Por Dentro da WebTV - Episódio 01 - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Por Dentro da WebTV - Episódio 01

Por Dentro da WebTV - Episódio 01
Compartilhe:




FADE IN


CENA 1 - INT. CORREDOR DA WEBTV. DIA.


Cena abre com Ritinha sorrindo segurando um microfone com uma canopla com o logo da WebTV.


RITINHA: Menina, eu to nervosa. O que eu faço agora? Já tá no ar?





RITINHA: Oi, gente, aqui é a Ritinha falando!





RITINHA: A WebTV está completando 15 anos. (empolgada) Gente. 15 ANOS! Isso é tipo, muuuito tempo! A WebTV começou como Rede Informação, em um blog criado no site UOL, com atualizações diárias e com horários definidos, com programas e jornais com notícias reais do Brasil e do mundo, também possuía desenhos, assim como uma programação dedicada à sinopses de filmes do momento. Tive acesso ao programa "Fique por Dentro" exibido em 2005. Print na tela:






RITINHA: A programação era atualizada 24 horas por dia, 7 dias por semana. Direto do baú da Rede Info, mais um print na tela:





Ritinha se vira para outra câmera.





RITINHA: Cada atração tinha um blog onde acontecia a atualização. Foi lá que estreou a primeira novela, Sedutora Melodia, de Francyslaine Vicentini. Quem imaginaria que chegaria ao que é hoje? Bruno Olsen, é claro, com parcerias que subiam o nível do canal a cada novo contrato assinado. Cristina Ravela, Jony Alves e Diogo de Castro são nomes que assumiram a vice-presidência da emissora, trazendo novidades e evolução para o canal.


Ritinha se aproxima um pouco mais da CAM.


RITINHA: Hoje recebi uma missão especial de apresentar para vocês os bastidores dessa emissora que cresce em acervo a cada ano! O canal atualmente tem vários departamentos: Novelas, Séries e Minisséries, Jornalismo, Entretenimento e atualmente tem investindo nas Antologias. Vamos passar por esses setores e saber mais sobre o canal mais querido do Mundo Virtual (ou MV trata-se da nomenclatura que adotamos para nos referirmos ao ambiente virtual que publicamos nossos textos, jornalísticos e entretenimentos). Será que dessa vez vou conseguir entrar no famoso porão da WebTV? Vem comigo descobrir. Está no ar o especial Por Dentro da WebTV, o especial sobre os 15 anos da emissora.





CORTA PARA:


CENA 2 - INT. REDAÇÃO. DIA.


Ritinha ajeita sua postura de jornalista e mantém uma feição de jornalista profissional.





RITINHA: Chegamos aqui na área jornalística da WebTV. As notícias mais quentes e sérias passam por aqui ou nascem nesta sala. Às vezes com uma pitada de humor, às vezes com uma pitada de veneno, mas notícia é notícia! Tô brincando, gente. A área jornalística é a origem da WebTV, afinal, Rede Informação não foi um nome qualquer, não é mesmo? 


CAM mostra a redação, Hans Kaupfmann está atento à tela do computador. A CAM explora o ambiente até se deparar com Cristina Ravela.


RITINHA: Olha quem está ali! Cristina Ravela. A Zih!


Cristina vira para ver quem disse seu nome e se assusta com a câmera filmando seu rosto e sai correndo.





RITINHA: Senhora! senhora! Só uma entrevista, bem rapidinho!


Cristina para de correr e arruma rapidamente seu cabelo.





CRISTINA RAVELA: Senhora está no céu, amém. (olha para câmera) Qual é a do paparazzi?


RITINHA: Cristina, estamos fazendo a cobertura dos bastidores da WebTV, que está fazendo 15 anos no ar! Você, como uma das personalidades veteranas da emissora, qual foi a maior mudança que presenciou por aqui durante esses anos?


CRISTINA RAVELA: Consertaram o elevador. Uma pena, porque eu até mantinha a boa forma, enfim...fora isso, a emissora passou por uma boa repaginação para evitar a sobrecarga dos administradores. Layout funcional, posts automáticos nas páginas, além da abertura maior para o literário. Sair da zona de conforto tem ajudado a revelar novos autores na emissora por meio das antologias.


RITINHA: Realmente, Cristina, essas mudanças marcam as épocas e fases da WebTV, vamos falar disso mais à frente. Obrigada!

Cristina sorri para câmera sem graça.


RITINHA: A Rede Informação era atualizada diariamente, com horários definidos, sete dias por semana. Era bem difícil administrar isso. Era necessário foco, comprometimento e carinho. Sentimento esses mantidos até hoje. A emissora nasceu no blog em 2004. Sendo 17 de Outubro de 2004 sua data oficial de estreia.


RITINHA: É bem importante mencionar. O primeiro site foi ao ar em 2005, quando a WebTV ainda se chamava Rede Informação, lá na época do Orkut. Atualmente retornou ao blog, e tenho certeza que vocês notaram a lindeza que tá a homepage!


RITINHA: Vamos aproveitar e falar com o Hans!


Ritinha entra na sala de redação da WebTV e se aproxima de Hans, que continua focado no texto que está escrevendo no computador.


RITINHA: Hans Kaupfmann! 


Hans dá um pulo na cadeira.


RITINHA: Hans, bem-vindo de volta!


HANS: Olá!!!! Muito obrigado!! 


RITINHA: Você, que assim como o Gabo, a Cristina e o Diogo, acompanhou grande parte da trajetória da WebTV, agora retornou ao setor jornalístico do canal. O que motivou esse retorno? E você notou alguma evolução comparado a períodos anteriores?


HANS: Seguramente! Assim como a própria cultura online foi evoluindo paralelo às ferramentas de comunicação, era previsível que o MV caminhasse junto a essas constantes transformações. Mas,  apesar da forma e a estética serem muito mais fácil de observar essa constante mudança, acredito que o drama, a comédia e toda a complexidade humana  é ainda a matéria prima para uma boa história pra se contar.


RITINHA: Isso mesmo, Hans! Inovar, evoluir, melhorar. Palavras essas que estiveram em nossa escalada à consolidação de uma emissora virtual séria e promissora.



CORTA PARA


CENA 3 - EXT. JARDIM DA WEBTV. DIA.


Ritinha caminha pela calçadinha do jardim florido da emissora.


RITINHA: Desde seu início em 2004, quando se chamava Rede Informação, a WebTV tem essa tradição de produções de novelas. As novelas se tornaram um símbolo da emissora, sendo Sedutora Melodia a primeira produção da emissora, escrita por Francyslaine Vicentini, e era a única que possuía identidade visual naquele período.



Banner da novela Sedutora Melodia (2004/2005)



As outras obras eram postadas somente com o texto, porém seu conteúdo mantinha-se com qualidade. Isso mudou em 2005, quando a identidade visual chegou aos outros gêneros e mesmo atrasando um pouco, foram incluídos também aos programas, conseguindo se estabelecer  em cada setor. As aberturas, bem lá no início da emissora, eram GIFs animados e banners, o que poderiam ser considerados uma mídia de ponta para aquele período. Vamos ver alguns!



Abertura em GIF da novela "Corpo e Alma" exibida em 2006 na Rede Info:



Abertura em ARTE (JPG) da novela "Vingança do Além" em 2006:







RITINHA: Já em meados de 2005 foi ao ar o primeiro site da Rede Informação, ou para os mais íntimos, Rede Info. A elipse amarela, consagra a representação mais simbólica da Rede Info/WebTV, que é mantida até os dias atuais e que a cada ano se renova um pouco mais.

 







RITINHA: Em 2006, a programação com horários foi extinta e alguns programas como Mundo Animal, Mundo TV, Jornal da Manhã, Info Notícias e as Sessões de Filmes, saíram do ar. A emissora seguiu com a programação diária e investiu em novas atrações voltadas ao MV. Diante das mudanças, somente em 2006 que se obteve a primeira abertura em vídeo. Introduzida por Jony Alves, trazendo uma nova roupagem para a emissora e novas modificações na grade de programação como o fim das postagens no horário. Vamos ver o VT de algumas aberturas das novelas que já passaram por aqui!



A novela "Maria Cristina" foi a primeira obra a ganhar abertura em vídeo na Rede Info


"Corpo e Alma" foi reprisada em 2007, onde ganhou uma abertura em vídeo


"Em Segredo" foi ao ar pela primeira vez em 2008


"Norton Bates" estreou em 2009 na WebTV


"Passos da Paixão" foi exibida em 2013


"Perfume - A Tristeza de Verão" marcou a estreia das novelas literárias da WebTV em 2018

 


RITINHA: Outras emissoras não queriam ficar para trás, anunciando suas programações no mesmo dia escolhido pela Rede Informação. Jony Alves ficou pouco tempo na emissora, mas seu papel foi importante para nossa história. E foi nesse ano que o primeiro slogan do canal foi anunciado: Rede Informação – Sempre Pensando em Você!





RITINHA: Em 2007, foi anunciado o fim da programação diária, foi também o ano em que estreou o primeiro reality show da casa, chamado Super Star. Tivemos parcerias, dentre elas com outras emissoras participantes do Fórum Natelinha. Em menos de três anos a Rede Info conseguiu subir seu patamar, para isso, o presidente da emissora precisou aprender muita coisa, entre elas editar vídeos, site e blogs, aprendeu a entrevistar, administrar a programação de um site e principalmente o carinho de se manter conectado com o público. Mas o que o fez querer assumir esse papel tão fundamental para a existência de uma emissora?


CORTA PARA:


CENA 4 - INT. SALA DA PRESIDÊNCIA. DIA.


Bruno Olsen está sentado à sua mesa, Ritinha senta na cadeira de visitantes. A vista da sala dá para vários galpões de estúdios à direita e à esquerda para o jardim da frente.


RITINHA: Estamos aqui com o presidente da emissora, Bruno Olsen (Gabo). Bem, boss, o quê queremos saber é: Por que criar uma emissora? O que o motivou a realizar esse desejo?


BRUNO: Eu sempre gostei do ramo televisivo. Quando eu cheguei no Mundo Virtual em 2004, conheci a Rede Virtual e Tv Antena, e fiquei encantado com tudo o que vi.



Site da Rede Virtual em 2004


BRUNO: Pouco tempo depois, tudo mudou, as emissoras acabaram e eu fiquei sem entender o que estava acontecendo. Nessa época eu conheci a Marcela e, com a sua ajuda surgiu a ideia de criar uma emissora virtual que se chamou "Rede Informação" também conhecida como "Rede Info".


RITINHA: Em qual sentido o jornalismo se renovou na emissora, com base nos programas jornalísticos de 2007, como Por Dentro de Tudo e Por Dentro da Rede?


BRUNO: O Por Dentro de Tudo foi criado pelo veterano Fábio Apolinário. Ele conheceu a galera da geração 2003 e 2004. Em seu retorno, ele renovou o jornalismo da Rede Info. O programa mesclava notícias da tv e do MV. Em seguida surgiu o Por Dentro da Rede com notícias exclusivas da emissora. O programa tinha como referência o Jornal da Rede da extinta Rede Virtual. Posteriormente foi criado o Boletim Virtual com intuito de explorar todo o Mundo Virtual, mantendo a experiência vivida nos projetos anteriores.


CORTA PARA:


CENA 5 - INT. REDAÇÃO. DIA.


Ritinha aparece em um plano fechado, mostrando apenas seu rosto.


RITINHA: Além do mais, 2007 foi o ano em que consagrou o departamento de séries, onde a emissora passou a investir pesado. A primeira série a ser exibida foi Corações Traiçoeiros em 2005. Cristina Ravela também estreia Raíza, em formato literário no ano de 2007, e em 2008, Cristina, foi convidada para a vice-presidência, assumindo o departamento das Séries Virtuais e relança Raíza na versão roteirizada na WebTV. 


O plano da CAM abre, mostrando Cristina ao lado de Ritinha.


RITINHA: Cristina, quais foram os desafios de ser responsável pelo departamento de séries em 2008? 


CRISTINA: O desafio era tornar as séries favoritas na vida dos autores e leitores tanto quanto as novelas. O problema era que a maioria escrevia séries americanizadas, com o mesmo gênero: teen e vampiro, e autores de novelas são mais brasileiras mesmo. Convencer o público de que séries também podiam ser ótimas foi um dos desafios que eu trouxe após lançar Raíza na WebTV.


RITINHA: E os Web-espectadores também gostariam de saber como era feito a seleção das obras na época. É diferente da forma atual?


CRISTINA: Sobre a seleção das obras, a gente saía em busca no Orkut, convidava os autores e mostrava o trabalho. Hoje, as coisas não mudaram tanto, a não ser pelas redes sociais, e a abordagem que ganhou outro destaque: o formulário e um regulamento. Dessa forma, mesmo não tendo assinatura de contrato, o autor entende que há comprometimento e regras no canal, e que na WebTV não é bagunça, não kkkkkkkk


RITINHA: É gente, não é mole não. A difícil tarefa de tornar a emissora uma referência em séries foi alcançada com sucesso. As principais séries da época continuam sendo aclamadas e servem também como inspiração e base para muitos autores até hoje. Em Segredo, Bingley’s, Raíza são séries atemporais  que continuam por aqui!  Assim como as novas produções. 


CORTA PARA:


CENA 6 - EXT. JARDIM DA WEBTV. DIA.


Ritinha anda pelos caminhos do jardim.


RITINHA: 2008 ficou marcado também com a transição da Rede Informação para a WebTV. Agora com a nova identidade, a WebTV quis evidenciar isso, tendo como um novo slogan: WebTV – Sinta a Diferença. E a pergunta que não quer calar: é “Uébtêve” ou “Uébitivi”? Lançamos uma enquete no Stories do Instagram.





RITINHA: Daqui a pouco eu mostro o resultado oficial. Agora, vamos voltar lá com Bruno Olsen e saber mais sobre essa transição.


CORTA PARA: 


CENA 7 - INT. SALA DA PRESIDÊNCIA. DIA.


Bruno Olsen está sentado na sua confortável cadeira presidencial. Ele sorri para Ritinha.


RITINHA: Boss, a transição da Rede Informação não foi somente a mudança de um nome, mas sim de uma era. O que você pode nos dizer sobre as inovações que fizeram a Rede Info se tornar a WebTV?


BRUNO: Defino como renovação. A Rede Info promoveu grandes experiências e conhecimentos. Com o passar do tempo, a emissora foi se atualizando, hoje nosso site é responsivo, se adaptando tanto no formato desktop quanto o mobile.


RITINHA: Soube que  atualmente é possível fazer o agendamento das publicações no site da emissora e no site da obra simultaneamente, essa percepção de se adequar a todas as plataformas e automatizar o sistema, trouxe mais ânimo para a equipe focar em qualidade das obras e suas respectivas páginas. 


CORTA PARA:


CENA 8 - EXT. JARDIM. DIA,


Ritinha se aproxima das flores do jardim para sentir a fragrância e acaba espirrando.


RITINHA: Saúde! Descobrindo novas alergias.... Voltando ao assunto (ri)… Nem tudo são flores e amores. Em 2009 o site de hospedagens no Yahoo, o Geocities, acabou, colocando todos os produtores em alerta e uma correria para fazer os backups das obras que estavam hospedadas no servidor.


Ela caminha pelo jardim, olhando romanticamente a paisagem.


RITINHA: O presidente do Canal 1 prontamente ofereceu seu site de hospedagem para abrigar os arquivos da WebTV, mas a equipe de suporte do canal migrou rapidamente para o 50Webs. Felizmente. Porque pouco mais de um mês depois, o Canal 1 anunciou seu fechamento… Algo parecido já havia acontecido na Rede  Informação, em 2006, quando os arquivos do servidor foram deletados misteriosamente.





Ritinha se senta em um banco no jardim.


RITINHA: Outra situação tensa ocorreu em 2011, quando foi descoberto exibições não autorizadas de obras da WebTV no site E-novelas, que futuramente passou a se chamar Fanfics Brasil. Por meio do usuário @hentiquevallentino, ele criou a Glaze News e passou a publicar: Raíza, Em Segredo, Adytum, Bingley's e Pesadelo.









RITINHA: A equipe da WebTV entrou em contato com a equipe do Fanfics Brasil que foram atenciosos e removeram os conteúdos não autorizado, além de alertarem o autor.


FANFICS BRASIL: Entramos em contato com o usuário para que ele resolva o problema das postagens que não pertencem a ele, salientamos que o site não tem qualquer envolvimento com as postagens, visto que, o site apenas disponibiliza o espaço para que as fanfics sejam publicadas. O site não concorda com este tipo de atitude de alguns usuários e até mesmo os tem alertado sobre fatos similares, o usuário já foi alertado e estamos aguardando 72 horas para que o mesmo remova as fanfics que ele publicou, caso não ocorra o site removerá o conteúdo".


RITINHA: Logo depois, outro acontecimento marcou a história da WebTV: pela primeira vez Bruno Olsen precisou se ausentar por um longo período do MV. Todo mundo precisa de férias, meu bem. E quem assumiu a liderança da emissora, foi…? 


Eu conto na quarta-feira, às 10 e meia da noite, menina. Antes de encerrarmos o programa, confira o resultado final da enquete do Instagram:





RITINHA: Pessoal, vocês arrasaram. A pronúncia correta é Uébeteve que teve 65% dos votos. Já Wébitivi ficou com 35%. Obrigada à todos que votaram 😍😍.





Não perca o segundo episódio do programa Por Dentro da WebTV. Até lá.


Ritinha leva sua mão até a câmera, cobrindo a tela por completo.


FADE TO BLACK:





 apresentação
Ritinha

revisão
Cristina Ravela

produção
Bruno Kaelum
Bruno Olsen
 
 REALIZAÇÃO

 

 Copyright © 2020 - WebTV
 www.redewtv.com
 
Todos os direitos reservados
 Proibida a cópia ou a reprodução


Compartilhe:

Entretenimento

Episódios do Por Dentro da WebTV

Livre

No Ar

Por Dentro da WebTV

Comentários:

0 comentários: