Boletim Virtual - Edição 67 - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Boletim Virtual - Edição 67

Compartilhe:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjf5dsPjuX6-fCw8IpdMzTU2_LSs_b62iA3kRUSDgNFkALr1fEGfSa1thePEwVCtf7VV9nVP3eFYesoKjBQSc9Pe_lDGk_rHL8j0_fqwX3j3buh10S-rP3mIcLPDAxVUHvn2uLUnkBIu0c/s1600/Boletim+Virtual.jpg
 

BOLETIM VIRTUAL - EDIÇÃO 67
(DOMINGO, 13 DE AGOSTO DE 2017)

 
 
 

"Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade". (Georges Bernanos)

 
     

NA EDIÇÃO DE HOJE DO BOLETIM VIRTUAL:

     
 

- O Diário do Autor exibe uma entrevista com Everton Brito
- Tiná fala sobre leitura crítica de textos e obras literárias no Lendo.com
- E ainda: as principais notícias no Giro Virtual com Carlos Lira

Fique na poltrona e desça a rolagem.

 
     

 

     
   

LENDO.COM: VAMOS FALAR SOBRE LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS E OBRAS LITERÁRIAS - por TINÁ

     
 

TINÁ: Olá, galerinha do mundo virtual. Hoje eu quero compartilhar com vocês, um texto que encontrei falando sobre leitura crítica de textos e obras literárias:

A leitura crítica de um texto, seja um poema, uma biografia, um livro jornalístico ou um romance, é uma das práticas mais comuns e indicadas do mercado editorial. Essa leitura atenta, neutra e honesta pode detectar problemas, vieses, incoerências e nuances que o autor nem sequer imaginou. A partir de uma leitura crítica, o autor pode, por exemplo, reescrever ou burilar sua obra de forma a sanar problemas de coesão/continuidade, consistência, clareza, coerência/verossimilhança, cadência e, assim, torná-la mais interessante aos seus leitores. A partir de uma leitura crítica, o autor pode também estabelecer estratégias de divulgação visando o público da sua obra, algo em que, talvez, nunca tenha pensado antes.

Por sua vez, a leitura crítica de uma obra literária deve, acima de tudo, focar nas características do gênero a que ela pertence. Um romance exige uma leitura diferente da de um livro de poemas que, por sua vez, lê-se de forma diferente se comparada a um livro de contos. No caso de textos narrativos (contos, novelas, romances), devem ser analisados aspectos como a construção de personagens, a verossimilhança, o espaço e a ambientação, o foco narrativo, o desenvolvimento da trama, a unidade da obra. No caso do conto especificamente, por ser uma narrativa breve, aspectos como conflitos secundários e vários clímax são menos importantes do que num romance que – por ser uma narrativa longa – exige uma elaboração mais minuciosa no que se refere à interligação entre as partes ou capítulos. Em poemas, características como o ritmo e a musicalidade, proporcionados por rimas, aliterações, repetições, estribilhos, etc., são de extrema importância. A disposição do poema na folha em branco também é importante e pode, dependendo do objetivo aspirado, propiciar outros sentidos.

A linguagem, responsável por construir tudo (a trama, as personagens, o ritmo, a musicalidade, o ambiente e o espaço, o narrador) merece, claro, uma atenção especial por parte de quem está realizando a leitura crítica. Assim, o profissional deve estar preparado para detectar problemas, levantar questões e propor soluções, de maneira que o autor encontre outros sentidos, estabeleça novas leituras e, então, dê o acabamento final à sua obra.

Realizamos três tipos de leitura crítica:

a leitura crítica simples: o resultado dessa leitura é um parecer crítico em forma de relatório destinado ao escritor/cliente. O tamanho do relatório varia de acordo com a obra analisada e com o indivíduo que realiza a sua leitura. Quando necessário, são feitos alguns apontamentos no decorrer do texto.

a leitura crítica completa: além do parecer crítico em forma de relatório, essa leitura engloba a revisão gramatical, sugestões de alterações (se for o caso) e a preparação do texto (chamada também de edição de texto ou copidesque). Essa preparação consiste em uma revisão mais completa, uma reformulação, de forma a sanar problemas de estrutura e organização do texto. Pode, também, detectar falhas de estilo, redundâncias e lugares-comuns. Se for o caso, enxuga-se o texto, apontando o que é supérfluo ou prolixo. Em suma, a leitura crítica completa objetiva chegar ao máximo possível de uma versão final da obra analisada.

a leitura crítica coletiva: realizada por, no mínimo, dois profissionais, resulta em dois pareceres críticos independentes um do outro.

TINÁ: Então é isso, galerinha. Espero que tenham gostado do texto. Eu volto na próxima edição. Um beijo e até lá.

Fonte: Textifique

 
     

 

     
   

GIRO VIRTUAL: SAIBA QUAIS SÃO AS NOVAS NOVELAS DA UP E WEBTV, E AINDA: GAROTAS DO RIO E ANTI-HERÓI ESTREIAM A PARTIR DE SETEMBRO - por CARLOS LIRA

     
  CARLOS LIRA: “Oi, é o Carlos. Carlos Lira. Não ajuste seu… seja lá o que estiver usando para ler isso. Sou eu, ao vivo e digital. Sem promessa de retorno, sem bis e, dessa vez, sem atender a pedidos. Pegue um lanche. Acomode-se, porque eu vou contar os últimos bafões desse mundo virtual. Mais especificamente, o que teve de barraco. E se você está lendo esse quadro, você é um dos porquês.”



Olá, meu povo lindo que me acompanha, que não me acompanha, mas que está aí lendo mais um lance meu nesse mundo virtual, tudo bem com vocês?! (...) Começamos esse giro, giral by Hannah Baker. Sentiram né?! Já deu pra perceber que hoje vem babado, confusão e gritaria. Um Giro repleto de N O V I D A D E S!

Mas espera um pouco, vocês devem está se perguntando o que esse intruso está fazendo por aqui?! (...) Também não sei! Mas, cá estou. Sei que os haters devem está se corroendo, pois não sou nenhum Cristina Ravela da vida, a propósito soube que a safada está enfiada em um SPA pra queimar as gordurinhas adquiridas na festa prive que o Gabo (Se você não foi convidado, só lamento! Foi A FESTA! kkkkk) organizou pra comemorar nada mais, nada menos que: (...) Segure essa sua curiosidade que mais na frente prometo contar o motivo da festinha.

Bom... Enquanto a Cristina Ravela está tentando ser fitness, cá estamos pra ver o que esse povo aprontou nos últimos dias nesse mundo virtual. Te cuida e vamos de primeira pauta...


ELE NÃO PARA!

Estamos falando de você mesmo Everton Brito. Recheado de novidades o rapaz não para nesse mundo virtual. Nesses últimos dias, nos trouxe estreias. Primeiro nos apresentou sua trama Pobre Chique vinculada a AATV.


Se não bastasse a carga de um blogger, estreou a novela, e se não bastasse todos esses lacres, ele vem, e... Pow!! Tasca mais uma estreia nesse meio, meu povo, como pode?! Me ensine essa fórmula de tempo, e de ideias porque estou precisado.

A tal estreia, foi o seu mais novo programa, o Amplificado. O programa é mais um de entrevistas entre nós e já em sua estreia bateu aquele “papo” com Débora Costa.


                   

TOME JEITO!

É assim que a novidade no Blog da Zih traz para seus leitores em seus futuros projetos. Rafael Oliveira resolveu colocar ordem na ‘bagaça’ textual desse meio. O “Na ponta da Língua” segundo o seu mentor: Chega como uma ajuda para mandar bem no roteiro sem derrapar na gramática, a nova série de reportagens do Blog da Zih é totalmente de respeito, afinal o Rafael Oliveira é formado em Letras pela UFF/RJ. Brinque!


REESTREIA NA ÁREA

Lucas Luciano reaqueceu os motores e a XD está voltando à ativa, com direção do Gaze. A divulgação da volta dos que nunca foram, já está a todo vapor!



 

E falando de Lucas Luciano, o rapaz já abriu as inscrições para a CC 2017. Fiquem atentos, bebês!
 



BOMBA! BOMBA! BOMBA!

Fiquem atentos que logo mais, noticias em primeira mão de novidades quentinhas vindas do forno da WebTV. Aguardem, que conto já!


 



PREPARE-SE QUE TEVE BARRACO

O Luiz, dono do formato do programa “DIÁRIO DE BORDO” rasgou uma nota no “GRUPO BLOG DA ZIH” sobre o cancelamento do mesmo na TVN.  
 


 

O Barraco rendeu além do post babadíssimo de cancelamento, uma segunda postagem intitulada “NOTA DE ESCLARECIMENTO”. Não sou obrigado a printar, porque o fuzuê é extenso, então, se você não viu, corre que ainda tá em tempo de ver.


SEGURE ESSE TOMBO

O verão vai chegar mais cedo, na WebTV, pois a divulgação de Garotas do Rio está a todo vapor. A nova minissérie do Wesley Alcântara promete. Ahhh! E falando no Wesley, ele foi o entrevistado no programa 03 do PAPO COM O AUTOR que foi ao ar na noite de ontem.
 
Ele contou novidades sobre a minissérie, e como o programa não pode ficar pra trás houve muitas revelações e um desabafo daqueles. Confere lá!
Clique aqui para ler o programa.


 

PÓLVORA NO AR

Anti-Herói, a série com cara de HQ e cheirando a poesia, foi adiada. Sim, a trama de Cristina Ravela virá em outubro e eu soube que está mais carregada que arma de traficante. Um perigo!




Então vamos pras EXCLUSIVAS que conseguimos em primeira mão para esse Giro, Giral... Se agarre aí, porque o tombo tá de estremecer e carregar esse mundo virtual.

EXCLUSIVA 01

Então, pessoas, esse que vos fala, e que está se aventurando no PAPO COM O AUTOR está prestes a estrear mais uma novidade no mundo virtual, pois em Setembro, com parceria do João Sane Malagutti, via rede UP, estreará a nossa novela Cálice de Sangue. A novela tá ótima, personagens que tem tudo pra cair nas graças dos leitores. E tanto eu, quanto o João esperamos que curtam assim como a gente está curtindo cada capítulo da trama. E como não sou fraco, segue o logo oficial da novela.




EXCLUSIVA 02

Uma notiícia que promete movimentar o MV. Segundo informações, Laços de Amizade chega ao fim esse mês na WebTV!

 


Mas não vai dar pra ficar muito triste, pois a novidade que o canal revelou é de deixar alvoroços, afinal já “habemus” substituta!


 


Trata-se de “ESTAÇÕES DA VIDA”, novela teen com autoria de nada menos que Gabo Olsen, em parceria com Diogo de Castro. É tiro, meu povoo...



 

EXCLUSIVA 03 - É TIRO MEU POVO

Então meu povo, aí está o tal motivo da festa organizado por Gabo, pelo menos isso foi o que ele falava. Mas, segundo as más línguas da WebTV a tal festinha serviu pro Gabo vingar-se da Cris. O motivo?! Dizem que há vídeos exclusivos em posses da Cris do Gabo alterado na "cana" descendo até o chão ao som da Anitta . A tal festa rendeu argumentos pro Gabo, caso os vídeos vazem da Cris além de "belda", atacando selvagemente os salgadinhos da festa, o que levou a moça a desesperar-se por uma temporada no SPA. O que nos resta agora é esperar as cenas dos próximos capítulos, e de uma coisa eu sei, já tenho os vídeos 🙈🙊

CARLOS LIRA: Bom... É isso meu povo. É muita coisa pra falar, e eu falo de mais kkkk Espero que tenham curtido, se não curtiram, posso fazer mais nada, é isso mesmo que terão. Um Xero pra vocês e, acabando o Boletim Virtual, se você não leu, corre que tem entrevista quentinha com o Wesley Alcantara no PAPO COM O AUTOR (Aproveitar pra fazer o merchan né, nom?!). Fui-me!

 
     

 

     
 

 

DIÁRIO DO AUTOR: APRENDI QUE EU QUERENDO, POSSO FAZER TUDO, ALÉM DE NÃO PRECISAR ESPERAR AS COISAS VIREM ATÉ VOCÊ, diz EVERTON BRITO

     
 

O primeiro trabalho foi marcado pela novela Sensações. No mundo virtual, ele ficou conhecido através de um barraco envolvendo Gustavo Negreiros e Jota Pê. Após essa experiência, a vida de Everton Brito teve mais polêmicas. Ao iniciar as publicações de seus textos, ele recebeu diversas críticas, além disso, as polêmicas não pararam e Everton criou o Marca Virtual. Brito, seja bem-vindo ao Diário do Autor.

EVERTON BRITO: Hello público do MV, kisses, kisses!

GABO: Vamos iniciar nosso bate-papo falando sobre a novela Sensações. Como foi o desenvolvimento do primeiro trabalho? Suas inspirações e hoje, como você analisa a novela?

EVERTON BRITO: O desenvolvimento foi um pouco conturbado, eu era muito inexperiente no assunto, não entendia nada de pontuação, muito jovem... Fiz Sensações num período em que estava doente, peguei meu caderno e escrevi. Não pretendia publicar, mas conheci o Séries de Web e quis muito isso pra mim. Ela, apesar de tudo é uma trama razoável, mas precisaria ser bem melhor trabalhada.

GABO: Falando sobre a publicação no Séries de Web, como você descobriu o mundo virtual?

EVERTON BRITO: Foi por acaso, através do Google mesmo, não lembro como veio chegar até em mim, mas veio.

GABO: Alguns trabalhos publicados receberam duras críticas no mundo virtual. Como você reagiu diante das críticas?

EVERTON BRITO: Olha, no começo eu reagia de uma forma bem negativa, isso por que as pessoa criticavam de forma negativa, acho que o fato de você estar mais tempo ou ter uma produção super valorizada e tals no MV lhe dá automaticamente o direito de sair criticando obras alheias, como muitos acham que podem e no tempo isso me deixou muito mal. Chegou um momento em que não escrevia para mim e para o meu público e sim pra crítica, depois eu percebi que não importa o que ou como você faça, a crítica sobre você virou um hábito. Parei de tentar e hoje eu sou muito mais feliz e claro que busco melhorar sempre, mas para mim, não para outra pessoa.

GABO: Da crítica ao barraco. Você ficou conhecido após uma polêmica no Blog da Zih, em uma publicação envolvendo plágio. Após esse episódio, sua vida virtual nunca mais foi a mesma. Como foi essa polêmica em que você esteve envolvido?

EVERTON BRITO: Então, foi tudo meu fast, sabe? Eu era amigo do Gustavo, a gente se falava, aí ele comentou que o JP Tusset, que eu realmente acreditava que era uma mulher, depois descobri que era ele (Dhooooo), estava plagiando uma frase que ele usou, não sei direito, não lembro. As pessoas estavam com os nervos à flor da pele e eu comentei alguma coisa, e JP foi super arrogante e não tinha muita paciência naquele tempo. Mas as pessoas depois disso resolveram me stalkear, pois nunca havia divulgado Sensações e nenhum grupo. Elas descobriram sozinhas.

GABO: Além desse barraco, você já esteve envolvido em muitos outros. Qual a sua opinião sobre o tema e qual barraco você mais detestou?

EVERTON BRITO: Barracos são sempre barracos, impossível atribuir outro nome. Eu odiei todos os barracos, por que nenhum valeu a pena discutir, as pessoas não valiam minha atenção e eu dava, hoje parei de dar atenção.

GABO: Ainda no tema barraco, em 2016, você foi apontado como criador da Tena Andrade. Um dos pontos que chamou a atenção foi o fato de ambos serem da mesma cidade. O que você tem a dizer sobre esse episódio?

EVERTON BRITO: Nada kkkkkkkkkkkk Eu também assustado com tantas coincidências. Não faço ideia se foi algo já pensado para me incriminar ou foi uma infeliz coincidência e Maureen dedicou seu tempo fazendo uma teoria gigante sobre minha pessoa, Te dedico Maureen. Daqui a pouco rolam boatos que o verdadeiro Everton Brito morreu e colocaram um sósia em seu lugar, vê se pode.

GABO: Qual a sua opinião sobre o jornalismo no mundo virtual?

EVERTON BRITO:
Eficiente e por vezes criador de intrigas.

GABO: Como surgiu o Blog Marca Virtual?

EVERTON BRITO: Do pó, do barro em menos de 07 dias, em horas na verdade. Foi uma decisão na hora, fizeram todo o layout do blogger e no dia seguinte comecei a postar. Marca não era pra falar do MV, tinha nele resenhas de livros, notícias cantores, meio relacionado ao mundo teen, só que isso ficou de lado e eu passei a focar somente no mundo virtual.

GABO: Algumas notas publicadas no blog, rendem polêmicas. Li alguns comentários falando sobre a apuração no momento da criação da notícia. O que você pode comentar a respeito?

EVERTON BRITO: As pessoas não querem encarar a realidade, é como um tapa e eu fico encarregado de dar ele. Tudo que falo no Marca, às vezes é uma opinião minha. As pessoas dizem que chamei a UP de Xenofóbica, mas ao mesmo tempo que se gabam de escrever maravilhosamente, perdem completamente a noção e o que aprenderam sobre interpretação. Maioria de meus texto contém um duplo sentido. Tanto é que no título do post teve uma interrogação.

GABO: Entre escrever e apresentar, qual a sua preferência?

EVERTON BRITO: Escrever, pois nisso posso colocar todas as minhas loucuras e apresentar, tenho que falar das loucuras normais dos outros. Escrever de novo, por que a forma mais eficaz de lidar com a mudança, é criá-la.

GABO: No entretenimento, você participou do Cinemáticos, sendo juri, analisando filmes, dando notas e realizando críticas, mas acabou sendo substituído. O que houve nos bastidores?

EVERTON BRITO: Bom, tudo corria bem até o ciúmes do Pedro Gaze atrapalhar tudo. Isso por que Cristina Ravela tinha feito um post, dando a entender que a audiência do programa tinha quadruplicado por conta da minha presença e ele não gostou, depois veio a história da Tena e eu fui dispensado, o programa também não durou depois, eles investiram em algo errado e acabaram fechando na primeira temporada mesmo, acho que não estava vingando. Pedro é uma ótima pessoa, mas sempre toma atitudes erradas.

GABO: No programa Frango Frito com Coca-Cola, sátiras sobre as produções virtuais são realizadas. Como foi a recepção do público e qual aprendizado você teve ao desenvolver o projeto?

EVERTON BRITO: A recepção do público foi maravilhosa! Eles adoraram e pediam para realizar essas sátiras de suas próprias webs, acabei por não dar conta dessa demanda de pedidos. Aprendi que eu querendo, posso fazer tudo, além de não precisar esperar as coisas virem até você.

GABO: Quem é Everton Brito fora do mundo virtual?

EVERTON BRITO: Sou a música Talvez da Clarice Falcão do começo ao fim kkkkkkkkk. Eu sou uma pessoa desastrada, louca e que não gosta de sair maioria das vezes, mas saio. Eu ando nas ruas, eu troco cheques, mudo uma planta de lugar kkkkkkkkkkkk Enfim, ainda estudo, lavo pratos, lavo muitos pratos e uso camisetas maiores que eu. Não sou um robô.

GABO: Everton, chegou a hora do jogo rápido. Você está preparado?

EVERTON BRITO:
Nasci preparado.

GABO:
kkkkk, então se liga no bate-bola.

BATE-BOLA:

NOVELA SENSAÇÕES: Turbilhão de Sensações ao escrevê-la
BARRACO: Não se faz um como antigamente
CRÍTICA:
Precisa urgentemente ser mais digna
TENA ANDRADE:
Fez parte da história do mundo virtual, mas acabou. Falar nela hoje em dia é desespero, é ultrapassado
CINAMÉTICOS:
Poderia ser bem mais
FRANGO FRITO COM COCA-COLA:
Teremos segunda temporada?
ZIH:
Fatalmente doce
FRASE:
A vida é um eco: Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo
EVERTON POR EVERTON:
Se eu não fosse eu, eu me pegava

GABO:
Everton, quero agradecer sua participação aqui no Diário do Autor. Para encerramos, fica o espaço para suas considerações finais.

EVERTON BRITO: Obrigado você por me convidar. Agradeço também ao público que me acompanha, vocês são tudo pra mim. I love you peoples! Também quero agradecer ao meu terapeuta, as rosquinhas Mabel, a Pretty Little Liars por ter existido na minha vida, as pessoas que me odeiam, por que fazem eu perceber o quanto sou importante, a música Ela só quer paz do Projota, a Clarice Falcão por me descrever em suas músicas, a Game of Thrones por me mostrar que vida é uma merda, mas sempre pode ficar pior, a Greys Anatomy por...

GABO: O Boletim Virtual fica por aqui. Agora eu preciso dar um importante recado. A atualização da próxima quinzena da WebTV será antecipada para o próximo final de semana nos dias 18, 19 e 20. Uma ótima semana a todos e eu volto semana que vem no Misturama. Boa noite. 

 
     

 

     

editor-chefe
Gabo

jornalismo
contatoredewtv@gmail.com


REALIZAÇÃO


Copyright
© 2017 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução
.aaa.
.aaa.
Compartilhe:

Comentários: