Antologia Contos Contemporâneos da Violência Urbana: 4x01 - Açougue - WebTV - Compartilhar leitura está em nosso DNA

O que Procura?

HOT 3!

Antologia Contos Contemporâneos da Violência Urbana: 4x01 - Açougue

Conto de Maurício Witczak
Compartilhe:

 




Sinopse: O conto açougue, narra a triste saga de um brasileiro sonhador, que tem sua vida esmagada pela violência crua da realidade. 

4x01 - Açougue
de Maurício Witczak


Esta triste história que eu vou contar, não é uma invenção completa. Um dia, na hora do jantar, me engasguei, diante de uma indigesta notícia da televisão: “Homem que tentava ser YouTuber morre durante roubo de carne. Saiu da internet, direto pro rabecão”. Diante desse fato surreal, que me apertou o coração, fui pesquisar sobre a vida desse brasileiro sonhador que, como tantos, pensa em “virar alguém”. Alimentei minha narrativa com muitos detalhes tristes desse cidadão e deixei meu pensamento e minha imaginação darem contornos literários a essa história trágica. Enquanto escrevia sobre a vida desse homem guerreiro e combatente, percebi que essa não é apenas uma parábola mágica, sobre o quanto a vida é selvagem. É sobre não conseguir impedir que um sonho vire uma obsessão. Mas é assim, a perversa e violenta competição que nós enquanto sociedade criamos, cujo lema é: “o segundo lugar, é o primeiro perdedor”. Uma cobrança cruel, que causa muita dor, em nossa luta para ser e estar. O sonhador morto, nasceu em um lar desajustado. Seu pai, sempre alcoolizado, adorava repetir em voz alta:

Esse menino, não vai dar em nada. Fica aí só imaginando coisas. Pensa, pensa, pensa, mas não realiza “bulhufas”. Imaginação não enche barriga, moleque! Você já é quase um homem. Sai dessa terra do nunca e vem pra realidade. Já tá na hora, de você ajudar a colocar comida na mesa desta casa.

Mesmo com tantas palavras que lhe castigavam a alma, o menino não conseguia evitar ter muitas e muitas ideias, que aos poucos foram virando seus sonhos. Achou um violão quebrado no lixo, o consertou e aprendeu os acordes básicos. Fazia canções sobre seus ídolos. Ao cantar como Elvis Presley, era sempre ridicularizado por seu pai e seus irmãos mais velhos. Sua mãe já havia desistido de repreender seu marido para não apanhar mais uma vez. O menino teimoso não se intimidava. Na sua fantasia, queria ser famoso. Gravava suas canções em fitas K7 para um dia poder montar sua banda. Sonhava em ser um Popstar. O tempo passou, fazendo seu sonho crescer, mas a sequência de fracassos que essa narrativa ganha a partir de agora justificam seu trágico fim.

Na adolescência, com a sua banda da escola, não conseguiu nenhum hit emplacar. Um dia precisou aceitar o fim. Era inadmissível aos outros componentes da banda terem que fazer um show sem ter ninguém na plateia. Ele, com seu otimismo de sempre, imaginou estar ouvindo a voz de Deus, dizendo que ele estava desenvolvendo uma carreira artística errada. E já que costumava tirar muitos risos de seus amigos, não teve dúvida: a fama viria de uma carreira de ator. Algumas apresentações da escola o encorajaram, mas nos testes que fez para ser um comediante, virou alvo de chacotas. Levou na esportiva, pensando que isso havia apenas sido mais uma piada de Deus. Pegou seu velho violão e passou a tocar em bares. Mesmo quando não tocava canções autorais, ninguém prestava atenção em suas performances. Foi então que teve uma ideia: já com diploma de nível médio, preferiu não entrar para a faculdade. O mundo estava imerso na tecnologia e nessa era da imagem, com as redes sociais a mil, viu vários anônimos ficarem famosos, com seus canais virtuais. Tentou, então, ser um youtuber. Investiu todo dinheiro do carro, que usava para ser Uber. Fez mil vídeos, mas ninguém viu! Tentou de tudo que é jeito aparecer, mas também não se tornou um influencer. O próximo passo seria se inscrever em todos os programas de televisão e, mesmo que fosse ridicularizado, estaria tentando realizar seu sonho. Usou todas as suas facetas artísticas, mas era sempre considerado um artista mediano. Participou de um reality chamado “Sou um perdedor, e daí?”. Finalmente ali estava sua grande chance de se tornar famoso, mesmo com o título de maior perdedor do Brasil.

Depois de alguns meses de confinamento, tendo que expor todas as suas desgraças, chegou o grande dia. Seria revelado ao público, quem era o grande perdedor na vida. Ele tinha a convicção de que ninguém poderia ultrapassar suas derrotas. Nos bastidores, sua vitória já era vista como certa. E numa lógica obsessiva, ele imaginava que o perdedor vencedor ficaria famoso e, a partir daí, ele poderia realizar o que ele pensava ter nascido para fazer: Sua arte multifacetada. No mínimo, o perdedor vencedor do reality ganharia um bom prêmio em dinheiro para poder recomeçar. Ele não via a hora de saber o que seus pais achariam, vendo seu filho na televisão, finalmente como um vencedor e podendo bancar seus sonhos.

E lá estavam os cinco finalistas, que já tinham eliminado centenas de candidatos. O apresentador fez tanto suspense que vários comerciais passaram até o grande anúncio. E como era de se esperar, ele ficou em segundo lugar. Não ganhou nada, além de vaias orquestradas, com direto a cascas de banana e muitas gargalhadas infames. Falido, acabou indo morar na rua.

Numa noite de lua cheia, sentindo o cheiro de bife frito, que vinha do restaurante da esquina, decidiu que iria matar a fome pedindo um pedaço de carne para o açougueiro. Diante do não, pôs a mão no bolso traseiro para revelar seus poucos trocados, mas não teve tempo de mostrar. O açougueiro, que acabara de comprar uma arma, sem nenhuma compaixão, mirou na cabecinha e matou a sangue frio o pseudoladrão. Espalhou seus miolos e tingiu a calçada, com o sangue ralo do nosso perdedor. E assim morreu nosso sonhador de plantão, que teve seu rosto coberto com jornais e papelão. Só o seu primeiro nome foi divulgado. Triste destino de quem tanto sonhou e perdeu a vida à toa. Ironicamente, morreu na porta de um açougue chamado “Carne boa”. Morreu de forma impactante, mas sem ter a vida impactante que quis ter. Chocante, sobretudo, por ter finalmente viralizado na web e se tornado notícia com muitas curtidas. Numa das páginas da internet com milhões de seguidores, um influenciador, tentando tirar riso dessa tragédia, estampou a notícia, com total insensibilidade e cheio de uma ironia sórdida: “Famoso anônimo, que queria ser YouTuberrrr rsrsrs, morreu baleado, na porta de um açouguerrrrr. KKKKK.” E a postagem, com sua foto e essa frase perversa, bateu todos os recordes de visualizações. Nosso sonhador morto, sobrevoando seu corpo, chorou e riu de sua banal fama póstuma. E o açougue? Ah! O açougue “Carne boa”, ganhou centenas de franquias em todo o Brasil.



Conto escrito por
Maurício Witczak

CAL - Comissão de Autores Literários
Francisco Caetano Gisela Lopes Peçanha Liah Pego Lígia Diniz Donega Mercia Viana Pedro Panhoca Rossidê Rodrigues Machado

Produção
Bruno Olsen
Cristina Ravela


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO



Copyright 
© 2023 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução



Compartilhe:

Antologia

Antologia Contos Contemporâneos da Violência Urbana

Episódios da Antologia Contos Contemporâneos da Violência Urbana

No Ar

Comentários:

0 comentários: