BOLETIM VIRTUAL - EDIÇÃO 64


https://2.bp.blogspot.com/-BOpvP5FClHM/WSdQ_j5PmfI/AAAAAAAAAyE/vfUlZycz0FE0Ge44Cp_4cWBKKwrm5N9fwCLcB/s1600/Boletim%2BVirtual.jpg
 

BOLETIM VIRTUAL - EDIÇÃO 64
 
 
 

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. (Augusto Cury)

 
     

NA EDIÇÃO DE HOJE DO BOLETIM VIRTUAL:

     
 

- Você sabia que foi através da novela mexicana "No Limite da Paixão" que surgiu o grupo WebTV? De uma pesquisa sobre a novela, à descoberta do mundo virtual. Vamos voltar ao passado e saber como tudo começou!
- Édy Dutra participa de uma entrevista exclusiva no Diário do Autor
- Na Reportagem da Semana, saiba mais sobre o novo site da WebTV
- Tiná fala sobre a linguagem formal e virtual no Lendo.com
- E ainda: as principais notícias no Giro Virtual com Cristina Ravela

Fique na poltrona, a temporada 2017 do Boletim Virtual está começando!

 
     

 

     

REPORTAGEM DA SEMANA: VOLTEI PRA VOCÊS. WEBTV MARCA O RETORNO COM NOVO SITE - por WESLEY ALCÂNTARA

     
 

WESLEY ALCÂNTARA: E aí, galera do Mundo Virtual. Como andam as coisas (com as pernas, claro)? Muita estreia? Muita treta nova? As minhas férias definitivamente acabaram e voltei pra vocês. Alegria? Tristeza? Euforia? Calma, minha gente! Tô falando é do novo site da Poderosa (entenda-se Maria WebTV Françoso).

A maior emissora do Mundo Virtual voltou de suas férias no final do mês passado com uma novidade INCRÍVEL! Um novo site, através da plataforma mobile-friendly, que torna o acesso de dispositivos móveis (tablets e smarphones) muito melhor.

https://2.bp.blogspot.com/-e_06JrRtwkA/WP2ePMA7MOI/AAAAAAAAAeU/-jDonE_ZeO0Jpfrf0qchAD8U2yGwVFuYwCPcB/s640/Novo%2Bsite%2BWebTV.jpg

Durante 4 meses de um trabalho intenso, Gabo Olsen, juntamente com Domingos Santiago, a vice-presidente, Cristina Ravela e o diretor de dramaturgia, Rafael Oliveira, não descansaram até entregar um site moderno, capaz de atender aos novos e antigos leitores que passam mais tempo acessando pelo celular.

"O sucesso de lançarmos o novo site na noite de hoje, deve-se ao trabalho de uma equipe prestativa e empenhada", agradeceu, Gabo Olsen, presidente da emissora.

"Em torno da metade do acesso à rede é realizado através de aparelhos móveis. Quando pesquisamos a estrutura e tratamos da criação das páginas da nova WebTV sempre colocamos a adaptação aos dispositivos móveis como prioridade. O site é responsivo e completamente adaptável a esta realidade", garantiu, Domingos Santiago, durante um chat nas altas horas.

Com isso, a WebTV, que vinha sendo chamada de ultrapassada ou de Gestão do Passado (ouvi um Webmofo também), mostra que está no páreo e pretende se atualizar constantemente. Um ganho para nós leitores! Esse novo site é incrível e traz coisas novas, onde poderemos acompanhar as novidades sobre os bastidores e curiosidades da programação da emissora.

A gestão 2017 é conta com novos e fortes nomes, talvez esteja aí o motivo da mudança. Um ganho! O bom é que a emissora, no auge de sua pré-adolescência, respira o frescor da mudança. Que seja um 2017 muito promissor para a Rede, autores e leitores. Vem novidade boa aí? Vem, sim senhô!

Eu vou ficando por aqui com a reportagem da semana! Um abraço e até a próxima edição!

 
     

 

     
   

LENDO.COM: LINGUAGEM VIRTUAL E LINGUAGEM FORMAL - por TINÁ

     
 

TINÁ: Oi, galera do bem! Estamos de volta, após tanto tempo, para um bate-papo despretensioso e com muito respeito!

Acho que muitos de vocês não gostarão do assunto de hoje, mas entenderão a necessidade de falar nele, uma vez que todos devemos prezar a nossa língua-mãe, uma vez que somos falantes nativos dela. E abordaremos, nesse encontro, alguns problemas encontrados em nossas escolas, relativos à famosa redação.

Nosso bate-papo, então, terá como ideia central a internet como incentivadora de alterações na forma de escrita, tendo inclusive uma abordagem própria: a linguagem virtual, utilizada principalmente pelos adolescentes.

O mundo, atualmente, nos apresenta, cada vez mais, diferentes recursos tecnológicos como aparelho celular, internet, entre outros. Os avanços surgem com uma velocidade nunca vista em outros tempos; temos acesso a inúmeras informações e das mais diversas fontes, que chegamos a nos sentir desinformados, porque muitas vezes não conseguimos acompanhar esse ritmo tão acelerado.

Uma das preocupações que surge é quando todas essas tecnologias passam a influenciar algumas das atitudes desses adolescentes que, ao utilizarem cada vez mais a internet para se comunicar, principalmente os chats, aos poucos vão ficando com seu raciocínio limitado, já que o discurso utilizado nas salas de bate-papo caracteriza-se por frases curtas e abreviações, sendo que a utilização frequente dessa linguagem pode interferir nas produções realizadas pelos adolescentes na sala de aula. Nesse momento nos deparamos com questionamentos que nos fazem pensar sobre até que ponto a influência é saudável e não surge como um empecilho no processo de alfabetização.

Calma! Não queremos ofender ninguém, estamos apenas fazendo uma reflexão.

Vejam um exemplo: na frase: “– Og v6s naum tm 9da10? ”, temos um exemplo da linguagem utilizada nas salas de bate-papo, e o leitor consegue interpretar o que está escrito, uma vez que está lendo como se estivesse ouvindo. Ele sabe que esse código significa: - “Hoje vocês não têm novidades? ”.

É importante admitir que a escrita virtual, ou o “internetês” como também é conhecida, conta com uma criatividade extraordinária de seus usuários, prova disso são as inúmeras “caracteretas”, que podem expressar os mais variados sentimentos. Na conversa virtual, o uso da linguagem abreviada, dos “emoticons”, das “caracteretas” é frequente, já que não existe a expressão facial, e, diferente da conversa telefônica, que também é à distância, não é possível sentir a entonação da voz que quem fala, nesse caso de quem escreve. Então, para evitar os mal-entendidos, os internautas utilizam os mais diversos recursos para fazer da língua falada-escrita, uma conversa informal e irreverente.

Vejam um exemplo da colocação de recursos para mostrar emoções: 

 Piriiiiiii. E bateu! (...)

 – Cheguei Mamãe!

– Ááátá filho. (...)

Ammm jasei vou mandar email dos outros (...)

Áta vô fala com essa garota. (...) – É Diego. Ammm. (...)

“TRIIIIIIIIIIm... TRIM!”

 - ah... droga de despertador! (...)

Ops! O que é isto? trabalho de história?! 

**Fonte: pesquisa realizada numa escola de iniciativa privada em Porto Alegre 

Isso se explica. Muitas vezes, na conversa face-a-face, não conseguimos nos fazer entender e, no diálogo através da linguagem virtual, os mal-entendidos podem se tornar mais comuns, por isso, os internautas fazem, de forma muito criativa, uso de muitos recursos para tornar a conversa o mais próximo possível do diálogo presencial.

São claras as influências que a linguagem virtual exerce sobre a linguagem formal de adolescentes e, às vezes, adultos. Basta observar que várias características da linguagem virtual estão presentes nas produções textuais analisadas.

Os pesquisadores entendem que a escrita virtual é extremamente criativa, divertida e capaz de tornar menos frio o ambiente virtual, pois as conversas em ambientes virtuais são tão irreverentes quanto aquelas que temos com os amigos no bar ou no telefone. Porém, avaliam de forma negativa essa escrita, quando ela passa a influenciar as produções textuais dos alunos em sala de aula.

O que ocorre, na verdade, é que, além de todo o contexto da narrativa não ter muito nexo, o sujeito não consegue desenvolver sua linha de raciocínio, pois mesmo ao escrever da forma culta uma abreviatura, ele o faz apresentando dificuldades ortográficas.

Ate mais!

 
     

NO LIMITE DA PAIXÃO: DE UMA PESQUISA SOBRE A NOVELA, À DESCOBERTA DO MUNDO VIRTUAL. VAMOS VOLTAR AO PASSADO E SABER COMO TUDO COMEÇOU NO GRUPO WEBTV! - por GABO

     
 

GABO: A novela Limite da Paixão (Entre el amor y el odio), produzida pela rede mexicana Televisa em 2002, e exibida pelo SBT entre 2003 e 2004, ganha a 1ª reprise, a partir do dia 22 de maio na tela do SBT.

 

"No Limite da Paixão" é protagonizada por César Évora (Otávio) e Susana González (Ana), tendo como vilões Sabine Moussier (Frida) e Alberto Estrella (Maciel).

GABO: Uma curiosidade em relação ao nome da novela é que no Brasil houve uma alteração. Entre 2001 e 2002, o SBT produziu a novela Amor e Ódio, remake de La Dueña, por esse motivo, a novela ao invés de seguir o nome original: Entre el amor y el odio (Entre o amor e o ódio), o SBT optou por alterar o nome para No Limite da Paixão, evitando comparação com o nome da novela exibida em 2001.

Com a exibição e repercussão da novela, em um site de busca eu conheci o fórum No Limite da Paixão. Através do fórum, eu vi um post sobre a web novela Um Verdadeiro Amor, exibida pela Rede Virtual.

https://4.bp.blogspot.com/-kJBGIjnn_Ls/WSH9VpDn5eI/AAAAAAAAAtI/tOgmue2u65Apf5wcRcUku2h7Urs-F9lOgCLcB/s640/F%25C3%25B3rum%2BNo%2Blimite%2Bda%2Bpaix%25C3%25A3o.jpg

Clique aqui para ampliar a imagem

Foi entre março e maio de 2004 que eu conheci o imaginário mundo das emissoras virtuais. Confira o site da Rede Virtual, em 2004.

Aos poucos eu conheci as outras emissoras, destacando a Tv Antena. Infelizmente em maio, as emissoras que estavam no ar encerraram as transmissões. Entre setembro e outubro surgiu a Rede Informação. Para o processo de criação e formatação, foi utilizada como referência a saudosa Rede Virtual. Em 2008, a Rede Info entrou em hiatus dando lugar a WebTV.

Interpretado por Ángel López, relembre o tema de abertura:

A nostalgia que marcou o ano de criação do grupo WebTV está de volta. No Limite da Paixão, a partir desta segunda, dia 22, às 17:15, logo após a reta final de Rubi, nas novelas da tarde do SBT.

 
     

 

     
   

GIRO VIRTUAL: FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MUNDO VIRTUAL - por CRISTINA RAVELA

     
  CRISTINA RAVELA: Olá, gente! Tudo ruim com vocês? Que bom!

Fui convidada pela primeira vez para fazer esse Giro Virtual girar feito pião na cabeça de vocês, pessoinhas. Tanto bapho rolou em abril, que nem te conto. Mentira, conto sim. Cola nessa cadeira quebrada, gruda os olhos nesse monitor cheio de marcas de dedos, e vamo que vamo!

TMV 2017 - Na noite do último dia 7, a WebTV lançou a premiação Troféu Mundo Virtual (TMV) que vai revelar quem foram os melhores de 2016. Da dramaturgia ao entretenimento, o evento trouxe uma novidade para este ano: Um Hotsite.

Regra desde 2013, agora todos podem votar na própria obra

Ainda que todas as regras para participar estivessem visíveis no início do formulário, há gente votando na própria produção. Amoras, os organizadores vêm aperfeiçoando a premiação para que todas estejam em pé de igualdade. A regra de não votar na produção na qual esteja envolvido é antiga e tem o intuito de prestigiarmos os nossos concorrentes. No entanto, muita gente andou quebrando regras, visto que os concorrentes em algumas categorias são poucos e, além disso, há quem considere injusto dar o voto para o colega só porque não pode votar em si.

Portanto, regra quebrada. Se você quer apoiar o seu colega, ok! Se prefere votar em sua própria obra, porque sim, ok!
E também não é obrigatório curtir a página do BDZ no facebook.

E aí? Já tem discurso pronto pra vitória? Eu já tenho até pra derrota, bicho.

Relaxa, todos já são vencedores só em terem sido indicados.
#TMV2017. Vote nos seus favoritos!

DOIS NO RH
- A crise aí, aposentadoria só com a morte, e dois diretores abandonaram a XD (emissora do grupo MEGApro). A debandada começou quando Pedro Gaze, chateadíssimo com o descaso do presidente Lucas Luciano (além de algumas tretas que ficaram subtendidas em seu textão) largou a direção do ZihNight, programa de debate comandado por mim. Então veio o Luíiz Sherazade (que após uma temporada no umbral - ficou sem roteador - voltou a ser "Luíz Araújo") e assumiu a direção.

Por pouco tempo. Ele não gostou do descaso de Lucas Luciano quanto a finalização do layout da XD em prol da UP. Eu também não curti a falta de organização e pulamos fora.

PLANTÃO: M1 estará no sistema da MEGApro em breve, mas segundo Luíz Araújo, o site de notícias não será DA MEGAPRO, pois ele pretende divulgar notícias de todo o MV. Como pagamento pelo site, Luíz Araújo terá que lavar roupa às margens do Rio Ipiranga, onde Dom Pedro deu o BERRO da Independência.

Não, mentira, ele só precisará trazer conteúdo para o site. Ufa!

MAIS UM BLOG ENTRE NÓS
- Quando Luíz fez a 'bitch, better have my money' para a XD, ele resolveu abrir um blog para investir o money. Começando timidamente como o BDZ, com matérias sobre novelas e séries, incluindo resumos, M1 é mais um blog a somar conteúdo para o nosso MV.

RYNALDO ANDRADE ABORTA FILHOS - O quê?! O MV ficou chocado também. O país inteiro igualmente. Ryna Andrade fez textão para avisar que Filhos da Bahia, faltando DOIS capítulos para finalizar, foi cancelada. A obra, exibida pela TVN, é de Ryna e foi escrita boa parte por ele, mas depois passou a ser escrita por Ramon Fernandes (Berço de Lobos). Ouvi dizer que o motivo do cancelamento é oculto e ÍNTIMO, não fui a fundo para não me perder, mas a verdade é que Ryna ficou pra morrer ao ver que a TVN vai exibir uma obra do Ramon Fernandes (Maça do Amor) mesmo ele tendo cancelado Dancin Days e Filhos da Bahia.

Segue abaixo o print com o comentário dele e de Débora Costa, que compreendeu a situação.
 

'Administradores inúteis'. G-zuis, estou no chão.

Então, Inimigo Íntimo estreou dia 15, na UP.

CHEIRO DE PÓLVORA
- De novo?! Não, não é o Ryna metralhando a sede da TVN. É que Anti-Herói, a minha nova série da WebTV, já começou a ser divulgada com a proposta de ser tiro, porrada e bomba. No blog M1 foi revelado a contratação de Sérgio Menezes como o jornalista Murilo Guedes. Ele vai bater de frente com Nilo Rodrigues (Aaron Ashmore), gente. A notícia já se alastrou, chegou na TVN News e no Blog da Zih. A série já tem página no facebook, tá? Avisando como quem não quer nada...

FIM DE UMA LENDA? - Uma lenda não morre, você sabe. A segunda temporada de Urban Legend chegou ao fim, mas o autor JP Tusset já anunciou uma 3ª temporada. A promo indica que bruxas ou o demônio será a próxima lenda; um pentagrama ilustra a imagem, e eu já fiz curso intensivo na área na época de Raíza #TioCiprianoZacarta, então estou ciente do que está por vir.

A notícia, na verdade, saiu no dia 1º de maio, mas era feriado, então considere abril ainda.

SEAS DEIXOU A UP E UM RASTRO DE SANGUE - Após o anúncio de que euzinha estava de volta a WebTV, Rafael Oliveira resolveu deixar a UP sob o argumento de que não curte a MEGApro, grupo na qual faz parte o canal de Lucas Posey. "Não acho vantagem para o MV", escreveu o também autor do longa A Visitante. Lucas Luciano - não curtindo o que leu - desceu no MV com o seu helicóptero armado até os dentes para deixar claro que a ideia da "perda do controle final" era coisa da minha mente criativa. Aquilo nunca existiu. Entretanto, foi exatamente isso que ele me disse quando procurado em janeiro. Então, mudou de ideia, mas que a ideia existia, ah existia.

OPINIÃO SUPREMA - Continuação do capítulo anterior. A saída de Seas da programação da UP deixou uma dúvida no ar, quando Lucas Luciano pediu pra eu parar de impor a minha opinião como suprema, pois "há muito deixou de ser". Tanta coisa pra fazer e tanto texto pra ler, deixei passar uma coisa: a minha opinião deixou de ser importante antes ou depois de eu ser convidada a migrar o BDZ para o MEGApro? É o questionamento de hoje, embora ninguém liga.

PONTO CEGO - A nova novela da TVN, de Vítor Abou, anunciada na Comic-Con, vai finalmente estrear. A data dada como certa é no dia 31 de maio. O mês de maio está marcado pela passagem do furacão Inimigo Íntimo - mais divulgada que Emily do BBB -  e da reprise de Purgatório, a partir do dia 26.

ALTOS CARGOS - Pra fechar esse Giro Virtual com tudo de marcante que marcou o mês de abril, que tal relembrar os cargos de Lucas Luciano?


 

Lucas, seu lindo, não basta dizer que você é presidente, não? Isso me lembra o Gabo Olsen, em início de carreira, listando todos os cargos em que aparecia. Há 13 anos, direto...do túnel...do tempo.

Curtiram esse rapidão?

Quero deixar claro que aqui constou apenas os fatos, sem tentativa de impor a minha humilde opinião. Obrigada pela visita, volte sempre (preciso da grana).

 
     

 

     
 

 

DIÁRIO DO AUTOR: É PRECISO RESPEITAR A VIDA. A MINHA, A SUA, A DO OUTRO. EU ESCREVO UMA NOVELA QUE FALA DE AMOR MAS TAMBÉM DE RESPEITO, diz ÉDY DUTRA

     
 

A nossa vida é feita de escolhas e são elas que guiam os nossos caminhos. Fernanda escolheu deixar para trás o noivado com Gabriel para viver ao lado de Paula. O amor das duas enfrenta todos os obstáculos possíveis para seguir adiante. A Nanda optou por assumir um amor ao invés de seguir a vida como estava sem ferir aqueles que os acompanharam até o momento. No Diário do Autor recebo Édy Dutra, o autor da novela Escolhas da Vida, que conta com a colaboração de Diogo de Castro. Boa noite, Édy.

ÉDY DUTRA: Boa noite Gabo, boa noite a todos! Obrigado pelo convite.

GABO: Édy, qual a sua opinião sobre a Nanda ter assumido o amor que ela sente por Paula, ao invés de seguir a vida como estava, sem precisar ferir o Gabriel, causando a reprovação do pai de Nanda?

ÉDY DUTRA: Vamos lá... É uma pergunta difícil kkk

Ninguém é obrigado a estar com alguém. Se não existe mais amor, não há porque ter união. Acredito que ficar com alguém por pena pode ser uma atitude covarde. Porque priva tanto você quanto o outro de seguir adiante na vida.

Fernanda ficaria com Gabriel por pena. E isso seria ruim.

Ela foi corajosa em assumir o seu amor pela Paula e seguiu.

E é feliz mesmo com todos os obstáculos. Pois ela quis viver esse amor. E a Paula soube receber isso muito bem.

GABO: Édy, qual a sua opinião sobre o tema central de Escolhas da Vida, que retrata o amor entre duas mulheres, tendo em vista o preconceito da sociedade?

ÉDY DUTRA: Eu sempre trouxe em minhas obras personagens homossexuais. Gosto disso. Acho que dali, deste universo LGBT, se pode extrair histórias incríveis. Ou críveis também. Por isso apostei nesse casal de mulheres para o protagonismo da minha história. Sou a favor do amor. Seja ele entre pessoas do mesmo sexo ou não. Se não estão lesando ninguém, prejudicando ninguém, causando danos nem nada, por quê incomoda tanto? Quero mostrar que o amor é o que importa.

GABO: Antigamente, com a falta de conhecimento, o sofrimento e preconceito enfrentado era maior. Com o surgimento de novas leis, o avanço na pesquisa via internet, a exploração do assunto na televisão, retratam o tema com intuito de conscientizar às pessoas em relação ao assunto. Por outro lado, a homofobia tem um percentual que causa receio e medo e em alguns casos, as mortes. Um caso recente foi a Rússia que fez com que homossexuais se suicidassem, causando indignação na população e artistas se posicionaram contra a perseguição que os homossexuais sofreram. Édy, qual a sua opinião sobre os homofóbicos, na qual esse assunto é tratado na novela, através do personagem Arthur, o pai de Fernanda?

ÉDY DUTRA: Eu não concordo com a tese de que todo homofóbico seja um homossexual enrustido, mal resolvido, etc. É uma questão de intolerância, de ódio e que deve ser tratada como crime e com penas severas. Esse caso da Rússia é algo inadmissível... Sobre o Arthur, ele é o retrato de muitos pais que tem filhos homossexuais. E ele não aceita por duas questões: primeiro cultural, machista, misógina. O que também não justifica porque aqui se fala em respeito acima de qualquer coisa... Segundo por vergonha de si mesmo. "O que os outros vão falar de mim?" é isso que muitos pais pensam ao invés de apoiar seus filhos na busca pela felicidade. O Arthur não percebe que o seu comportamento pode até desunir o seu próprio casamento. Está cego dentro do seu preconceito.

GABO: Além do preconceito que Nanda e Paula enfrentam para viver o amor entre as duas, elas decidem ser mães e procuraram uma clínica de fertilização. Como tem sido trabalhar com esse tema?

ÉDY DUTRA: É a saída que têm se tornado muito comum aos casais homossexuais que desejam ter filhos do mesmo sangue, no caso fora da adoção. Principalmente as mulheres, pois muitas têm aquele sonho de gerar a criança. É um processo bacana escrever sobre isso. Li alguns artigos, vi vídeos de especialistas explicando como funciona o processo. Até para não escrever nenhuma bobagem. Rsrsrs E puxando para o lado da dramaturgia, é o gancho central da novela. Não o filho mas a gravidez em si e tudo o que ela envolve. Então está sendo muito bacana poder retratar isso.

GABO: E será neste plot que Diogo conhecerá Fernanda, despertando nele uma atração irresistível. O que o público pode esperar?

ÉDY DUTRA: Sinceramente, não sei. Kkkkkk E eu falo isso de coração aberto porque nem eu sei o que será desse encontro. Quando eles se encontram a primeira vez, na danceteria, já pintou um clima. Agora então, em outra situação... Surgem muitas questões. Eles devem ficar juntos? Fernanda ta fazendo certo em procurar Diogo? A Paula deve lutar pela Nanda, pela sua família? O Diogo vai separar o casal para ficar com a pessoa que ele escolheu como o amor da sua vida? É aguardar os próximos capítulos kkkk

GABO: Sua paixão pela atriz Malu Galli é antiga. Em Escolhas da Vida ela dá vida a personagem Regina, uma mulher racista que se apaixonará por Alex, um homem negro. Além disso, sua filha também se apaixonará por Alex. Fale um pouco sobre esse núcleo.

ÉDY DUTRA: Malu Galli é minha parceira hehehe. Escrevi Regina de presente para ela. É um núcleo de destaque na trama porque envolve racismo e prostituição. E uma mulher totalmente hipócrita com suas ações e pensamentos. Porque ela se vê envolvida por um rapaz que desperta nela um desejo, um tesão, que ela não tinha antes. Ela chega a entrar em conflito por isso. É uma personagem que dá ódio escrever (kkk porque não é fácil escrever sobre racismo) mas ao mesmo tempo é ótima porque ela tem essa veia da vilã que seduz a gente.

Malu, um beijo!

GABO: E nesse contexto, entra o embate entre mãe e filha, contra um único homem e uma vingança.

ÉDY DUTRA: Neste núcleo são dois conflitos: A relação Regina-Alex-Mariana e a vingança do Alex contra o Osvaldo, marido da Regina e pai da Mari.

GABO: Como tem sido a experiência em desenvolver um trabalho em dupla, com a colaboração de Diogo de Castro?

ÉDY DUTRA: É a primeira vez que faço um trabalho em dupla. O Diogo é um cara que sabe muito de texto e tem uma técnica muito boa. Ele sabe dar os ganchos certos, tem um olhar mais apurado pra isso. Por ser a minha última novela, achei bacana compartilhar isso com alguém tão competente e um amigo e tanto.

GABO: Como funciona a divisão de tarefas internas, reuniões, planejamentos, criações, escrita dos capítulos?

ÉDY DUTRA: Eu fico responsável pela criação dos capítulos e dos rumos que a história vai seguir. Eu faço isso, defino escaletas e o Diogo me ajuda a desenvolver, dando os toques nas finalizações, na edição, nas trilhas. É tudo muito tranquilo.

GABO: Com qual personagem da novela você mais se identifica?

ÉDY DUTRA: Pergunta difícil! Kkkkkk Eu gosto e me identifico com muitos ali... Cito então a Norma, uma dona de casa que se vê dividida no conflito entre o marido e a filha. No fundo ela só quer a sua família unida e feliz. Enxergo muitas mulheres na Norma. Vivendo a mesma situação. É uma personagem muito real.

GABO: Qual a maior lição que você aprendeu ao criar o enredo da história?

ÉDY DUTRA: Que é preciso respeitar a vida. A minha, a sua, a do outro. Eu escrevo uma novela que fala de amor mas também de respeito. Essa é a grande lição.

GABO: Bate bola, preparado?

ÉDY DUTRA: Bora!!

BATE-BOLA:

ESCOLHAS DA VIDA: Fim de um ciclo
FERNANDA: uma mocinha real
PAULA: uma doce pimenta hehe
DIOGO: um cara que talvez eu seria...
ARTHUR: retrato da sociedade
REGINA: vaca (hahahaha)
ALEX: justiceiro. Um anti-herói clássico.
PRECONCEITO: nota zero. Atraso de vida.
ESCREVER EM PARCERIA: uma ótima experiência
DIOGO DE CASTRO: um grande amigo. Mesmo sendo Rosas de Ouro. Heheh
ESCOLHAS DA VIDA POR ESCOLHAS DA VIDA: uma novela que escrevo e guardarei com muito carinho. Uma trama leve mas que tem seus pontos muito bem traçados para contar sua história.

GABO: O que o público pode esperar nos próximos capítulos de Escolhas da Vida?

ÉDY DUTRA: Nos próximos capítulos acontece o grande clímax. Fernanda procura Diogo e revela que está esperando um filho dele. E o Alex vai para um jantar na casa da Mariana, conhecer a família dela... Ou seja, tem muita coisa pra acontecer! Heheh

GABO: Édy, obrigado pela participação aqui no Diário do Autor.

ÉDY DUTRA: Eu que agradeço pelo convite. Fico feliz de ser lembrado pelo meu trabalho, nesta casa que eu adoro e me sinto muito bem. Sucesso a todos nós!

GABO: Voltamos na próxima edição do Boletim Virtual. Boa noite e uma ótima semana.

 
     

 

     

editor-chefe
Gabo

equipe
Cristina Ravela
Gabo
Tiná

Wesley Alcântara

convidado
Édy Dutra

jornalismo
contatoredewtv@gmail.com


REALIZAÇÃO


Copyright
© 2017 - WebTV
www.redewtv.com
Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução
.aaa.
.aaa.

Compartilhar:

 
Copyright © WebTV | Design by OddThemes