Antologia Minhas Primeiras Linhas: 1x01 - Você Primeiro - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Antologia Minhas Primeiras Linhas: 1x01 - Você Primeiro

Conto de Sophia Serranegra Arruda Ribeiro Righi
Compartilhe:

 

 

Sinopse: As pessoas têm o desejo de aparentar serem educadas e acabam até mesmo se esquecendo do porquê disso. Nesse conto, trago os efeitos dessa "mania" de um maneira fantástica e surreal. Ninguém quer ser visto como mal-educado e no mundo atual, isso traz graves consequências, como uma fila de carros por toda a cidade.


1x01 - Você Primeiro
de Sophia Serranegra Arruda Ribeiro Righi
  
 

Naquele cruzamento não havia um "pare" ou ao menos um sinal, qualquer tipo de placa que sinalizasse a ordem de passagem dos carros. Estava um trânsito intenso e incomum para aquela cidade. O motivo? Ninguém queria ceder.

O primeiro carro fez um sinal para o outro passar. “Pode ir”, escutou-se uma voz vindo de dentro do veículo ao lado. O primeiro carro insistiu. O outro insistiu mais ainda. Uma mulher baixa abriu a porta lentamente e disse:

-       Senhor, pode ir você primeiro, estou sem pressa alguma. Vá em paz.

O senhor aproximou-se solícito:

-       Não. Por favor, vá você primeiro.

Os dois esperaram até o próximo chegar, com fé o terceiro carro iria passar e em seguida os dois iriam. Um homem forte e alto avistou as duas pessoas fora do carro e foi conferir. A moça logo disse:

-       Pode passar! Estamos sem pressa.

O homem com um espanto no rosto, aproximou-se mais um pouco e falou:

-       Também estou. Vão vocês dois primeiro, eu insisto. Sou um homem educado.

            O tempo passou e foram se acumulando mais carros, perdeu-se a conta de quantos eram. "Mais de 15'', diziam. Mas a verdade era que não se sabia ao certo. O que se sabia é que nenhum dos motoristas queria ceder. Todos insistiam, educadamente. “Pode ir você primeiro”, “Eu só estou dando uma volta, não tenho para onde ir, não me importo de esperar”, murmurou alguém.

            Já era tarde e foram chegando carros e mais carros, mesmo assim não havia nenhuma pessoa naquele cruzamento que deixava-se ceder e ia embora. “Damas primeiro”, escutou-se vindo de um homem de idade. “Magina, é mais velho, precisa chegar logo em casa. Pode ir primeiro.”

            Setenta, oitenta, noventa e cem carros. Uma fila sem fim nem finalidade. Carros ocupavam saídas de casas, portões de garagem e comércios. Ninguém conseguia sair e nem entrar na cidade, havia carros por todos os cantos.

            Eram realmente educados? Não seria má educação não aceitar a proposta oferecida inúmeras vezes? Era determinação? Ou seria teimosia? Nenhum dos motoristas tomava a frente, todos estavam anestesiados pelo simples fato de aparentar serem educados.

            “Você primeiro, você primeiro, você primeiro, você primeiro, você primeiro, você primeiro…” proferiam em tom solene, juntos, enfileirados como pequenas peças sendo controladas por algo maior. Escutava-se por todo o mundo: você primeiro. 


Conto escrito por
Sophia Serranegra Arruda Ribeiro Righi

CAL - Comissão de Autores Literários
Agnes Izumi Nagashima
Francisco Caetano
Gisela Lopes Peçanha
Lígia Diniz Donega
Pedro Panhoca
Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2022 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução


Compartilhe:

Antologia

Antologia Minhas Primeiras Linhas

Episódios da Antologia Minhas Primeiras Linhas

No Ar

Comentários:

0 comentários: