Feriadão WebTV: Desafio - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Feriadão WebTV: Desafio

Conto de Rossidê Rodrigues Machado
Compartilhe:







Sinopse: Rio Claro, interior do país. Um vale de leito profundo e águas calmas; uma região com enormes, colossais fazendas, onde os fazendeiros, seus moradores, trabalham e se divertem com harmonia, em paz; mas, a partir de uma noite de lua cheia turvada pelo o véu da lua negra ecoa algo misterioso que surge das profundezas do rio, as noites se transformam em momentos tempestuosos, de pesadelos, de terror.


Desafio
de Rossidê Rodrigues Machado


            Rio Claro, interior do país. Um vale de leito profundo e águas calmas que correm sobre um relevo pouco acidentado, com uma densa vegetação que o margeia. Nada arranha, nada aflige a paz, a harmonia daquela gente, dezenas de fazendeiros que, em enormes e colossais fazendas, ali se fixaram. Pelo dia, o trabalho árduo na plantação do arroz, milho, feijão, pomares com inúmeras espécies de árvores frutíferas, hortaliças e a pecuária; no rio, realizadas a pescaria, lazer e aguada para o gado.

             Nos finais de semana, um encontro da vizinhança para um momento de distração, celebrar um casamento, um aniversário, um santo padroeiro... Ninguém isolado, trancafiado em casa. A festança com um repertório sertanejo alto-astral; se não há um violeiro por perto é convidado alguém de longe para animar o festejo; não importa de onde venha, a música tem que fazer barulho, um som que sacode até o chão, e mais, o povo arrasta o pé, enquanto no céu as estrelas não forem embora e o sol não vier, todo mundo não arreda do rancho. À meia noite, servida a refeição, e tem que ser saborosa, da melhor e com fartura; reclamação é ofensa, nem pensar! Nenhum convidado pode voltar para casa se queixando que faltou o rango.

             Paixão e dedicação pelo trabalho. Sempre muito compromisso, muita obrigação, mas compensado pelo lucro, a grana no bolso e pelos momentos dos finais de semana que sobram para o lazer, cair na diversão. Os dias correndo em ordem, na calmaria, até que em um entardecer, num céu que desponta a lua cheia, a noite chega nervosa, pavorosa, soprando um vento forte, estrondoso, amedrontador, o qual cruzou pelos os sítios, as árvores sacolejadas, os galhos encurvados, os animais na correria e desorientados.  Em meio àquela agitação tempestuosa, os moradores ouvindo pavorosos roncos, grunhidos estarrecedores, ofegantes, que ecoaram lá do rio e foram se afastando rumando para distante, mato a dentro.  Assustados, aflitos e inquietos, os moradores que residem por ali interrogando a si mesmos sobre a origem daquele alvoroço, daquela aparição, assim, tão de repente, e que deixou todos trêmulos, sem fôlego, em pânico, um assombro que dissuadiu a tranquilidade, o sono de todo aqueles moradores!

              Na madrugada, no primeiro cantar de galos, ninguém mais na cama, todo mundo desperto, de pé, olhos em sobressalto, coração disparado, andando para os lados e falando ao mesmo tempo e sem colocar ponto final, implorando uma explicação sobre essa noite medonha, arrepiante. Nenhum pensa em ir ao trabalho, os equinos prontos e arriados; não se pode perder tempo, sair pelos caminhos que levam ao rio e ao campo, descobrir algumas pegadas, alguns rastros, um vestígio que venha dar uma resposta sobre a origem daquele terrível causador de tanta aflição, de tanto pesadelo; mas nada! Apenas o seu poder de devastação, terror, ficou concreto na paisagem, e na memória de quem ainda guarda no ouvido aqueles roncos ensurdecedores, um alvoroço pela perturbação que a maioria acredita que pode ser um fantasma aquático que saltou das profundezas do rio, atraído pela força, o imã da Lua Negra, agitando as serenas águas, e em terra firme invadiu o mundo, a sorte é que ninguém perambulava pelos caminhos, pelas estradas, todo mundo acolhido em sua casa.

              Mas como ficar inerte, de braços cruzados, tranquilo no seu aconchego se tudo continua oculto, um mistério ainda sem explicação? O horizonte em sombra, a próxima noite já acenando a sua chegada! Sabe-se lá o que o inimigo incógnito está tramando para esta noite em que a lua cheia volta a pratear na negrura do infinito, reinar o espetáculo assombroso, o show atroz e fremente da lua negra; um convite para os seres invisíveis vagarem sem rumo, se jogando, avançando no que pela frente encontram, sedentos e famintos pela crueldade, jorram impiedade, atrocidade; devastam a vegetação, pisoteiam a fauna, sacodem o vento. Para esse fenômeno tétrico, medonho a vida não faz o menor sentido, não vale nada, ninguém tem ideia se este cruel pensa apenas aplicar um susto, ou quer desafiar, atacar com as suas garras afiadas, anavalhadas, aqueles seres que são chamados de humanos, capturá-los, deixá-los em fiapos, triturados.

             Como diz o ditado, seguro a sete chaves! Tudo silencioso! Ninguém menciona uma só palavra, apenas o tique-taque do ponteiro e o reflexo dos números brilhantes e luminosos do relógio anunciam a hora e os minutos. Meia-noite! Auuuuu! Auuuuu! Recomeça! Uma fera invisível, valente, impetuosa, não dá trégua, ninguém imagina uma atitude, uma saída; o pavor toma conta, domina a força, a mente; como reagir perante algo que causa horror, pavor, desmaio de tanto medo? Todos se veem atados e aniquilados pela sua fúria, pelo seu ódio e sua ira. O espantalho quer agarrar e seu adversário em um salto selvagem, um golpe mortal. Ninguém pega no sono, todos isolados, trancados, apenas ouvindo os bramidos, os roncos e os assovios intermináveis de um indomável, de um poder atroz, brutal, um desumano! Ninguém ainda o confrontou, viu seu perfil, mas já se sabe, essa figura cruel ninguém topa encará-la!

            Rompe-se a aurora, nem apetite para o café, o assunto é o bugio, o lobisomem, o desafiador. Alguém comenta: é preciso nos organizarmos! Juntos em um batalhão esse perverso encontrarmos, eliminarmos esse tormento, esse pesadelo que arruína, incomoda nossa noite, o nosso descanso, preocupação e desconforto para o nosso dia.  Em grupos nos espalharmos, não darmos brecha para quem quer nos destruir, nos derrotar! Mas vem a pergunta! Se o monstro ninguém vê, não mostra a sua cara, só revela a sua força, o seu poder! Como eliminá-lo, rendê-lo? Caçá-lo será um tempo perdido! Porém, ninguém deve desistir, mas sair por aí, regressar de manhãzinha, assumir um compromisso de quem se preocupa com a vida, a proteção de sua família! Se alguém também achar necessário, que vale a pena, um grupo tentar cumprimentar e dialogar com o pavoroso, mostrar que o povo aqui não se intimida, não se amedronta com assombração, alma penada. Ninguém temeroso, desbancado, vencido!

             Alguém levanta a mão e dá também uma sugestão: que tal chamarmos um padre? Não desmerecendo os outros profissionais, mas o sacerdote se aproxima mais de Deus, nos intermediará, levará o nosso problema ao Criador, que com certeza com atenção irá nos atender e nos restituir a paz, o nosso bom humor, nossa liberdade, que a gente tanto almeja e sonha. Deus nos olhará lá do alto, verá seus filhos inseguros, trêmulos, ardorosos por um milagre, afastar esse fantasma insolente, hostil, que não cabe no mundo. Não pretendemos um duelo, competir com este espectro, com suas ameaças, apenas cada um no seu lugar, sem um e outro perturbar.

                  A partir desse momento, uma força invade a mente, o pensamento de quem está angustiado e orando pedindo uma bênção. Essa atitude ajuda psicologicamente, mas a aparição continua macabra, intranquilizando, parece que tenciona fazer vítimas, revelar o seu gesto sinistro, imperar nas noites um tempo de terror! A notícia chegou até o vilarejo e atemorizando o povoado; quem mora na roça não aparece no arraial, e quem vive na área urbana jamais pisará no campo.

               Um fazendeiro chega da cidade, e com ele, o pároco da igreja. Sua santidade portando velas, vidros de água benta, dezenas de terços e milhares de santinhos, tudo para serem distribuídos e exposto nas residências. Os moradores se unem, se animam, uma multidão em companhia do homem de Deus começa uma caminhada, uma procissão, em oração, pelas estradas, e descansam embaixo das frondosas árvores; às margens do rio, sentam-se sobre as pedras que ornam aquele cenário paradisíaco, onde a água se movimenta dando energia, vida à natureza. Aquelas pessoas se encontram ali, fervorosas e com fé, em busca de uma resposta, se livrar de um misterioso inimigo que salta das profundezas das águas do rio, vai distante, impõe sua fúria atemorizante, o seu revelar hostil de ódio e vingança.

             O padre pede a todos que o acompanhem e diz: ninguém se deixar abater pelo susto, pela afronta, o pânico dos últimos acontecimentos. Tenham uma fé fervorosa, todos os dias rezem o terço; não esqueçam de expor os santinhos e espalhar água benta pelos cômodos de suas casas; à noite, ninguém sai. Se acreditamos e amamos a Deus, façamos a nossa parte, o resto ele fará.  O povo ouviu o conselho que veio para amenizar o ímpeto, o tormento que já a algum tempo tirou de todos o sossego, a paciência.

           Alguém pede a palavra e reclama: E agora? Não se realiza mais festa de casamento, ninguém mais se reúne nos batizados e nos aniversários... Os sábados e os domingos perderam a graça, acabaram os nossos encontros de amigos, nossa alegria! O padre olha para todos, pede licença e dá uma sugestão: enquanto aguardam sanar o perigo que ronda pela sombrosa noite de lua cheia, realizem os festejos no decorrer do dia, comemorem no brilho do sol, na luz abençoada que tudo ilumina. Um aplauso geral, e logo são feitos alguns convites.

            O pessoal pronto para partir, voltar aos seus lares, e para se despedir dá uma olhada sobre o rio, e se surpreendem! A água se agita, em fúria, ondas vão cobrindo as margens, a água invadindo a terra firme. Um estrondo, um frêmito rugido assola os tímpanos de quem está ali, pavor e espanto geral! Alguns desacordados, outros perdem a fala, muitos saem em disparada. Ninguém vê, mas algo se debate sobre as águas e vai ao encontro do grupo que, pelo susto, fica sem forças para fugir e se proteger. O padre em oração acende uma vela, olha para o céu, pede ajuda do além, tudo vai se acalmando e volta ao normal.

              A noite em passinhos se aproximando, o sol sonolento e em cochilos se encobre, se esconde no horizonte; o luar ainda um pouco pálido, mas já assumindo no céu o seu lugar, que ao chegar expressa um largo sorriso para o universo e para aquela gente que desolada volta para casa, porém, com a certeza, que pela fé foram salvos. Veem-se longe do que lhes amedronta e lhes traz assombro, drama, é um dever de quem preza a vida, sua tranquilidade e a de seus entes queridos. Alguns fervorosos e movidos pelas orações insistem em ali à margem do rio continuar, pretendem ver de perto, concreto, este monstro despontar-se das águas e seguir sua trilha, olhar, analisar as suas pegadas, por onde passa, onde vai e vê-lo quando volta. Querem descobrir também o seu ninho embaixo d’água, nas profundidades do Rio Claro.

                 Não se sabe até quando, mas enquanto houver o despontar da lua cheia envolta pelo véu da lua negra, o poder de uma energia, uma força bruta, oculta, que ocorre sob um manto no firmamento e invade a superfície do planeta iluminado pela ofuscante luz desse satélite,  que estimula e incentiva a escrever milhares de soturnas e sombrias histórias de tenebrosas bruxas, lobisomem, assombração... É um gênero literário divertido, às vezes assustador,  temas que  fascinam, espantam, mas também proporcionam curiosidade, infindas surpresas. A lenda, inspiração de façanhas, contos de terror, de horror, com obscuros e horripilantes cenários turvos e enigmáticos pela magia da lua negra. Superstições e crendices que desnorteiam, desafiam autores, leitores, tanta gente!

Conto escrito por
Rossidê Rodrigues Machado

CAL - Comissão de Autores Literários
Agnes Izumi Nagashima
Eliane Rodrigues
Márcio André Silva Garcia
Ney Doyle
Pedro Panhoca da Silva
Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2021 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução




Compartilhe:

Cine Virtual

Contos Literários

Episódios do Cine Virtual

Comentários:

0 comentários: