Feriadão WebTV: O Amigo Fiel - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Feriadão WebTV: O Amigo Fiel

Conto de Luiz F. Haiml
Compartilhe:







Sinopse: Julinho tem um sonho, um sonho perturbador, e a partir desse começa a desconfiar da esposa, e do melhor amigo deles, que é solteiro. Tais suspeitas aumentam ainda mais por outro fato que irá ocorrer, até que um dia, Julinho tomará uma atitude.



O Amigo Fiel
de Luiz F. Haiml

 

 Julinho e Julia estavam juntos há quase dez anos. Na verdade, quase treze, contando o período de namoro. Um dia, num sonho, Julinho viu a esposa a casar-se com o melhor amigo deles. Beijaram-se (levantando as máscaras), Julia e o outro, apaixonadamente. A realidade havia passado para o sonho, em tempos de Covid, os personagens desse, com exceção de Julinho, estavam todos protegidos. As máscaras eram de cores várias, mas em todas a mesma decoração: uma boca voluptuosa, a sorrir, lábios que também variavam de cor. A noiva então jogou o bouquet, os recém-casados acenaram as últimas despedidas e embarcaram numa enfeitada limousine que se sumiu dentro de um horizonte ensolarado.

 Julia estava linda de noiva. Julinho sabia que ela ali aparecia como queria ter se casado na vida real: vestido com véu, grinalda, luvas, tudo de um branco imaculado que gerava um belo contraste com os grandes olhos negros e a vasta cabeleira longa e escura da esposa. E mais, Julia ali aparecia rejuvenescida, estava como nos dias em que Julinho a conhecera.

 O outro, o amigo, vestia um fraque, cartola, flor na lapela – trajes que Julia sempre admirava quando via em cerimônias. Além de elegante, o outro também voltara à juventude, por isso haviam sumido dele os dissabores que uma vida de solteirão dera a seu físico. Julinho via a cena toda posicionado junto à porta da igreja, de pé ante a escadaria que ligava o templo à rua.

 Não era uma situação tão estranha a ele, não totalmente. Sonhos de Julia com outros, entregando-se, voluntariamente ou não, a esses, já haviam lhe ocorrido antes. Julinho divertia-se muito com tais momentos, tornava-se voyer de tais encontros, inclusive aproveitando alguns para seu próprio prazer. Mas até então, só haviam envolvido estranhos, nunca conhecidos. Às vezes, em tais oníricos episódios, Julinho conseguia tomar certas atitudes, em outros, porém, nada podia fazer, a não ser observar. Afinal, neste universo dentro do sono, que existe sem consistente substância, que ninguém sabe exatamente como surge nem a dimensão em que existe, qual a certeza de agirmos por mão própria, ou essa ser movida por outras forças?

 Julia adorava estudar sonhos. Queria sempre saber o que o Julinho sonhava, para ir então buscar simbologias e significados do que escutava. Queria muito testar uma ideia que ouvira uma vez “os amantes, mesmo adormecidos numa mesma cama, poderão sonhar os mesmos sonhos?”. Além do que poderiam representar, acreditava serem os sonhos possíveis canais de comunicação entre as pessoas - e ela era favorável a que essa comunicação deveria ser estudada de modo científico, treinada de forma consciente – além disso, serviriam eles como portas entre nós e seres feitos de matéria que não a nossa, criaturas essas que viveriam em faixas dimensionais não captadas por nossos sentidos comuns. Julia achava fascinante a ideia de que, ao sonharmos, estamos dentro do nosso cérebro, e, nesse interior, é como se estivéssemos aqui fora: há cores, formas, sons, cheiros, movimentos e uma tridimensionalidade igual a do lado de cá. No entanto, e isso todos sabemos, as coisas lá vão ao surreal, e o tempo, o espaço e os acontecimentos podem se alterar de formas surpreendentemente ilógicas. Julia queria ter sido psicóloga. A vida, porém, a empurrara a outros rumos, ajudar na empresa do marido, os filhos. Talvez um dia.

Julinho a satisfazia contando seus sonhos, menos aqueles em que a achava com outros, desses Julia não ficava sabendo. Mas ele decidiu que o do casamento dela com o melhor, e mais querido dos amigos do casal, esse lhe revelaria. Enquanto fazia a Julia o seu relato, percebeu a esposa ir apresentando aquele comportamento, que os anos de convívio o ensinaram a reconhecer, quando ela queria se afastar de algum assunto. Aquilo foi inquietando Julinho. Terminada a narrativa, a mulher evitava olhar para ele e procurava assuntos não relacionados aos que tinha escutado. Logo ela, uma estudiosa dos sonhos. Tal reação, tal estranha atitude dela diante ao que ouvira, atiçaram algo em Julinho, uma pequena brasa, que logo aumentaria de modo irreprimível.

 O que ele, porém, desconhecia, é que a esposa, ao adormecer, ao submergir no estágio que leva às terras de invisíveis fronteiras, também, vez que outra, o achava com outras, em situações diversas. E, como ele, escondia-lhe tais sonhos. Enquanto isso, a brasa atiçada virara um fogo que turvava cada vez mais, com sua intoxicante fumaça, as inquietações de Julinho. Tomou ele ares de Casmurro, passou a ser um rigoroso vigia da mulher e do amigo: os olhares eram constantes? os beijos calorosos? os abraços demorados? o que diziam ao telefone? Além disso, fazia de tudo para que, o menos possível, tivessem contato um com o outro, e se por ventura fosse inevitável o encontro, procurava não deixá-los a sós.

 Julinho começou a arrumar desculpas para saírem mais vezes, só os dois, ele e a mulher. Era hora do casal tirar um tempo maior para si, e assim ele planejava, para logo, e em muito guardada surpresa, uma nova lua de mel. Porém, ficava cada vez mais difícil controlar as chamas da dúvida, da incerteza e da desconfiança, que se ampliavam e revolviam sem parar em seu peito, ainda mais depois de um outro sonho que veio a Julinho: ele e Julia passeavam com um casal de conhecidos, quando, inesperadamente, Julia é questionada pela amiga “lembrava ela de um certo fulano de tal, com quem deixara de ser virgem”. Tal revelação, embora tivesse se dado fora da realidade, foi como jogar álcool no que já queimava inapagável pelo coração e miolos de Julinho, pois a esposa sempre garantira ter sido ele o seu primeiro.

 Até que um dia, a gota d’água: sua mulher e o amigo sentados, muito juntinhos, no sofá da sala, ela o braço envolto no pescoço dele, as faces tão próximas, tão próximas.... Tomou Julinho as dores de Othelo, mas não a matou, matou o amigo. Silencioso e rápido buscou no quarto um revólver que há poucos dias comprara, e disparou uma, duas, três vezes... Talvez também a tivesse matado, mas Julia gritou e correu e conseguiu ir para a rua. Julinho, após o gesto alucinado, caiu de joelhos, atônito e em lágrimas, diante do que tinha feito. Veio a polícia, e ele deixou-se prender, sem reação Pegou uma longa pena.

 Confusa com o que tinha acontecido, traumatizada com o que presenciara, Julia não quis ir visitá-lo. Bom tempo passou, até ela mudar de idéia. A primeira coisa que lhe disse foi “Louco, tu tem noção do que tu fez?” Ele nada respondeu. Ela ainda estava com raiva. Disse-lhe mais algumas coisas. “Tu sabia que ele não tinha ninguém. E assim como ele te considerava um irmão... eu também considerava ele.” E Julia saiu. Voltou tempos depois e, com a certeza de que ainda amava Julinho, tentou se comunicar de uma maneira mais efetiva. Desejava que suas palavras realmente o atingissem, despertassem nele algum tipo de reação. Aquele silêncio a afligia de uma maneira quase claustrofóbica. E não poucas vezes sonhara que na prisão lhe cortavam as cordas vocais.

“Tu tá bem? Precisa de alguma coisa?”. Julinho ora a olhava, ora baixava a cabeça, mas nada dizia, nada respondia. Então Julia o visitou, meses depois, uma última vez.

 “Sabe... não adianta negar, eu ainda te amo, acho que isso não vai mudar.” Nenhuma palavra, nenhuma reação positiva obteve dele, e acrescentou “Vou orar por ti, eu sei que tu te arrependeu. E tenho certeza que Deus já te perdoou...fica bem tá?" Foi-se e nunca mais voltou, o silêncio dele pesando-lhe no peito a ponto de transbordar pelos olhos que tentava inutilmente secar com o dorso das mãos.

 Julinho soube então que queriam soltá-lo antes da pena cumprida. Apesar de acharem-no estranho – pouquíssimo falava com os outros presos ou com os guardas – não incomodava, assim decidiram pela soltura, um a menos nas lotações penitenciárias, e do lado de fora ia ele seguir sob o olhar atento de um psiquiatra. Julinho, porém, adoeceu.

 “Adoeceu-se” comentavam na prisão, querendo dizer que ele não havia sido contaminado por nada, mas que o mal surgira de dentro para fora. A doença agravou-se, e a burocracia impediu que desse seu suspiro final longe das grades. Pelo menos houve tempo dele ter um último sonho.

 “Lá estava Julia, exatamente como no sonho que o levara ao crime: mesmo vestido, rejuvenescida, casando-se com alguém trajado da mesma forma como o outro – o amigo que o acompanhara desde a adolescência, o mais fiel e companheiro dos amigos – e lá estava a limousine enfeitada, adornada a esperar os noivos. E, de novo, as máscaras, com os mesmos variados coloridos, mas agora todos os lábios tinham uma só cor, escuros como a noite, e as bocas não sorriam, viravam-se para baixo como aquelas bocas tristes do teatro trágico. Então o beijo, o voltar-se para os convidados, e, em enorme, e despreparada surpresa, Julinho a descobrir que o acompanhante de sua esposa, não era outro a não ser ele próprio. E enquanto Julia lançava o bouquet, Julinho buscou o alto da escadaria. Ao lado da porta da igreja, de pé, e a sorrir, estava o amigo, seu melhor amigo, aquele que, em vida, matara.”


Conto escrito por
Luiz F. Haiml

Desenho
Karollayne Foschieira. dos Santos

CAL - Comissão de Autores Literários
Agnes Izumi Nagashima Eliane Rodrigues
Francisco Caetano
Gisela Lopes Peçanha
Lígia Diniz Donega
Márcio André Silva Garcia
Paulo Luís Ferreira
Pedro Panhoca
Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2022 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução




Compartilhe:

Contos Literários

Episódios do Feriadão WebTV

Feriadão WebTV

Comentários:

0 comentários: