Boletim Virtual: 10x05 - Entrevista com Max Rocha - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Boletim Virtual: 10x05 - Entrevista com Max Rocha

Compartilhe:

 




NA EDIÇÃO DE HOJE DO BOLETIM VIRTUAL:

- A contribuição da WEBTV, que trouxe um toque visual à obra, me deu ainda mais vontade de seguir com o projeto, diz Max Rocha no Diário do Autor
- As últimas notícias no Giro Virtual com Ritinha
Visão Crítica disseca terror clichê da webtvplay com Marcelo Delpkin
- Mundo Virtual é Simulacro do Real? com Hans Kaupfmann no Entrelinhas.



  BOLETIM VIRTUAL - 10x05
 (DOMINGO, 30 DE JANEIRO DE 2022)

 


VISÃO CRÍTICA DISSECA TERROR CLICHÊ DA WEBTVPLAY - por MARCELO DELPKIN

MARCELO DELPKIN: Olá, queridos leitores e queridas leitoras do Boletim. Como foi a passagem de ano? Espero que tenha sido boa. 

Bem, vamos à primeira resenha de 2022. Eduardo Canesin publicou, no último mês de agosto, um breve conto de terror que deu o que falar na Webtvplay, e é sobre essa história que vou comentar.

 

 

A Mais Absurda e Padronizada História de Terror Clichê conta exatamente aquilo que diz o título. Alex é um policial acostumado a lidar com trotes de crianças a todo instante, até mesmo nas celebrações mais populares. No dia das bruxas, que é o famoso Halloween, ele recebe uma ligação de um garoto que diz ser perseguido por fantasmas e que a babá fora possuída pelo mal. O delegado o envia para uma missão na casa do garoto. Ainda assim, Alex está certo de ser apenas mais um trote. Era o tipo de policial que entrara a fim de exterminar pessoas e abusar da autoridade, mas que agora se contentava em escrever relatórios e com outras tarefas burocráticas. Enquanto isso, Alex — e o autor-narrador — contextualiza clichês sobre fantasmas, como o fato de preferir casarões a favelas. 

Ao chegar à mansão do garoto, o protagonista logo observa elementos estranhos por lá. Ao entrar em um quarto escuro, uma voz respondeu aos comandos de Alex, que se encheu de pavor. Era Abdael, um ser maligno que dominava a babá, Letícia, e a deixava desfigurada. Ela tentava impedir o policial de sair do quarto, atravancando a porta.

 

 

A irmã mais nova do menino gritava no outro quarto ao ser atacada pelo ursinho de pelúcia, também possuído e ávido por matar as crianças. Alex pegou os pequenos e os colocou dentro do carro. Fugiu com eles. O clichê absurdo do título? O brinquedo montou no triciclo elétrico e perseguiu as vítimas com uma admirável velocidade, em meio ao trânsito da cidade. Alex teve a ideia de entrar na favela, sabendo que Abdael não entraria lá. Até que um carro passou por cima do pobre ursinho. Minutos depois, esse carro capotaria dezenas de vezes, matando o condutor alcoolizado. Por fim, as crianças foram salvas e se mudaram com o pai para outra cidade, e a história foi esquecida como um simples “trote”.

 

 

A história conta e, ao mesmo tempo, critica ironicamente, as histórias de terror tão batidas (e adoradas) nas plataformas literárias como o Wattpad, nas séries de TV e de streaming e, especialmente, no cinema dos anos 80. Quem nasceu até essa década acabou por ver as cenas mais macabras do Chucky, dos Gremlins, do carro Christine ou dos tomates assassinos, não é verdade? Clichês e mais clichês fazem parte desse universo — como o casal que transa bem na hora do ataque, a loira que perde o salto e cai no meio da grama ou o inconsequente que sai para dar uma volta na rua escura e deserta depois da meia-noite em plena lua cheia. 

Outro aspecto interessante está no toque de manchete policial no decorrer do conto, de modo a oferecer um realismo em meio à estranheza dos acontecimentos sobrenaturais. Por outro lado, a comparação que Alex faz entre sua esposa Janete e o fantasma Abdael pode soar antiquado, pejorativo e machista para parte da audiência, mas não quebra o encanto pela leitura. 

Sobre os aspectos gramaticais, há raríssimas inadequações, além de bastante fluidez na sequência dos acontecimentos e da boa escolha das palavras. Dos três atos, considero o segundo o mais impactante e com melhor desenvolvimento com relação aos outros dois. 

Curiosos para ler a história por completo? Aí vai o link. 

Em fevereiro, será que o Ed Ronaldo passará no teste da Visão Crítica? Espero vocês lá. Até a próxima!

 

 


MUNDO VIRTUAL É SIMULACRO DO REAL?
 - por HANS KAUPFMANN

O início da MV confunde-se com o início da internet. Achou forte isso? Mas é verdade. A cultura TELEVISIVA  era tão forte que o MV  sempre foi um simulacro (e ainda é, com certa adaptação temporal) da cultura no qual a televisão latinoamericana nos impõe e as séries estadunidenses nos influenciam.

O advento das plataformas de Streaming, associado com o acesso de produções orientais  trouxe-nos algum frescor de mudanças, mas sem rupturas bruscas por conta de um mercado vinculado e atento a fórmulas comercialmente rentáveis, e estratégias de marketing.

Enquanto nós, meros mortais, tentamos escrever roteiros fechados, coerentes e autorais. O mercado cada vez mais se vê orientado a escrever roteiros com alternativas A, B e até C. Testando com plateias, revisando em tempo real para com a popularidade, e distribuindo recursos com a tendência de aceitação.

A crise criativa é notória. Reboots e Remakes enchem os cinemas. Franquias ressuscitam do nada. Hypes são simulados para aferir futuros. Há uma guerra velada entre roteiros adaptados X originais.

E frente a isso tudo a pergunta é: Qual o glorioso propósito (mimetizando LOKI) do MV?  Seguimos a margem, no underground, sob o nicho do exercício?

Ainda somos o simulacro dos anos 2000? Ou andarilhos no acostamento virtual do mundo real?

Nossa autoralidade está conectada com a cultura humana, ou é apenas um exercício narcisista ? Procuramos a relevância dentro do que criamos? Gerenciamos nossos talentos?

O início da MV confunde-se com o início da internet. A internet encontrou seu glorioso propósito se desvinculando, enfim da TV. E o MUNDO VIRTUAL?



FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MV - por RITINHA

RITINHA:
 
Oieeeee, amores. Turo bom? Que saudade, minha genta. La diva mexicana chegou pisando com o pezinho de princesa em 2022. Menina, to passada, janeiro já tá chegando ao fim. Socorro, tempo. Vai com calma que eu quero um ano baphonico, viu? Vem com a titia, que vou soltar as fofocas de hoje.





BATE-PAPO RENOVADO

Kiki, fia, o Web Show foi renovado para mais uma temporada. O Marquinhos Vini renovou o contrato com a WebTV e vai comandar a quinta temporada do talk show. Previsto para janeiro, a estreia foi adiada para fevereiro. As gravações seguem a todo vapor.


DE VOLTA

Magda, depois de alguns meses em hiatus, o Megapro voltou a ativa na segunda quinzena de janeiro. As produções "Esposa de Judas, A Teia, Amor é Fogo" apresentaram capítulos inéditos.



NIVER

Bete, o Blog da loira mais amada do MV completa 13 anos em fevereiro. Sempre levando a informação com uma pitada de humor, o blog da Zizi mora no coração dos internautas do MV e é referência no jornalismo virtual. É sucesso que fala, miga? 


MAIS HISTÓRIAS I

Florinha, a CAL - Comissão de Autores Literários entrou em recesso em janeiro, menina. A equipe é responsável por sugerir e avaliar novas antologias e contos literários na WebTV e webtvplay. Os  trabalhos retornam em fevereiro e haverá a tradicional reunião via Google Meet com o Gabo, o coordenador da CAL. Já tô ansiosa pra saber o que vem aí...


MAIS HISTÓRIAS II

O investimento nos contos e antologias estão confirmados na programação 2022 da WebTV e webtvplay, Márcia. O segmento conquistou novos autores e impactou diversas faixas etárias.


QUASE AO VIVO

Baby, o Gabito voltou das férias e sentiu a vibe da apresentação quase ao vivo. Acontece que foi agendado para hoje à tarde as gravações do Diário do Autor e do "Curte ou Deleta" no Misturama. Já a exibição ficou marcada para hoje à noite, com o Boletim às 21h40 e o Misturama às 22h30. Quem sabe em breve os webprogramas não sejam "ao vivo"? Seria o máximo, né non? Fica a dica.


MARATONA I

Parece que por enquanto o Misturama e Boletim Virtual seguem gravados. Com o fim das férias, na próxima semana o boss vai adiantar as gravações dos próximos episódios.


MARATONA II

Enquanto se prepara para se despedir da série "A Marca do Primogênito" com Anderson Silva e Marquinhos Vini, o boss volta em fevereiro com Estações da Vida - 2ª Temporada e Família Virtual - 2ª Temporada. Os trabalhos não param, por esse motivo o entretenimento e jornalismo também terão frente de gravação.


PLAY 2022

Menina, a webtvplay reservou o dia 6 de fevereiro para o início da temporada 2022. A baphonica série Seas, de Rafael Oliveira fará parte do retorno. Não deixe para o último dia. Reserve sua cabine para acompanhar Seas.


RITINHA: E a titia fica por aqui. Eu volto mês que vem. Beijinhos de luz.



 

A CONTRIBUIÇÃO DA WEBTV, QUE TROUXE UM TOQUE VISUAL À OBRA, ME DEU AINDA MAIS VONTADE DE SEGUIR COM O PROJETO, diz MAX ROCHA

Ele mora em Alfenas/MG. Já tentou a música, astronomia, acupuntura e hoje seu hobby é literatura. Max Rocha, estreou no mundo virtual com a minissérie "As Aventuras de Ed Ronaldo (o detetive soberbo)", que conta a história das misteriosas aventuras detetive e seu staff: a amada Diana Helena, e seus pets Bilau e Baretta. A obra vai ganhar uma versão impressa a partir de março. Max acredita que as palavras escritas trazem à tona a correnteza da alma; muitas vezes revolta, noutras tantas mais calma... Nossa mente é, talvez, um mar de pensamentos alheios à nossa própria vontade. Max Seja bem-vindo ao Diário do Autor.




MAX ROCHA:
Olá pessoal. Sou o Max. Muito prazer em estar por aqui, neste espaço, com vocês! Leiam meu Ed Ronaldo e opinem; tenho certeza que isto irá diverti-los um pouco, nestes tempos tão difíceis. Abraços.

GABO: Max, quando você percebeu o interesse pela escrita e como foi encarar o primeiro projeto?

MAX: Olá Gabo. Sempre gostei de ler, e tinha algumas facilidades para desenvolver redações na escola. O problema era a letra ruim (rsrsr); com o advento da tecnologia computadorizada, resolvi me arriscar a expor minhas ideias no site Recanto das Letras, em 2010.  Por lá muito apanhei, navegando por vários estilos, que  hoje contemplam 261 textos, com um total de 35.519 leituras. O primeiro texto foi um fracasso, em termos de leituras, mas não desisti...

GABO: No início sempre encontramos algumas dificuldades que ao longo do tempo vão somar como aprendizado. Quais dificuldades você destaca e o que você aprendeu com elas?

MAX: O escritor, ou candidato a tal posto, sempre quer ser lido e receber feedbacks sobre suas criações. Até mesmo para balizar seu caminho; se deve continuar como vem fazendo, ou mudar de rumo. No início, a frustração de ser ignorado é desestimulante. Porém, como estamos aqui sempre para aprender, percebi que se deve ler para ser lido; e isso me trouxe amizades virtuais e literárias, muito positivas, ao longo destes 12 anos!

GABO: Max, quais são as suas fontes de inspiração? Quais autores são suas referências? E no momento da escrita, você prefere o silêncio ou a música te acompanha?

MAX: Aprecio os autores do mistério detetivesco, como Arthur Conan Doyle, Agatha Christie, Edgar Allan Poe, Luis Fernando Verissimo, Rubem Fonseca. Na literatura infantojuvenil, Monteiro Lobato, Lucia Machado de Almeida, Marcos Rey. A irreverência dos cronistas como Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Clarice Lispector, entre outros mestres. Sempre escrevo ao som de música instrumental, relacionada ao tema. É inspirador.

GABO: Como você descobriu o mundo das emissoras virtuais? Quais foram as suas primeiras impressões? O que achou da proposta de uma emissora voltada a escrita e leitura?

MAX: Gabo, sou iniciante no MV. Na verdade, nunca tive muita noção do que isso representaria. Apenas queria expor minhas elucubrações literárias (rsrsr), ao escrutínio de possíveis leitores. A maré me trouxe à WEBTV. No início custei um pouco a entender a proposta da emissora (alguns conhecidos me contataram, entendendo que os textos seriam exibidos em formas de imagens ou filmes...), mas hoje entendo que a proposta é revelar bons roteiristas. Quem sabe algum produtor profissional nos descobre? Rsrsrs...

GABO: Como surgiu a história "As Aventuras de Ed Ronaldo (o detetive soberbo)"? Qual curiosidade você pode compartilhar sobre a construção da minissérie?


acesse o site aqui


MAX: Estava, como todos atualmente, em momento pandêmico sombrio. Queria fugir um pouco, procurando leveza e bom humor. O detetive Ed Ronaldo, com toda a sua soberba e autoconfiança, surgiu a partir da inspiração no comportamento de um concorrente, em concurso literário de suspense e terror. Os primeiros contatos não foram agradáveis, dada a dificuldade de lidar com o ego do indivíduo. Hoje, agradeço muito a inspiração recebida, a qual rendeu muita ironia, presente nas aventuras do candidato a Holmes! (Rsrsr).

GABO: Com qual personagem da minissérie você se identifica? Teve algum personagem que o desenvolvimento foi um pouco complexo pra você?

MAX: Com o próprio Ed Ronaldo. Meio impaciente, preciso aprender a ouvir mais que falar (rsrsrsr). O Ed Ronaldo maduro, aos 39 anos, apresentado no último capítulo, como um possível futuro alternativo, foi o que mais trabalho me deu: como apresentar um personagem amadurecido, amargurado, em contraposição à jovialidade e autoconfiança do jovem Ed? Fiquei temeroso...

GABO: O bloqueio criativo é o grande antagonista do autor. Você já passou por esse momento? Qual dica você deixa para os autores que passam pelo bloqueio?

MAX: O Tal bloqueio criativo é terrível. Já passei muitas vezes; em verdade, estou tentando sair de um destes, no presente momento. Geralmente acompanha períodos de stress e pouca interação literária. Acaba porém, assim como começa. Ler grandes autores, participar de concursos literários, revisitar velhas obras; tudo ajuda!

GABO: "As Aventuras de Ed Ronaldo" vai sair da tela virtual para a versão impressa. Como surgiu a oportunidade? Quais são as expectativas e como foram os trabalhos internos com a editora?

MAX: Gabo, o livreto "As Aventuras de Ed Ronaldo (o detetive soberbo)", produzido pela Editora Soul, de São Paulo, já está pronto, e será lançado, nas plataformas de Market Place, em forma virtual (e-book) e livro físico, a partir de março de 2022. Como produzi a coletânea, com 11 contos, ao longo de 1 ano, recebi muitos comentários e incentivos dos leitores; um deles dizia assim: "estamos testemunhando o nascimento de um grande livro de aventuras..." Foi o estímulo que faltava. A contribuição da WEBTV, que trouxe um toque visual à obra, me deu ainda mais vontade de seguir com o projeto.

GABO: Max, fico feliz em saber que a WebTV contribuiu com o lançamento impresso e na versão e-book.

MAX: 🖖🤝🖖

GABO: Qual a sua opinião sobre a crítica? Como você lida diante dela?

MAX: A crítica, uma vez feita com educação e ética, por quem realmente tenha lido a obra, apontando problemas e qualidades, norteia o escritor. Mesmo que pouco palatável a princípio, se negativa, mostra interesse de alguém que saiu da superficialidade do elogio genérico, certamente contribuindo para o amadurecimento. É necessária, e completa o ato maluco de expor o que se passa em nossa mente (rsrsr).

GABO: O futuro não está muito distante. Pensar e planejar é fundamental para os trabalhos saírem do papel. Conta pra gente, quais são seus planos para o futuro?

MAX: Enviei mais 3 obras à WEBTV, nas áreas de Ficção Científica, Terror e Ficção Histórica. Estou aguardando o feedback. Espero que sejam aprovadas. Atualmente, trabalho, nos fins de semana, em uma possível obra literária maior, talvez uma novela (ou seria um conto extenso?), envolvendo a psique humana e suas agruras... Ah! E estou ansioso pelo desempenho do livro do Ed, com 108 páginas!

GABO: Quem é Max Rocha fora do Mundo Virtual?

MAX: Max Rocha é médico, com especialização na área do envelhecimento; meia idade, pai de 2 belas moças, marido, filho e sonhador, a procurar na literatura um alento para o cotidiano!

GABO: Chegou a hora do nosso bate-bola jogo rápido. Preparado?

MAX: Vambora...

BATE-BOLA:

LITERÁRIO: Criação
LIVRO: São Bernardo (Graciliano Ramos)
ESCREVER: Construção
ED RONALDO: Soberba
DIANA HELENA: Praticidade
CÃOZINHO BILAU: Energia
CACATUA BARETTA: Observação
FRASE: Uma longa caminhada começa sempre com o primeiro passo
MAX POR MAX: Inquieto e sonhador

GABO: Max, deixe uma mensagem para o público.

MAX: Pessoal da WEBTV, agradeço muito a oportunidade de dividir meus anseios e neuroses com vocês. Está sendo um prazer estar aqui, ao longo de 2021/22, encontrando um pouco de diversão e alento literário neste interessante espaço do MV, em momentos tão complicados. Vida longa e próspera a todos! Um abraço do Max Rocha... e, leiam meu Ed Ronaldo😬😊!

GABO: O Diário do Autor no Boletim Virtual fica por aqui. Voltamos no próximo episódio com mais uma entrevista inédita, aqui na WebTV. Ótima semana a todos e um grande abraço virtual.


 editor-chefe
 
Gabo

 equipe
Gabo
Hans Kaupfmann
Marcelo Delpkin
Ritinha

entrevista
Max Rocha

 jornalismo
 contatoredewtv@gmail.com

 

 REALIZAÇÃO

   

 Copyright © 2022 - WebTV
 www.redewtv.com
 
Todos os direitos reservados
 Proibida a cópia ou a reprodução


Compartilhe:

Boletim Virtual

Edições do Boletim Virtual

Jornalismo

Livre

No Ar

Comentários:

0 comentários: