Boletim Virtual - 10x03: Entrevista com Diego Silva - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Boletim Virtual - 10x03: Entrevista com Diego Silva

Entrevista com Diego Silva
Compartilhe:





NA EDIÇÃO DE HOJE DO BOLETIM VIRTUAL:

- Às vezes tenho dificuldades em relação à trama, principalmente por ser uma trama bem detalhada, mas procuro colocar meu próprio estilo nela, diz Diego Silva no Diário do Autor
- Autores em cena em novo reality show, Estreia tripla na WebTV, Raíza 4 na webtvplay e muito mais no Giro Virtual com Ritinha
- Novo bate-papo da Widcyber é o novo alvo da resenha de Marcelo Delpkin no Visão Crítica
A escolha narrativa: Revisitando o  filme "Buscando" de Aneesh Chaganty com Hans Kaupfmann no Entrelinhas.



  BOLETIM VIRTUAL - 10x03
 (DOMINGO, 13 DE JUNHO DE 2021)

   


AUTORES EM CENA EM NOVO REALITY SHOW, ESTREIA TRIPLA NA WEBTV, RAÍZA 4 NA WEBTVPLAY E MUITO MAIS - por RITINHA

RITINHA: Oieeeee, meninas e meninos. Turo bom? Hoje eu tenho cada babado pra contar. Vem comigo, Silvinha, vem fia. Corre.


Estreia I

Aninha, na próxima sexta, dia 18 de junho, a WebTV promove a estreia da segunda temporada da Antologia Lua Negra. Serão 10 contos temáticos que prometem impactar o público. Já tô aguardando, menina.


Estreia II

Juju, o romance tá chegando na telinha da WebTV. Com 17 contos aprovados, a Antologia Romance à Vista promete deixar os apaixonados vidrados com as histórias. A estreia acontece no dia 18 de junho.


Estreia III

Ainda no dia 18 de junho, a WebTV promove a estreia dos Contos Literários Inverno, que serão transmitidos entre 18 de junho a 10 de setembro, com 20 contos dos mais variados temas na Sessão Cine Virtual. Arrasoou, Gigi.


Antologias e Contos

Filó, todos os Contos e Antologias da WebTV são avaliados pela talentosa equipe da CAL - Comissão de Autores Literários. A banca avaliadora é composta por autores com experiência na área e no time da CAL temos: Agnes Izumi Nagashima, André Garcia, Eliane Rodrigues, Francisco Caetano, Gisela Peçanha, Lígia Diniz Donega, Paulo Luís Ferreira, Pedro Panhoca da Silva e Rossidê Rodrigues Machado. Um beijão, gente, vocês arrasam.



Exclusivo

Joaninha, cê lembra que eu comentei aqui no Giro Vrtual sobre  um acordo inédito na emissora? Pois  é, menina. Agora eu revelar o babadoooo. Acontece que a WebTV, webtvplay e o canal Fergorverse fecharam uma parceria exclusiva. Os contos da Antologia Negra ganharão uma versão em podcast. Isso mesmo, Rubi. O canal Fergorverse fará a gravação e edição dos contos da antologia da WebTV e webtvplay e cronograma de exibição será divulgado em breve.


Autores em cena

Maria, as inscrições do reality show "Casa dos Autores" começaram. A estreia será em julho na Widcyber. Fiquei sabendo que autores veteranos estão sendo convidados para integrarem o time de jurados de provas.


Hiatus

Sônia, cê ficou sabendo que o O Observatório da Escrita vai entrar em hiatus? Sim, fia. A previsão para o retorno será entre agosto e setembro.


Nova Série

Carminha, a nova série da WebTV "A Marca do Primogênito", escrita pelo trio Anderson Silva, Gabo Olsen e Marcos Vinicius foi adiada para julho. As gravações seguem a todo vapor e as chamadas já invadem as redes sociais e grupos de WhatsApp.


Última Temporada

A última temporada da icônica série Raíza escrita pela loira do Blog, Zizi Ravela entrou para o catálogo da webtvplay, a plataforma de streaming mais fofa do MV.



RITINHA: Por hoje é só, Betinha. O BV segue com o Entrelinhas com o veterano do MV  Hans Kaupfmann.




A ESCOLHA NARRATIVA: REVISTANDO O FILME "BUSCANDO" DE ANEESH CHAGANTY - por HANS KAUPFMANN

HANS KAUPFMANN: Escolher como contar uma história é algo tão desafiante quanto conta-la em si. No cinema, hora e outra alguém arrisca um estilo dentro do estilo. Algumas obras tornam-se clássicas por conta dessa procura viciante que alguns autores tem de usar a forma como protagonista. 

Para ilustrar, revisitei um filme cujo título é quase metalinguistico. 




BUSCANDO... é um desses novos clássicos que estará sendo lembrado pelo bom uso da tecnologia dentro da tecnologia, como Bruxa de Blair e Cloverfield. Nesse caso especifico, ele usa a tela dos computadores e a internet como plataforma de um preciso roteiro e uma linguagem onde expõem tudo que é possível dos personagens em detalhes nos comportamentos que são facilmente identificados por quem passa grande parte da sua vida frente do computador. O curioso é que nunca veremos nada diretamente filmado para uma câmera, numa clara referência da terceirização da imagem. É como se viver só faz sentido se deixarmos rastros em alguma nuvem. Nas belíssimas discussões, sem ser panfletário, a mais importante talvez é que estamos fazendo do anonimato uma espécie de morte, e que toda essa conectividade descontínua não passa de uma nova forma de buscar a velha humanidade dentro de uma história bem contada.

A escolha criada para contar a história pode parecer limitadora, mas não é menos criativa. Como o tema é universal, o diretor tem em suas mãos a missão de manter a premissa até o fim, deixando em nós não a curiosidade de QUAL será resultado, mas sim de COMO será. 

É claro que se caso o conteúdo for medíocre, a embalagem soará como desperdício. Por isso boas histórias ainda são o que interessa acima de tudo, mesmo que apenas complementares.

Fico curioso em ler o roteiro dessa pequena pérola. Não achei, mas vou continuar buscando... :) 



VISÃO CRÍTICA: NOVO BATE-PAPO DA WIDCYBER É O NOVO ALVO DA RESENHA - por MARCELO DELPKIN

MARCELO: Olá, pessoal! Vamos a mais uma resenha do Boletim? Desta vez, vou comentar sobre a nova atração do entretenimento da Widcyber. 

 

 

Marcos Vinicius estreou, em meados de maio, o programa Bate-Papo com o Autor + Análises. Ele une o melhor de dois outros títulos sob seu comando: as entrevistas do Web Show (WebTV) e as críticas do Leitornático (DNA TV). Até o exato momento em que preparo este quadro especialmente pra vocês, já foram ao ar duas edições. Vamos aos destaques. 

No primeiro programa, Anderson Silva foi o entrevistado e aproveitou a oportunidade para divulgar a série Rótulos, em cartaz na plataforma com audiência astronômica. Contou sobre os bastidores da criação da trama e dos capítulos, assim como a sinopse. Para fechar o programa, um “bate-bola”. Além de destacar Círculo de Vidas e O Dia da Faxina como produções inesquecíveis, Anderson ainda disse que “a organização era o nome do meio” de Gabo Olsen e citou Emily (Vale Dicere) e Raúla (Escândalo) como personagens memoráveis. E o “leão” aqui todo orgulhoso com quem lambe a cria. 

 

 

Na semana seguinte, foi a vez de Melqui sentar-se no sofá do Marcos. A divulgação da vez é da nova série do brasiliense, A Fazenda. As perguntas foram focadas novamente nos bastidores e na trama, e o autor dá inúmeros detalhes de deixar os amantes do terror no Mundo Virtual com ansiedade pela estreia. No bate-bola, são citados clássicos como A Cobrança, Eu, Kadu, Gato Preto e O Leão. Sobre Hugo Martins, “um grande escritor e amigo”.

 

 

 

Ficaram curiosos? Cliquem aqui para ler na íntegra e acompanhem as próximas edições, geralmente aos sábados à noite. 

A exemplo do que acontece nos demais programas que apresenta, Marcos Vinicius comanda o Bate-Papo com o Autor + Análises com desenvoltura e leveza. Deixa os entrevistados realmente à vontade para dizerem o que pensam. As conversas não são muito longas, mas têm muito o que dizer sobre os lançamentos de cada vez. Situam-se entre a praticidade de um quadro de interatividade de um Cyber Backstage e o intimismo e a descontração do Web Show — neste, há até um gato para os participantes acariciarem sem pudor, o Castiel.

 

 

Bem, este é apenas o começo. Conforme Marcos rechear o talk show com outras novidades, volto a comentar em outras resenhas. De resto, desejo vida longa a mais este projeto. 

No próximo programa, é a vez de A Fazenda dar as caras aqui no Visão Crítica. Fico por aqui, mas continuem aproveitando o Boletim de hoje, que está muito bom! Até a próxima!



ÀS VEZES TENHO DIFICULDADES EM RELAÇÃO À TRAMA, PRINCIPALMENTE POR SER UMA TRAMA BEM DETALHADA, MAS PROCURO COLOCAR MEU PRÓPRIO ESTILO NELA, diz DIEGO SILVA

Ele mora no Rio de Janeiro. Gosta de ler e escrever. No Mundo Virtual, Diego Silva já escreveu 18 produções e publicou na Web Novelas Channel, Ranable Webs e Tv Star. Para Diego, a escrita é uma forma de externalizar sentimentos, ideias e pensamentos. Por meio dela, mostra muitas vezes a realidade da nossa sociedade. sua estreia foi com a web novela "Além de A Dona". Dentre as produções escritas, Diego já trabalhou com os amigos e dividiu a parceria na escrita. A novela "Amor até o Fim", remake de "Amanhã é para Sempre" foi escrita em dupla com Renata Landeros. Diego, seja bem-vindo ao Diário do Autor.




DIEGO SILVA: Oi Gabo, prazer conhecer você! Sempre ouvi falar da WebTV.

GABO: Diego, com que idade surgiu o interesse pela leitura? Como foi sua conexão com o mundo da escrita?

DIEGO SILVA: Eu gostei de escrever desde a infância, já que sempre escrevi novelas. Mas foi em 2018 que me interessei pelas web Novelas, já que comecei a acompanhar o Web Novelas Channel (que acho que faliu), aí decidi escrever, e no começo tinha dificuldades, mas depois decidi entrar realmente nesse Universo tão maravilhoso.

GABO: Como e quando você descobriu o mundo das emissoras virtuais? O que mudou desde a sua chegada?

DIEGO SILVA: Eu descobri mesmo em 2018, quando comentava novelas, aí comecei a fazer amizades com outros escritores, que me incentivaram a escrever .

Acho que desde a minha chegada, mudou a minha forma de ver as obras, já que até mesmo me tornei mais exigente com outros autores.

GABO: Fazendo um comparativo da sua primeira obra publicada até a mais recente, quais pontos positivos e negativos você destaca? Qual obra você considera a melhor até hoje?

DIEGO SILVA: A minha primeira obra, Além de A Dona, era praticamente um rascunho, aí fui colocando mais enredos e cheguei a 10 capítulos. Eu a considero boa, mas muito curta. Vi que fui evoluindo até Rico Coração, já que escrevi uma história totalmente diferente.

Já minha melhor obra é Força de Um Sonho, coloquei nela temas muito racismo, preconceito entre classes sociais e até mesmo abordei o Caso Neymar dentro da Web (Arrasa Neymar!). Foi uma obra que dei o melhor de mim.

GABO: Quais é a sua fonte de inspiração para criar suas histórias? Qual autor você considera referência? E como você lida com o bloqueio criativo?

DIEGO SILVA: Minha fonte de inspiração são as novelas, tanto brasileiras quanto mexicanas busco vários plots para colocar na história. Autores que busco como referências são Glória Perez e Maneco, são dois grandes autores, que sempre trabalham com temas sociais. Quando tenho bloqueio criativo, procuro dar um descanso e buscar outras atividades, aí volto à escrever.

GABO: Algumas produções que você escreveu são remakes de novelas mexicanas. Como funciona o processo de adaptação do conteúdo? Como é o seu fluxo? Tem alguma dificuldade durante o trabalho?



Além de A Dona foi escrita em 2018 e exibida na Web  Novelas Channel


DIEGO SIILVA: Nos remakes de novelas eu sempre busco os resumos, aí sempre me baseio e mudo algumas tramas. Por exemplo, na trama Maria Celeste, Remake de Marimar e Coração Indomável (Que está sendo exibida no SBT) , eu tirei boa parte e criei outra trama, inclusive tornei uma vilã mais atual. 

Às vezes tenho dificuldades em relação à trama, principalmente por ser uma trama bem detalhada, mas procuro colocar meu próprio estilo nela. 

GABO:
Diego, não podemos deixar de destacar que algumas novelas mexicanas sofrem preconceito.

DIEGO SILVA: Eu digo que muitas tramas mexicanas podem ter seus deslizes, mas digo que não são só circos e dramalhões, também tem muito a nos mostrar, principalmente em relação à cultura e regionalismo.

GABO: Qual a sua opinião sobre esse posicionamento e o que você diria para o público que emite opiniões negativas em relação as produções latinas?

DIEGO SILVA: Acho que pode ser até xenofóbico, já que muitos discriminam as tramas mexicanas. Para esse público, digo que precisam abrir os olhos para outras tramas, e que a latinidade é algo altamente cultural.

GABO:
 
Em cada produção vários temas são abordados. Qual foi o tema mais complexo que você já trabalhou em uma história? E qual tema você mais curtiu trabalhar?

DIEGO SILVA: O tema mais complexo creio que foi a temática racial, já que em Força de Um Sonho, tive que pesquisar vários assuntos para incluir, para não fazer nada baixo e nem caricato. Já o tema que mais curti foi o Universo LGBT,  já que faço vários casais, principalmente que sempre dou valor ao amor.

GABO: Algumas produções foram escritas em parceria como "Feitiço do Amor" e "Amor até o Fim". Como é dividir uma produção com outro autor? Comente um pouco sobre os bastidores.

DIEGO SILVA: Acho que é algo meio complexo, já que pode gerar alguns desentendimentos. Na época de Feitiço do Amor, tive um desentendimento com o Luís, que escreveu a trama comigo, e terminei metade da web. Já Amor até o Fim correu tudo bem entre  eu e Renata, nos saímos muito bem e criamos praticamente uma nova trama. Atualmente estamos afastados por outros desentendimentos, mas foram parcerias que eu gostei.

GABO: O que ocasionou no cancelamento da web novela "Moanna Forever" exibida pela PopLineTv e escrita com Ricky Nascimento?

DIEGO SILVA: Bem, Moanna Forever inicialmente teria 40 capítulos , mas tivemos problemas em relação à tempo, aí acabamos por cancelar.

GABO: Hoje você se arrepende do cancelamento? Qual a sua opinião sobre o cancelamento de uma obra?

DIEGO SILVA: Atualmente eu até me arrependo do cancelamento, mas creio que talvez atrasaria todo o cronograma, algo que não acho legal.

Acho que para cancelar uma web deve ser em último caso, já vi autores cancelarem 3, 4 e até 5 Webs.

GABO: Falando sobre o futuro, tem planos de escrever alguma trama literária? Pensa em publicar algum livro?

DIEGO SILVA: Trama literária eu não pretendo, mas não descarto escrever um livro.

GABO: Quem é Diego Silva fora do Mundo Virtual?

DIEGO SILVA: Fora do Mundo Virtual, Diego Silva é um rapaz muito ligado à família, sempre disposto à ajudar e aprender. Sou muito amoroso e carinhoso.

GABO:
Diego, chegou a hora do nosso bate-bola. Podemos começar?

DIEGO SILVA: Pode sim, estou pronto! 

BATE-BOLA:

MUNDO VIRTUAL: Surpresas 
ESCREVER: Arte
ALÉM DE A DONA: Prefácio
TV STARS: Criações
WEB NOVELAS CHANNEL: Início
RANABLE WEBS: Honra
CANCELAMENTO: Nocivo
RENATA LANDEROS: Noveleira 
RICKY NASCIMENTO: Amigo
FRASE: Nunca desista de seus sonhos
DIEGO POR DIEGO: Sonhador.

GABO: Diego, valeu pela participação no Diário do Autor. Fica o espaço para as considerações finais.

DIEGO SILVA: Gostaria de agradecer à você, Gabo, por essa oportunidade de conceder essa entrevista, e digo que estou escrevendo para um grande blog, e gostaria de ter a oportunidade de fazer amizades fora dos bastidores.

GABO: Opa, tamo junto, Diego Silva. Boa sorte nos novos projetos. O Boletim Virtual volta na próxima edição. Até lá. Boa noite, Mundo Virtual.


 editor-chefe
 
Gabo

 equipe
Gabo
Hans Kaupfmann
Marcelo Delpkin
Ritinha

entrevista
Diego Silva

 jornalismo
 contatoredewtv@gmail.com

 

 REALIZAÇÃO

   

 Copyright © 2021 - WebTV
 www.redewtv.com
 
Todos os direitos reservados
 Proibida a cópia ou a reprodução


Compartilhe:

Boletim Virtual

Edições do Boletim Virtual

Jornalismo

Livre

No Ar

Comentários:

0 comentários: