filhos sozinha. O pequeno bilhete feito com letras analfabetas, dizia: “Seja feliz!”

~§~

            Minha tia me acolheu de forma tão amorosa que cheguei a me sentir mal. Expliquei-lhe imediatamente o que tinha acontecido e ela, afetuosa e sincera:

            —Somos feitos para sermos felizes. Sua mãe me avisou e eu a censurei. Não entendemos todos os mistérios que a vida nos mostra. Temos que aprender a desvendá-los aos poucos. Vou adorar ter você comigo. Já arrumei o seu quarto. Vá tomar um bom banho e descansar, depois pensaremos um futuro.

            Aquela mulher que eu mal conhecia, pois tinha saído de nossa cidade à cata de uma identidade própria, adotara-me e eu a ela. Tia Carmen era uma espécie de ovelha negra de uma família de doze filhos. Era irmã mais nova de minha mãe que sempre a criticava por ter deixado tudo quando os pais de ambas morreram.

            Ela veio, formou-se em engenharia química e trabalha numa Empresa conceituada. Com apenas trinta e cinco anos é uma profissional respeitada. Arrumou vaga no Colégio, um emprego de Office boy na própria Empresa em que trabalha e me disse:

            —Agora escolha as armas certas. Pise suas próprias pedras. Levante o peito e enfrente a vida que é diária. Nunca deixe ninguém ser dono de você. Acima de tudo, respeite as leis sociais; respeite seus semelhantes e seja feliz.

            Tirou da bolsa um papel onde entre lágrimas li minha inscrição em um curso de Balé Clássico.

            —Seja o melhor no que escolher fazer. Um dia, espero ser ressarcida não em dinheiro, mas em orgulho.

            Nunca briguei tanto por um lugar ao sol como agora. Deus já escolhera minha rota, agora cabia a mim a melhor forma de a seguir. Ensaiava mesmo depois que todos os alunos iam embora, pois me ofereci para limpar o salão da escola depois das aulas. Ficava naquele espaço mágico sozinho, dançando e inventando passos.

            Numa apresentação livre proporcionada pela escola, fui aplaudido de pé e minha Diretora colocou o quadro que eu tinha inventado no programa de final do ano. Um empresário presente me convidou para trabalhar em um canal de televisão como professor corporal para os atores. Era o meu primeiro grande emprego.

            Estava ganhando muito bem e agora podia ousar comprar meu cantinho. Comprei um apartamento com dois quartos. Quando entreguei as chaves e a escritura provisória para tia Carmem, ela não acreditou:

            —Mas, em meu nome?

            —É seu. Quando terminar de pagar, terá a escritura definitiva. O meu, pretendo comprar no exterior. Claro que sempre terá um quartinho pra você arrumadinho. Estou pensando em no máximo dois anos, ir pra Europa. Vou meter as caras, tia. Começo lá do calcanhar, vou subindo pelas pernas, tronco, até chegar à cabeça da Europa, que acha?

            —Já o vejo lá, filho.

            Minha tia nunca me perguntou com quem ando, se estou namorando, com quem estou namorando. Apenas sorri e me pergunta: está feliz?

            Inscrevi-me em uma Escola de Balé Russa. Fui fazer os testes e claro, não passei. Não me decepcionei, pelo contrário, aquilo me deu ímpeto para continuar tentando uma vaga. Conheci o amor da minha vida. Aquele com quem eu queria passar a vida toda e apenas ser feliz. Marcos Moriel, um espanhol também apaixonado pela dança.

            Formamos uma dupla afinadíssima, criávamos nossa própria coreografia e nos apresentávamos em festas de casamento, aniversário, formatura. Onde houvesse um espaço, a gente estava lá. Mirna Oliveira, uma portuguesa muito talentosa juntou-se a nós. Com o tempo ficamos conhecidos no meio e aconteceu o óbvio.

            Numa de minhas inscrições para a Escola, nem precisei passar por todos os testes, fomos os três aceitos e estávamos integrados, finalmente, a um grupo sólido. Mas, eu queria mais. Comecei a enviar matérias promocionais do grupo e qual não foi a minha surpresa quando um dia, um empresário americano me procurou:

            —Gostariam de uma nova experiência? Estou procurando bailarinos clássicos para um musical da Broadway. Claro, podemos conseguir isso em Nova Iorque mesmo, mas queremos experimentar gente nova.

            Éramos quinze no grupo e todos aceitaram. Ficamos dois anos em cartaz. Enquanto a peça acontecia, fazíamos cursos no Ballet of New York, onde surgiu uma oportunidade para nos apresentarmos também. Foi um período de muito trabalho. No meu aniversário de trinta anos, recebi a presença luminosa de minha tia Carmem. No final de uma apresentação, vi aquela figura meiga chorando na primeira fila.

            —Obrigada, filho, eis o ressarcimento ao qual eu me referi um dia. Você é mágico. Voa como os pensamentos bons e os pássaros livres.

            Um dia, o empresário chegou exultante dizendo que recebemos uma proposta para excursionar pela América do Sul. Suei frio. Confesso que nunca pensei que voltaria ao meu país.

            Começaríamos pelo Brasil. Imaginei-me como muitas vezes fiz, inclinando-me para os aplausos, e lá, nas cadeiras da frente a minha mãe e meus irmãos com os olhos cheios de lágrimas acenariam para mim com orgulho. Fingia que as pessoas que se sentavam na primeira fila sempre eram eles e chorava por dentro. Passei as mãos pelas costas e senti as dores antigas voltarem.

            Respirei fundo, balancei os cabelos jogando para longe as más recordações e aceitei o desafio. As apresentações em São Paulo foram magníficas. Como sempre, a minha querida tia estava lá na primeira fila. Fizemos mais vinte e cinco apresentações pelo país depois fomos para o Chile, Argentina e Venezuela.  

            Em todos os países, eu continuava procurando a minha mãe e meus irmãos na primeira fila. Aliás, mesmo na Europa eu os procurava. Comprei o meu sonhado apartamento e mandei as passagens para Tia Carmem. Eu a queria perto de mim. Ela estava ficando velha e muito solitária. Ela chegou em uma manhã de outono. Linda, com um expressivo sorriso. Abraçou Marcos e apenas perguntou:

            —São felizes?

            Havíamos feito mais de vinte apresentações por vários países da Europa. Eu já estava fazendo Direção Artística quando substitui Mr. Benson, mas continuava atuando. Precisávamos encerrar a temporada em Nova Iorque e criamos um espetáculo completamente moderno. A coreografia estava divina e fora feita pela Mirna Oliveira.

            O Marcos estava hospitalizado e eu muito preocupado com o seu estado de saúde, mas precisava ser forte. Sempre precisei ser forte. O espetáculo foi fantástico. Dancei por mim e por Marcos. Graças a Deus, ele saiu do Hospital antes da estreia. Em sua homenagem, os figurinos eram todo nas cores da conhecida bandeira similar ao arco-íris.

            O som dos aplausos do público em pé pareceu-me a mistura de todas aquelas cores, fez-me sentir um rei com os seus vassalos aos meus pés saudando. Então, assumi minha identidade sexual definitivamente, e fiquei de bem comigo.

            Quando me reclinei para os agradecimentos, minha vista se anuviou, senti uma dor tão grande no peito que pensei que fosse sufocar. Lá na primeira fila, estavam a tia Carmem, minha mãe e todos os meus irmãos acenando para mim. Passei uma borracha no passado, reorganizei as linhas do presente e apenas os abracei chorando e imaginando um mar azul e calmo de futuro. Quando apresentei o Marcos para minha mãe, ela disse:

            —São felizes?

            Apenas a olhei e quando vi o brilho intenso naqueles olhos, finalmente, senti que aquele orgulho era o meu valor de importância para ser feliz.


Conto escrito por
Edih Longo

CAL - Comissão de Autores Literários
Agnes Izumi Nagashima Eliane Rodrigues
Francisco Caetano
Gisela Lopes Peçanha
Lígia Diniz Donega
Márcio André Silva Garcia
Paulo Luís Ferreira
Pedro Panhoca
Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2022 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução





Compartilhe:

Comentários:

0 comentários: