Cine Virtual: Mulheres de 40 Também Sonham - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Cine Virtual: Mulheres de 40 Também Sonham

Conto de Bruna Longobucco
Compartilhe:








Sinopse: Valentina suportou o abuso psicológico durante anos, até que um dia ela conseguiu enxergar além do espelho, além de sua imagem desbotada e finalmente criou coragem para demolir as paredes do silêncio construído em torno de um casamento infeliz.



Mulheres de 40 Também Sonham
de Bruna Longobucco

 

A casa no fim da esquina não era pequena nem grande. Nasceu como uma a mais na linha sucessiva, coexistindo, medianamente pacífica. Não abrigava pouco, nem comportava o excesso. Apenas sobrevivia. Assim como muitos de nós, em nossas várias versões... Somos como ângulos ou formas afins; rios que deságuam em oceanos, atores ou meros espectadores.

Enfim, pessoas que conhecem as janelas e, com elas, os sonhos, mas, que em certo ponto, lidam com as portas, entendem seus limites. Concepção de que, cedo ou tarde, daremos adeus às buscas insensatas e ficaremos suspensos. Em aparência, substanciais, no entanto, assustadoramente frágeis. De um lado, a vontade de correr. Do outro, a responsabilidade em ficar.

À margem, alguns se vão. Partem ansiosos em direção ao que não souberam definir, foi desafio e arriscaram tudo, por temer um dia ser nada. Ah, mas no horizonte que se estende plano, no cenário urbano, muitos permanecem sem escolha. Nitidamente reais e ainda assim opacos.

Com a casa deu-se a mesma história. Embora almejasse o topo da montanha e questionasse as quedas irregulares, ficou estática no meio do caminho. Parte concreta da visão que compartilhavam as outras mesmas casas na linha reta. São tantos vizinhos, que os telhados se confundem, formando, no todo, uma só expressão. Traços inacabados de cimento que constituem cercas civilizadas. Há paredes de novas e velhas roupagens, as que refletem pinturas delicadas, as que apresentam reboques e cascas, muros que através de uma fina camada, encobrem ruínas. É a cidade, sussurrou o tempo, com seres e caminhos pertencentes a uma mesma estrutura.

Durante o dia, o sol reflete as diferenças sociais, culturais, arquitetônicas. Mas durante a noite, quando só se ouve a voz da montanha, a cidade é una, um só cenário compondo a junção de todas as luzes. Luzes ofuscantes, momentaneamente, indivisíveis. Cada luz uma vida e as vidas, infinitamente superiores às luzes.

Ao fixar a casa da sacada eu penso nas paredes. No que guardam. No que escondem. No que as minhas paredes sufocaram durante tanto tempo. Sem falar às vezes falamos. Os olhos e os gestos denunciam. Quase ninguém percebe.

Hoje eu entendo que todos os dias podemos fazer novas escolhas. Isso antes me soava como um livro de autoajuda. Agora é a minha realidade. Pela primeira vez em meses, eu, Valentina Greco, consigo fazer planos.

Desvio os olhos do horizonte para dar seguimento ao meu dia.

A nuvem cinzenta que se acomodou sobre minha cabeça durante anos desapareceu.

Encarei o espelho com um sorriso. Cuidei de mim como não fazia há muito tempo. Preparei um almoço saudável, organizei a agenda para a semana. Quando meus filhos foram para o colégio, mudei meu status no Facebook: divorciada.

Meu novo emprego era home Office, então eu fazia meu próprio horário. Revisava textos para uma editora conhecida, que orgulho. Que alívio não depender de ninguém!

O apartamento era pequeno. O bairro simples, nada da vida confortável de antes, com empregadas e artigos de luxo, mas finalmente eu tinha um lar. Eu tinha dignidade. Sem ninguém para me dizer o que fazer ou como me comportar. Sem ninguém para criticar minhas roupas, o cabelo, o rosto, a voz e o corpo.

Foram oito anos de agressão moral. De tortura psicológica. Oito anos presa a um casamento que esmagou minha autoestima.

Conheci meu ex-marido pela internet. Num site de relacionamentos. Eu era uma mulher de 30 anos que tinha passado a juventude reprimindo seu comportamento para andar na linha e por isso ainda virgem.

Até então eu vivia para meus 4 gatos, um acervo de 3000 livros, 1000 DVDs e 480 CDS, que me tornavam uma mulher ocupada. Eu escrevia romances que nunca publicava e lia toneladas de histórias açucaradas. E Tudo isso parecia bastar, até o momento que a vontade de ser mãe gritou comigo.

Meus amigos estavam se afastando, mudando para longe, casando. Foi o gatilho para me sentir solitária. E a solidão foi uma péssima conselheira. Foi assim que o Felipe Reis entrou na minha vida. Ele tinha 35 anos, era um empresário bem-sucedido, boa aparência, simpático, educado, formado em Administração na Universidade Federal. Não dei importância para o fato de não ser ligado à família biológica, o que foi um erro. Ali estava a resposta para um bom partido como ele ainda estar solteiro. 

Antes do casamento conversávamos por horas, ríamos juntos, foram meses sem nos encontrarmos pessoalmente. Quando finalmente nos encontramos vi que ele queria algo sério comigo, também vi nele carência, acreditei que seríamos grandes companheiros. Tolo engano. Bastou assinar os papéis e ele se transformou. Temperamento explosivo, agressivo, sem qualquer tolerância, dado a rompantes.  

A lua de mel foi um inferno. “Não suporto cheiro de mulher”, não espere muito de mim na cama. Começou assim. Qualquer coisa o destemperava. Descobri seu histórico de uma infância abusiva e muito dura. Ele tinha sérios problemas emocionais, mas não percebia.

Cada dia eu experimentava uma grosseria diferente, uma nova mágoa. Não houve ato de amor, mas de violência. Era um pesadelo.

Tentei disfarçar enquanto pude. Escondi da família, dos amigos, até meu corpo me denunciar e gritar por socorro. Não sabia o que tinha, ficava tonta, coração disparava, desmaiava, sensação de morte. Depois de passar por muitos médicos, o diagnóstico foi Síndrome do Pânico. Para Felipe o que eu tinha era frescura, “coisa de gente à toa”. Não fiz terapia porque ele não quis pagar e eu não tinha renda. Felizmente achei pessoas que passavam pelo mesmo problema e lendo seus relatos e indicações de terapias alternativas consegui superar o pico da síndrome. Fiz terapia natural. Li livros sobre o tema. Aprendi a respirar pausadamente e a evitar os gatilhos.  

Por que nunca o denunciei à polícia? Por vergonha, medo da retaliação e também para resguardar meus filhos. Não posso omitir que também não queria me expor. A opinião pública pode ser dura. E mesmo nos dias de hoje sabemos que a mulher sofre preconceito.  

O que sei é que a pena para o meu silêncio foi amargar cada palavra dura que meu ex-marido desferia como um tapa. Era como se eu merecesse aquele castigo por ter sido tão ingênua ao me casar com ele e por não saber dar um basta.

“Inútil”, “louca”, “alienada”, “você está acabadinha, hein?”, “só sabe comer, por isso está acima do peso”, “não se cansa de comer, não é?” “Não fale mais, não suporto a sua voz”.

“Corte minhas unhas, elas estão enormes”, “faça minha comida, cadê meu suco?” “Mereço ser bem tratado após bancar todos os seus gastos”.

E pra piorar eu fracassei em todas as minhas tentativas profissionais, não fui chamada para os concursos que fiz, dos currículos que enviei não recebi resposta, não tinha capital para abrir uma empresa, o que tornava Felipe mais poderoso, porque enquanto me sustentava prosseguia controlando cada um dos meus passos.

E na intimidade, os olhares de nojo eram ainda piores do que as ofensas. No começo ele apenas invadia meu corpo sem nenhuma preliminar. Engravidei no ápice das crises de pânico, tomando calmantes e chás o dia todo.

Nem sei como consegui largar a tarja preta, mas larguei. Pelos bebês. Veio um após o outro.

Depois dos filhos engordei, meu corpo mudou e ele não mais me tocava, dizia que eu estava gorda, feia, que não sentia atração por mim. De certa forma era um alívio, ao mesmo tempo, ele justificava seu desinteresse me culpando por isso:  “A verdade, Valentina, é que você não levanta nem pau de presidiário”. “Nenhum homem vai te querer”. E o pior é que ouvi isso tantas vezes que passei a acreditar. Comecei a evitar o espelho. Briguei comigo. Até que ponto eu deixaria aquilo chegar?

Eu que sempre fui mimada pelos meus pais, querida pelos amigos, que tive uma infância e uma adolescência feliz, como encontrar coragem para revelar que meu casamento era uma fraude? Que eu era uma mulher estudada, culta, e ainda sim vítima de um relacionamento abusivo?

Não havia amor, nem respeito, nem carinho, nem sexo. Cada dia que eu me olhava no espelho a autoestima diminuía. Cada vez que ele me humilhava e eu não o deixava, ele se sentia mais seguro de minha inércia.

Fui expulsa do seu carro em locais ermos por pedir que ele diminuísse a velocidade. Fui agredida por ter opinião, “você é mulher, cale a boca”. Fui maltratada durante minhas duas gestações. Fui maltratada na maternidade. Fui humilhada a cada oportunidade. Covivi com machismo, egocentrismo e violência moral.

Até que um dia enxerguei além do espelho, da minha imagem desbotada e percebi que estava me envenenando aos poucos. Eu me acomodei àquela vida sem cor, espinhenta, vazia de amor e de sentimentos. Eu aceitei que ele me diminuísse.

E mesmo completamente atordoada eu sabia que nada justificaria meu suicídio. Nada.  Nem a imagem que eu queria passar para os outros, nem o comodismo financeiro ou a falta de amor próprio.

Eu tinha uma forte razão para ter tolerado aquela situação: proteger meus filhos de conviverem sozinhos com aquele monstro. Não podia nem pensar numa guarda compartilhada ou visita sem a minha proteção, mas estava me matando lentamente no processo de protegê-los e de me resguardar do caos financeiro que a separação poderia nos trazer. E finalmente reagi.

Foi difícil e exaustivo.

Mais ofensas. Ameaças.

Após meses de luta, incertezas e medos saiu o meu divórcio.  Alforria.

Mudei minha vida definitivamente.

Deixei aquela casca vazia e seca para trás.  

Muitos dos amigos que eu pensava ter se afastaram de mim em meio à turbulência,  não queriam ouvir minha história ou correr o risco de me ver pedir alguma coisa, mas, felizmente, pessoas novas surgiram em minha vida e me apoiaram.

Agora eu quero ir com calma. Ainda estou me reconstruindo, mas até uma simples caminhada me parece libertadora.

A mulher passa por várias fases. Primeiro você é a boneca, a criança delicada. Depois a jovem linda e cobiçada. Então, a gestação chega e muda seu corpo. Não é uma mudança sutil. É drástica. De repente somos mãe. Não temos manual, mas temos a responsabilidade sobre a vida de outro ser humano. O ciclo continua. Depois dos 40 um banho de realidade. Ganhamos a alcunha de dona, tia, como se fôssemos uma mercadoria de segunda.

Somos admiradas e desejadas até os 30, num dia qualquer acordamos e pronto, saímos da vitrine, o encanto acabou. Vem a luta contra a balança, os procedimentos estéticos, tudo para disfarçar os sinais do tempo. A verdade é que a sociedade é cruel com a mulher e muitas vezes essa crueldade é banalizada.

Mas aos 40, mesmo na montanha russa dos hormônios, nos altos e baixos dessa linha que chamamos de tempo, eu posso afirmar que ainda há muito para viver. Eu me machuquei, mas mesmo assim eu me permito acreditar no amor. O que eu não quero nem posso mais é me submeter a uma relação abusiva, dolorosa, mas quero sim namorar, aconchegar e experimentar o que me foi tolhido tão precocemente. Não aceito mais que me deem um ponto final imposto.

Mulheres de 40 também sonham e têm muito a sorrir, a descobrir, a contar e, sobretudo, a viver.

O que aprendi é que não devemos permitir que agressores psicológicos saiam impunes de seus atos. Palavras cruéis marcam, machucam e podem, em longo prazo, ter um efeito mais danoso que a violência física. Não se deixem silenciar. Não permitam que alguém silencie a beleza do seu mundo. O amor nasce primeiro em – e por – nós e só então ele estará apto a se expandir. 

 

Conto escrito por
Bruna Longobucco

CAL - Comissão de Autores Literários
Agnes Izumi Nagashima
Eliane Rodrigues
Márcio André Silva Garcia
Ney Doyle
Pedro Panhoca da Silva
Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2021 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução





Compartilhe:

Cine Virtual

Contos Literários

Episódios do Cine Virtual

Livre

Comentários:

0 comentários: