Anti-Herói - 1x05





1x05
 
     
 
 
 

ATO DE ABERTURA

            NILO
(V.O)
“Há amigos de coração enorme...do tamanho do inferno que proporcionam”.

FADE IN

CENA 1 INT. - METRÔ CARIOCA / PLATAFORMA – NOITE

Local iluminado e aparentemente vazio. Até que um metrô quebra o silêncio e para por alí. Um par de sapatos pretos descem na plataforma e, aos poucos, a CAM revela o rapaz (alto, negro, cabelos curtos, trajando camisa social e calça jeans), com a sua bolsa atravessada no ombro.

As portas do metrô fecham logo atrás com pouquíssimas pessoas. Segue. Enquanto isso, o rapaz, desconfiado, olha para ambos os lados até mirar numa porta entreaberta.

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

CENA 2 INT. - METRÔ CARIOCA / BANHEIRO – NOITE

A porta sendo aberta vagarosamente. O rapaz adentra e se assusta ao ver o cenário: o chão tem um rastro de sangue, que leva até um guarda, MORTO. As paredes manchadas e cravejadas de balas; as portas do banheiro despencando; o som insistente da água escorrendo da pia. Cenário de violência.
O rapaz desvia do rastro, observa os vasos sanitários sujos; desiste.

Uma CONVERSARIA do lado de fora. O rapaz aproxima-se da porta e, pelo seu PONTO DE VISTA, DOIS HOMENS conversam à beira da plataforma, mas é inaudível.

O rapaz saca a arma e engatilha, mas os caras ouvem.

            BANDIDO #1
Mas que diabos! É o Nilo Rodrigues!

Começa o tiroteio. O garoto acerta os tiros, enquanto desvia para o interior do banheiro para ganhar tempo. O primeiro bandido tomba; o segundo é atingido na perna. Geme de dor, mas recarrega a arma.

            BANDIDO #2
Seu filho da puta, toma essa!

Nilo, com a cara e a coragem, SAI do banheiro e corre na direção do malandro, disparando as balas. Atrás do bandido, um PAINEL exibe a promocional da novela HIERARQUIA e um TIRO acerta a testa de Manuel Landetta. Outro tiro atinge a testa do bandido, que cai morto.

            NILO
O cheiro da pólvora me fascina.

A arma é recarregada e quando Nilo vai sair da tela /

            JACK
(O.S)
CORTA!

A CAM toma distância e revela o SET de filmagens, funcionários e curiosos assistindo. Os atores levantam-se do chão. Jack vai até o personagem Nilo, dá um tapinha em seu ombro.

            JACK
Excelente, Marcos! Excelente!

            MARCOS
(indignado)
Excelente? Eu posso saber porque aquele cadáver não constava no roteiro? Eu levei um susto, sabia?

            JACK
(eufórico / dá um tapinha em seu ombro)
Ossos do ofício, garoto, ossos do ofício! O importante é que a ideia de gravar no metrô da Carioca foi ótima. (viaja) Parece até cenário de Nova York...

            MARCOS
Parece um tremendo plágio de Max Payne, isso sim!

Jack disfarça, aproxima o rosto do rapaz.

            JACK
Escuta, garoto, isso aqui é inspiração, entendeu? Hoje em dia ninguém mais é original.

            MARCOS
Ninguém consegue ser original enxergando somente o que os outros fazem, né, não?

Marcos lhe dá um tapinha no ombro e sai, debochado. Jack, indignado, não consegue dizer nada.

CENA 3 EXT – HOSPITAL CENTRAL – NOITE

Ambulância chegando. Pessoas entrando e saindo do local.

CENA 4 INT – HOSPITAL CENTRAL / CORREDOR – NOITE

Murilo atrás de Nilo, que tenta seguir adiante, nervoso.

          MURILO
(tentando falar baixo)
Você ia matar o delegado, cara?! Anda! Responde!

          NILO
(se volta)
Mas é claro que não, Murilo!

          MURILO
Eu vi você soltando os tubos, Nilo, eu vi!

          NILO
Eu tava longe, tá? Voei nas ideias, nem saquei o que eu fazia. Se não fosse por você…

          MURILO
(por cima)
Se não fosse por mim, ele estaria morto e você preso, porque aquele tal do Rafael passaria a bola pro substituto, otário!

Nilo voa pra cima de Murilo, segurando-o pelo colarinho.

          NILO
Tu veio aqui pra quê? Colher minha desgraça?

          MURILO
Peraí, cara, calma aí! To aqui a serviço (Nilo solta). Thales me mandou pra cá pra fazer a matéria. Pode colaborar?

          NILO
Tá de sacanagem?

          MURILO
Olha, se eu quisesse eu tinha tanta coisa pra falar de você…

Nilo cruza os braços, afrontoso.

          NILO
E não falou ainda por quê?

Murilo desarma, olha para ambos os lados, sem graça. Eis que enfermeiros adentram com um paciente acamado. O paciente se sacode, não fala coisa com coisa.

           MURILO
Olha só...Deve ser mais um viciado em DP.

           NILO
Não deve existir só essa droga no Rio, né?

           MURILO
Você acha que com a invenção dessa DP, alguém gastaria dinheiro com outras menos alucinantes? (Nilo dá de ombros) E aí? Por que você invadiu a cafeteria? Um dia de fúria?

Nilo lhe dá uma olhada mortal. Murilo ri.

CENA 5 INT. - BAR QUALQUER – NOITE

Valdete, usando óculos escuros, cabelos amarrados e roupa discreta, toma uma coca, enquanto vigia alguma coisa do lado de fora.

Pelo seu PONTO DE VISTA, Raul SAI de um dos lados da PUB MANDRAKE.

           VALDETE
(tom baixo) Ah, te peguei, malandro!

Vinnie SAI em seguida, diz alguma coisa e Raul disfarça. Segue o rumo. Vinnie entra em um carro. VOLTA em Valdete se achando esperta.

           VALDETE
(sorri) Nada mal.

Valdete paga o cara do bar e vai embora. CAM vai buscar William, do alto da janela da PUB, que viu a garota.

CENA 6 INT – HOSPITAL CENTRAL / CORREDOR – NOITE

Nilo e Murilo esperando o elevador.

          MURILO
Se mais gente sabe o que aconteceu, deve saber do meu envolvimento, Nilo!

          NILO
O que me preocupa agora é de que maneira essas pessoas sabem. Cada um conta a história que convém, como o teu jornal, por exemplo.

          MURILO
(na defensiva)
Se eu quisesse contar uma história diferente e que te prejudicasse, eu já tinha contado, né?

          NILO
Isso também me preocupa. O que te prende, afinal?

Murilo emudece, mas é salvo pelo gongo: a porta do elevador se abre, revelando Vinnie pomposo em seu terno todo cinza.

          VINNIE
Meu amigo mais querido! Que bom vê-lo bem e disposto!

          NILO
Digo sempre o mesmo...a mim.

Vinnie ri, sedutor. Faz um sinal com a cabeça em cumprimento a Murilo, que responde igual.

          MURILO
Ahn...Boa noite. Eu preciso ir.

Murilo dá um tapinha no ombro de Nilo e entra no elevador. Vinnie envolve Nilo em um abraço.

          VINNIE
Parece que alguém aqui está voltando aos velhos tempos de heroísmo. O que será que eu posso fazer para recompensá-lo após esse dia tão exaustivo?

Nico saca o olhar libidinoso do amigo.

          NILO
Hmmm...Eu vou aguardar até ter certeza que o delegado está bem.

          VINNIE
Ora, ora...Garantindo a integridade do delegado. Você ainda consegue me surpreender. Fascinante. (Nilo se incomoda) Uma pena que nem todos pensam em garantir a integridade de alguém, não é?

Algumas pessoas passam e observam Vinnie praticamente se jogando pra cima de Nilo. O garotão tenta se afastar.

          NILO
Por que diz isso?

Vinnie retira um celular do bolso do paletó e aperta uma tecla.

          VINNIE
Veja você mesmo.

Pelo PONTO DE VISTA de Nilo, o vídeo é uma gravação recente dos sets de filmagens de Anti-Herói (CENA 1). Nilo engole seco.

          NILO
Isso foi hoje?

          VINNIE
Em pleno metrô da Carioca, meu amigo! Jack Freitas parece desafiar a lógica do próprio filme.

          NILO
Que lógica?

          VINNIE
Ora! A de que existe somente um protagonista: você.

Nilo recebe a resposta como um BAQUE diante do sorriso contagiante e estranho de Vinnie.

FADE OUT

 

FIM DO ATO DE ABERTURA
   

 

     
   
 
1x05 - MEU AMIGO MAIS QUERIDO
     
 

PRIMEIRO ATO

FADE IN

SONOPLASTIA: Welcome To The Jungle – Guns N’ Roses

Amanhece na cidade. Takes aéreos da Baía de Guanabara, a Presidente Vargas, o transporte alternativo correndo solto, os caras comandando a ação. Corta para a saída do metrô da Cinelândia, repleto de gente na hora do rush, indo em direção a Rio Branco.

Na fachada do prédio da redação Novo Dia /

FIM DA SONOPLASTIA

CENA 7 INT – REDAÇÃO NOVO DIA / ESCRITÓRIO – DIA

Diretamente na tela do PC, em uma publicação na página do jornal: “Nilo Rodrigues salva a vida de delegado em uma tentativa de assassinato no Rio – Jornalista e delegado Moreira estavam na cafeteria quando foram surpreendidos pela invasão de um carro”.

CAM se afasta da tela e revela, Thales, logo atrás do PC, com as mãos na cintura. Amora acaba de ler a matéria, estupefata.

           AMORA
o que há com esse Murilo, Thales? Que manchete é essa?

           THALES
Isso pode ser parte do jogo de aproximação dele, Amora.

Amora se levanta, indignada.

           AMORA
Mas desse jeito o Nilo e toda a corja da Carioca News vão perceber! Você e o Murilo são conhecidos como rivais dele.

           THALES
Deve tá sendo difícil pra ele fazer de conta que é um pobre trabalhador a mercê do jornal. Deixa que eu falo com ele.

BATIDAS na porta. Paulinha entra, observa o clima.

          AMORA
Que é, garota? Fala logo!

          PAULINHA
Fiz a matéria que me pediu. Sobre a escolha do ator em Anti-Herói.

          THALES
(ri / debocha)
Cara, esse Freitas… chega a ser piada. Alguém lembrou a esse cara que o ator precisa ser parecido com a pessoa retratada?

          AMORA
Jack é um imbecil que se acha o maior diretor só porque ganhou prêmios com o aclamado filme A Visitante. (bufa) Onde já se viu meter um ator negro pra interpretar um loiro? Depois será quem? Um gay? Um trans? Francamente! Querem pagar de pessoas que apoiam uns aos outros, metendo essa gente toda em tudo que é canto.

          PAULINHA
(desconcertada)
Posso liberar?

          AMORA
Já era pra ter liberado, menina! Quero ver só a reação do público.

Amora ri e contagia Thales. Paulinha, chateada, SAI.

SONOPLASTIA: Jorginho, Me Empresta a 12 – MC Carol

CENA 8 EXT. - BAIRRO / MORRO DE VALQUÍRIA – DIA

Os caras doidos vendendo drogas e doces diferenciados em algumas esquinas. Uma pickup com 5 homens armados, sem camisa e posudos circulam pela rua, dando uma geral.

Corta para o morro. Gente descendo; moleques soltando pipa; alguns caras bebendo café no bar; outros já na sinuca.

FIM DA SONOPLASTIA

CENA 9 EXT – CASA DE RAUL / LAJE – DIA

Valdete tomando banho de sol, toda malandra no biquíni branco, e usando óculos escuros. Butuca SALTA a pequena mureta, de acesso fácil a outra casa. Chega por trás e tasca um beijo na testa da garota. Valdete salta de susto.

          VALDETE
Porra, Butuca! Tá de sacas?

Butuca ri, apanha o bronzeador.

          BUTUCA
Fica sussê, que o Raulzão tá colado lá em outra área.

Butuca espalha o bronzeador nas pernas dela e massageia.

          VALDETE
(finge) Taí...Quando é que tu vai me falar quem é o cara? Deve ser cheio da grana, né?

          BUTUCA
(dengoso)
Tá te faltando alguma coisa, princesa? Não tá, então deixa quieto, que isso tudo aqui (beija os pés dela) fica melhor bem vivo e quente.

          VALDETE
Ele é pior que a Moni?

          BUTUCA
Pior? (ri, malandro) Moni te encaçapa se tu vacilar, já o outro te tira da rota só em saber que o nome dele tá na sua boca. Vai arriscar?

Valdete na dela. Butuca desliza as mãos em suas coxas, e ela gosta. CAM flagra um cara sisudão, lá na outra laje, vendo tudo.

CENA 10 INT – REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA

Nilo sentado a uma mesa, pensativo. Roger chega alí com um salgadinho snack e um suco. Oferece, mas Nilo recusa.

          ROGER
Ainda tá pensando no Vinnie? (gagueja) Quer dizer...Enfim, cê entendeu.

          NILO
Aquilo foi uma ameaça, mas...Por que ele faria questão de me alertar?

          ROGER
Isso parece roteiro de filme, sabe? (coloca o copo na mesa e leva a mão ao léu, viajando) Dois atores morrem de forma suspeita. O terceiro é salvo, porque o protagonista já sacou como funciona o esquema. (excitado, arregala os olhos) A partir daí, o herói já se enredou numa trama perigosa, no qual só sairá se matar o vilão. Pode terminar preso, morto ou aliado. Alternativas não faltam.

Quando termina de falar, Nilo está encarando Roger, com cara de bobo, sem crer.

          ROGER
Que foi? Vinnie é seu fã. Mais do que isso, ele é fã do herói. Já parou pra pensar que ele pode ter criado um roteiro pra você e tá só desenvolvendo essa trama?

          NILO
Roger...(ironiza) É bem possível, hen. É bem possível que você esteja louco (ri).

Roger se senta ao seu lado, come um snack, animadíssimo com as próprias ideias.

          ROGER
Pensa comigo: não faz sentido o Vinnie matar todos que te tratam mal. A Novo Dia inteira continua de pé.

          NILO
Não sei. O alvo dele poderia ser apenas o filme.

          ROGER
E tudo bem a Novo Dia te esculachar? Francamente, é assim que o Vinnie te ama?

Nilo o encara, mas nem retruca: o celular sobre a mesa vibra; Nilo verifica. Trata-se de Emília.

          NILO
Oi, Emília, tudo bem? (T) Sim, tá fora de perigo. (T) Posso sim, no fim do expediente seguirei direto pra sua casa.

CORTA IMEDIATAMENTE PARA

CENA 11 INT – REDAÇÃO NOVO DIA / ESCRITÓRIO – DIA

Thales ri de alguma coisa diante do PC. Alguns redatores também. Paulinha e Murilo, sentados, entreolham-se, sérios.

Na TELA DO PC, a área de comentários da página da Novo Dia contém uma montagem do pôster de um filme qualquer com a imagem de uma drag queen sob o título “Anti-Herói”. O pôster é seguido do comentário: “Saiu o novo anti-herói, gente”.

Thales, aos risos, dá um tapinha no ombro de Paulinha.

          THALES
Parabéns, Paulinha! Seu artigo não poderia render melhor comentário.

          REDATOR #1
Daqui a pouco o Jack coloca uma drag mesmo, hen. Melhor não dar ideia.

Murilo se volta para ele, irritado.

          MURILO
O que é engraçado? Se fosse outro branco, alguém lembraria de fazer essa montagem?

          THALES
(segurando o riso) Talvez. Você sabe como são as pessoas /

          MURILO
(Por cima) Eu sei quem são vocês (Thales fecha o sorriso). Essa matéria desdenha da escolha do ator por ele ser negro (para Paulinha), desculpa, sei que não fez por mal, mas (a todos)se fosse um branco interpretar um negro, a maioria ia tratar como racismo, mas o contrário vira piada.

          THALES
Não entendi, Murilo. Vai falar em racismo reverso agora?

Os outros riem.

          MURILO
Não, Thales. Eu to dizendo o quanto as pessoas debocham do fato de um negro interpretar um herói. E não estamos falando de um herói com superpoderes. Trata-se de um herói comum.

Paulinha abaixa a cabeça, sem graça. Thales e os demais ouvem, com cara de quem não estão gostando. Murilo se levanta.

          MURILO
Ninguém se preocupou em questionar um filme baseado em uma história real, cujo protagonista, nós sabemos, seria visto como bandido, nunca como justiceiro. (encara Thales) No lugar do Nilo, um negro seria preso na primeira suspeita levantada por este jornal. O problema é somente por ele ser negro!

Thales, passado com a lição de moral. Murilo tenta sair dalí, mas dá com Amora, encarando-o da porta.

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

CENA 12 INT – REDAÇÃO NOVO DIA / ESCRITÓRIO – DIA

Murilo, de pé, tentando se explicar, nervoso.

          MURILO
Amora, eu passei quase a noite inteira pra cobrir o acidente lá do delegado e /

          AMORA
(corta) A única coisa que eu quero de você é que cumpra o nosso trato. Depois daquela bombinha de festa junina que foi a matéria sobre Vince Lemos, você disse que poderia descobrir o envolvimento do Nilo naquela morte.

          MURILO
Sim...Trato é trato.

          AMORA
Então cumpra o trato fora daqui, porque até eu to acreditando nesse seu papel de pobre jornalista a mercê do jornal. (se levanta, mãos sobre a mesa) Aqui, eu te quero como o Murilo Guedes que conheci. Pode ser?

Murilo vacila o olhar, mas faz que sim.

CENA 13 EXT – REDAÇÃO CARIOCA NEWS – DIA

Pessoas diante da banca do jornal, lendo as últimas manchetes. Rafael passa por entre eles e espia a capa da Novo Dia, com a notícia do filme Anti-Herói e a escolha do ator. Rafael faz a negativa.

          RAFAEL
Por isso, sou a favor do aborto. Existiria menos Jacks (ri, sozinho).

Rafael olha para o prédio imponente e faz que vai entrar.

CENA 14 INT – REDAÇÃO CARIOCA NEWS / CORREDOR – DIA

Lila e Roger caminham por alí. O jornalista para um instante para jogar o copo no lixo.

          LILA
Deixei o Moreira em boas mãos. O médico disse que ele terá alta amanhã.

          ROGER
Por sorte, não foi nada grave. Graças ao Nilo também, né?

          LILA
Mas o alvo não era o Nilo? Depois do ataque que ele sofreu…

         ROGER
Não. O alvo era o delegado, Lila. (ela se surpreende) Não posso falar muito, mas uma pessoa disse ao Nilo que a ideia era matar o Moreira, já que ele tá investigando a morte de Vince Lemos.

Lila faz a pensativa, desconfiada. Corta para Rafael, à espreita e preocupado, tendo escutado tudo.

CENA 15 EXT – RUAS DA CIDADE – DIA / NOITE

SONOPLASTIA: Back in Black – AC/DC

Takes das principais vias, pessoas entrando em vans e ônibus, muito tumulto na hora do rush.

CAM BUSCA o pôr do sol, a noite caindo, luzes em diversos pontos iluminam o cenário, que ganha aspecto nebuloso.

FIM DA SONOPLASTIA

CENA 16 INT – REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – NOITE

Algumas pessoas se preparam para ir embora. Nilo ajeita sua bolsa, quando seu celular, sobre a mesa, vibra. Trata-se de um SMS de número desconhecido.

Nilo aperta uma tecla e, pelo seu PONTO DE VISTA, surge a seguinte mensagem: “Tem gravação no metrô da carioca hoje de novo. É hoje! Siga as instruções”.

Nilo olha ao léu, tenso. Rapidamente, ele SAI da tela.

FADE OUT

FIM DO PRIMEIRO ATO

SEGUNDO ATO

FADE IN

CENA 17 INT – METRÔ CARIOCA – NOITE

SET de filmagens montado. Funcionários se apressam; Marcos traja roupas amarrotadas, e é maquiado alí mesmo, fazendo parecer que está suado. Jack conversa com uns caras mais adiante. Um deles (BETÃO) parrudo, mal encarado, moreno e por volta dos 50 anos.

          BETÃO
A segurança foi reforçada. Ninguém entra nem sai. Que esse ator tenha mais sorte que os outros.

          JACK
Temos que manter isso aí, viu? Depois se ele quiser morrer, morre.

Jack vai em direção ao pessoal, bastante eufórico.

          JACK
Os dois atores podem ir para a plataforma. Quero ação, hen, gente! (fala alto) Você aí, já cuidou do painel? A WebTV tá pagando alto nesse patrocínio, hen. (bate palmas) Vamo que vamo!

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

CENA 18 INT – GRAVAÇÃO / METRÔ CARIOCA / PLATAFORMA – NOITE

A cena é uma continuação da CENA 2. Marcos com a arma empunhada, deixa os corpos dos dois bandidos estirados alí, atravessa a catraca e segue pela rampa. Temos uma visão ampla da área de baixo, com quadros e outros acessos.

Marcos alcança um CORREDOR, repleto de quiosques cobertos por lonas pretas, e lojas fechadas. Dois sujeitos somem por outra catraca.

Nenhum guarda. Silêncio perturbador. Marcos continua seguindo seu caminho, atento. Bilheteria vazia. Uma conversa pode ser OUVIDA.

         BANDIDO #3
(O.S) Se não deram jeito nele, já já ele pinta aí.

         BANDIDO #4
(O.S) Vo dar logo um teco certeiro, cumpadi. To morrendo de fome.

RISOS.

Marcos caminha vagarosamente, quando tem uma boa visão dos bandidos. Infelizmente, os caras percebem /

         BANDIDO #3
OLHA ELE! MATA, MATA!

E ATIRAM em sua direção. Marcos desvia rapidamente, se atrapalha com a lona do quiosque, mas ACERTA dois tiros neles. Os bandidos cambaleiam e caem mortos. PASSOS vindo das escadas, logo adiante da bilheteria. Marcos se mostra encurralado. CORRE na direção da escada oposta.

Forte clima de ação. CAM segue pelas costas do protagonista, enquanto ele vai subindo as escadas. Assim que se aproxima de um imenso painel dependurado no teto, NILO SURGE e puxa-o pelo braço.

É quando uma EXPLOSÃO derruba o painel, [efeito câmera lenta] Marcos e Nilo voam do alto da escada. [fim do efeito].

Batem no chão, cheios de poeira. Entreolham-se, atônitos.

FADE OUT

FADE IN

CENA 19 INT – GRAVAÇÃO / METRÔ CARIOCA / CORREDOR – NOITE

Continuação imediata da cena anterior.

          JACK
CORTA!

APLAUSOS dos diretores e o pessoal da câmera. Nilo e Marcos se levantam, sem entender.

          JACK
Magnífica atuação de ambos! Que precisão! Que força de expressão, Nilo!

          NILO
Do que cê tá falando, Jack? Eu recebi um SMS avisando /

          JACK
(por cima)
Que alguém tentaria matar o Marcos com uma bomba? (ri com os outros) E você veio prontamente salvar o dia!       (toca o ombro do Nilo) Isso prova que o herói que existe em você nunca vai morrer, garoto.

Nilo, mãos na cintura, encara-o chocadíssimo. Não se aguenta; acerta um SOCO na cara dele. Pessoal sem ação. Nilo segura-o pelo colarinho.

           NILO
Cê tá achando que a vida das pessoas é brinquedo pra tu fazer essa merda, Jack? (boca de Jack sangra) Dois atores morreram em cena e você faz essa piada comigo? JUSTO COMIGO?

Nilo larga-o, fazendo-o ser amparado por Betão.

          BETÃO
Escuta, garoto, essa foi a forma que ele encontrou de reaproximar a sua figura à mídia /

          NILO
Não! Essa foi a forma que ele encontrou de reconquistar as pessoas que não ligam mais pra essa bosta de filme! (aponta o dedo pra um Jack assustado) Nunca mais faça isso comigo, ou esse filme não sai nunca mais!

Nilo dá as costas, revoltadíssimo. Jack atrás, abalado.

         JACK
Nilo, por favor, vamos conversar. Olha, eu juro que...que não queria te magoar. Esse filme é importante pra mim, Nilo!

Enquanto ele vai falando, Nilo segue com aquela cara de raiva, até que ele para, pensativo.

= = FLASHBACK = =

CENA EM QUE MONI ALERTA SOBRE VINNIE

          MONI
[…] Vou te passar a letra: melhor tomar cuidado com acessos de raiva em público. Vinnie gosta de quem você gosta. Senão, (imita uma arma com a mão) pow! (assopra o dedo como se fosse o cano da arma).

= = FIM DO FLASHBACK = =

Nilo se volta, Jack se assusta.

          JACK
Cê precisa me entender, Nilo /

Jack continua falando qualquer coisa, enquanto Nilo olha para todos adiante, até dar de cara com um sujeito mirando uma pistola no alto da escada. Nilo é rápido e se joga sobre ele. O TIRO acerta de raspão o braço de Jack, que urra de dor.

Ambos vão ao chão. Todos se apavoram. O bandido sumiu.

          NILO
(sarcástico / sério) Isso também tava no script, Jack?

Jack nos braços de Nilo, em pânico.

FADE OUT

FADE IN

SONOPLASTIA: Painkiller – Three Days Grace

Takes aéreos da cidade amanhecendo. Buzinas e falatórios permeiam o cenário, e é quando a CAM encontra uns caras coordenando as vans de transporte alternativo nas principais vias do Centro.

Corta para uma estreita e simpática rua. CAM enquadra a fachada da MANDRAKE PUB /

FIM DA SONOPLASTIA

CENA 20 INT – MANDRAKE PUB / ESCRITÓRIO – DIA

Rafael, desassossegado, diante de Vinnie.

          RAFAEL
Eu ouvi, Vinnie. Alguém bateu pro Nilo que o Moreira era o alvo!

Vinnie sentado e com a perna sobre a mesa.

          VINNIE
Parece que temos um curioso entre nós...

          RAFAEL
Com certeza! Deve ter alguém dentro de Valquíria servindo de leva e traz.

Em Vinnie, esperto.

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

No rosto de Valdete, passando batom cintilante.

CENA 21 INT. - CASA DE RAUL / QUARTO - DIA

CAM se afasta, a garota ajeita os cabelos crespos e levanta os seios do decote. Com uma blusa vermelha, calça jeans e sapato alto, ela vai até a cama e apanha a bolsa. SAI.

CENA 22 EXT. - MORRO DE VALQUÍRIA / BAR – DIA

Raul tomando uma cerveja, vendo os caras jogando sinuca. O cara que flagrou Valdete com Butuca (CENA 9) acaba de dar uma tacada, comemora e depois vai até o balcão.

          HOMEM #1
Fala aí, Raul! Novos negócios lá com a Vasco?

          RAUL
Nem. Só os mesmos. Por quê?

          HOMEM #1
(malicioso) Ué, vi a sua mina de conversa com o Butuca. (Raul estranha) Pensei até que ia rolar churrasco na laje e tu não ia convidar os amigos aqui.

Raul desgruda do balcão, já com aquele olhar ressabiado.

          RAUL
Que cê tá falando aí, mermão?

          HOMEM #1
Ah, tá de sacanagem? Foi hoje cedo, cumpadi. (olha para fora da tela) Olha lá! Num é a sua mina indo alí?

Raul vê Valdete descendo o morro toda pomposa, cumprimentando os homens. Mal chega na porta, celular TOCA. Raul apanha do balcão e atende.

          RAUL
Fala aí, chefin! Qué que manda? (expressão de raiva) Tô entendendo sim...Xá comigo que verei isso agora.

Raul desliga o celular mirando na direção que Valdete seguiu.

CENA 23 INT – REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA

Nilo ao telefone, acaba de sair da área de serviço.

          NILO
Desculpe, Emília. Tive um sério imprevisto. (T) Claro, eu tenho um trabalho para fazer na rua. Posso dar um pulo aí.

Quando termina de falar, Nilo dá de cara com Jack, de ombro enfaixado e boca marcada pelo soco, a uma certa distância no corredor. Nilo desliga o celular. Ambos se encaram. Nilo se aproxima, Jack se afasta, temeroso.

          JACK
Nilo...Eu vi te agradecer /

          NILO
To de saída.

Nilo tenta seguir, mas Jack se põe na frente, com o medo estampado na cara. Lila, Roger e os demais observam, curiosos.

          JACK
Por favor, Nilo. Te peço uma chance. Eu poderia nem ter vindo, poderia tá pouco me importando /

          NILO
(por cima) Mas é claro que você se importa, Jack. É o seu filme, a sua credibilidade, o seu nome que estão em jogo. (sarcástico) Como não se importar, não é?

          JACK
Nilo, eu vim porque eu entendi que fiz errado. Eu fiquei mal por ontem.

          NILO
Você só pensa nos lucros! Tá mal assim porque sabe que depois do que tu fez ontem, capaz de nem indenização você receber pela quebra de contrato.

Jack arregala os olhos, preocupado. De surpresa, Jack abraça Nilo fortemente, que tenta se desvencilhar.

          JACK
Nilo, pelo amor que cê tem a Deus, me perdoe, mas não faça isso comigo!

          NILO
Jack!

Nilo se desvencilha, mas agora Jack se mantém perto.

          JACK
Eu sou tipo aquele garoto que sonhava em ver um crossover do Batman e Superman. (T) Eu só queria ter um herói real no meu filme. (olho no olho) Você é esse herói.

Roger limpa os olhos, emocionado. Nilo põe as mãos na cintura, bufa.

          NILO
Faz como achar melhor.

Nilo SAI batido, Jack suspira, aliviado, sem acreditar. Vai até Lila.

          JACK
Cê viu isso? O nosso garoto tá firme com a gente!

          LILA
(séria, olhar fuzilante) Tu tem sorte, Jack. Já que a autora do livro sou eu.

Lila SAI, deixando Jack sem graça.

CENA 24 EXT. - MORRO DE VALQUÍRIA – DIA

CAM segue Valdete pelas ruelas. Os caras passam de moto, buzinam, mexem com ela. A garota sorri, toda malandra.

Em um certo momento, Valdete entra num beco. Tempo. Raul aparece, olha ao redor. Entra.

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

GEMIDOS no alto de uma escada.

CENA 25 INT. - MORRO DE VALQUÍRIA / GALPÃO – DIA

CAM encontra, através de uma fresta, Valdete e Butuca se pegando. Butuca quase tirando a blusa da garota. CAM ENTRA no local, vai com tudo pra cima de Valdete. É Raul puxando a garota, que leva um SUSTO.

          VALDETE
Raul?!

          RAUL
Cachorra! E nem pra esconder direito.

          BUTUCA
Que isso, irmão? Essa área aqui já é da Moni /

          RAUL
O meu papo é com essa traíra aqui! Vai ter a lição que merece.

Valdete é rápida: chuta Raul por entre as pernas, que urra de dor e cai de joelhos. Valdete VÊ DOIS CARAS do lado de fora, Butuca faz sinal para a outro lado.

Corta para o EXTERIOR

Onde Valdete, com os sapatos na mão, salta pelas lajes, atravessando as casas dos moradores, assustados. Dois tiros cortam o cenário e atingem a caixa d’água. Os caras indo atrás.

Corta para um morador

Delimitando uma área, com estacas de madeira, para separar o terreno.

VOLTA em Valdete

tentando encontrar o caminho para descer, acaba dando de cara com Moni, saindo da cobertura da casa.

          MONI
Já num falei pra tu que pra falar comigo cê tem que mandar recado, sua puta?

          VALDETE
Não, Moni, o Raul descobriu tudo! Ele tá atrás de mim, eu preciso sair daqui!

          MONI
Vo te ajudar nessa.

Moni aponta sua pistola e ATIRA contra a cabeça da garota. Valdete cambaleia e DESPENCA do alto da laje.

Moni se aproxima da beirada e tem uma visão privilegiada: Valdete com a testa furada e o estômago rasgado pela estaca de madeira. Moni gargalha.

          MONI
Que queda, bicho! Agora tu fica quietinha aí que eu vo dar os pêsames pro Butuca.

Moni saca o celular. Disca.

          MONI
Aí, Butuca, manda os caras vim fazer a limpa aqui. E arruma outra girl. Dessa vez, mais safa.

E ela some da tela, aos risos.

FADE OUT

FADE IN

CENA 26 INT – CRACHÁ VERDE / LABORATÓRIO – DIA

Emília anotando algo em sua prancheta ao lado de uma funcionária. Nilo aponta da porta, abre os braços e sorri.

          NILO
Enfim, cheguei!

          EMÍLIA
Nilo! Tenho uma grande novidade!

Emília logo se apressa a pegar uma seringa contendo um líquido verde. Põe bem na frente de Nilo.

          EMÍLIA
Sabe o que é isso aqui?

          NILO
(arrisca, debochado) Kryptonita?

          EMÍLIA
Bem capaz (risos). Isso é a fórmula que poderá salvar as vítimas da DP!

          NILO
Sério? Quer dizer que agora...

          EMÍLIA
Só falta a cobaia.

          RAFAEL
(O.S) Eu ouvi “cobaia”?

Rafael apoia a mão sobre o ombro de Nilo, que não gosta. Encara o investigador, que esbanja simpatia forçada.

CENA 27 INT – HOSPITAL CENTRAL / QUARTO – DIA

Moreira de pé, arrumado e cumprimentando Lila.

          MOREIRA
Agradeço imensamente a confiança, Lila. E claro, toda a assistência enquanto estive internado. Pra mim foi uma honra receber a atenção da minha escritora preferida.

          LILA
O senhor é mais fã do Nilo que eu sei.

          MOREIRA
Ah, não seja ciumenta!

Ambos riem.

          MOREIRA
Sabe, agora que eu sei que vocês são agentes secretos e que estão investigando a droga DP, posso entender algumas coisas.

          LILA
Que coisas?

          MOREIRA
Que Nilo estava no laboratório na noite do crime, certamente, investigando. Por isso não podia revelar que matou Vince Lemos nem mesmo em legítima defesa.

Baque em Lila, mas ela consegue manter a pose.

          LILA
Claro...Certamente.

          MOREIRA
Fico feliz que agora vamos trabalhar juntos. Sigilosamente.

O delegado sorri, sem perceber a tensão em Lila.

FADE OUT

FIM DO SEGUNDO ATO

ATO FINAL

FADE IN

CORTA PARA os takes rápidos da cidade. O sol se põe, luzes em torno do bairro central. Fluxo intenso nas principais ruas.

CENA 28 EXT – PRÉDIO ONDE MORA LILA E NILO – NOITE

Fachada. Prédio bonito, azul e branco. Varandas grandes coladas umas nas outras e sem grades. SOM da campainha.

CENA 29 INT – APTº DE ROGER / SALA – NOITE

Roger deixa Nilo entrar e fecha a porta rapidamente.

           ROGER
Chegou em boa hora, vem assistir comigo.

Roger puxa Nilo e ambos se sentam em um espaçoso sofá marrom, diante da TV, onde está passando uma trama.

          NILO
Preciso falar contigo, Roger. É coisa séria.

          ROGER
(olhar vidrado na tela) Coisa séria é a minha minissérie favorita. Hoje é o último episódio de Garotas do Rio. Nada pode ser mais importante.

          NILO
Eu lembrei quem me levou pra Valquíria.

Roger encara-o, extasiado. Apanha o controle e desliga a TV.

          ROGER
Eu posso assistir no WebTV play depois. Fale tudo.

          NILO
Foi o Rafael que quis me matar, Roger.

          ROGER
Rafael? O da polícia? Irmão da Emília?

Nilo confirma com a cabeça, preocupado.

         ROGER
A gente tem que falar com a Emília, brother! Por que raios ele ia querer te matar?

         NILO
É nisso que eu conto com você, Roger.

         ROGER
Conta comigo?

         NILO
Se Vinnie e Moni descobriram o que aconteceu naquela fatídica noite, é porque ambos tem um informante. (CLOSE nele) A sua missão é ficar na cola do Rafael.

Roger se anima, pondo as mãos na boca, como quem não acredita.

CENA 30 INT – REDAÇÃO NOVO DIA / ELEVADOR – NOITE

Paulinha e Murilo acabam de entrar, Murilo aciona o botão T para o térreo. O elevador desce, mas para na metade.

          PAULINHA
Ah, era só o que faltava!

Murilo aciona outros botões aleatoriamente, até apertar uma tecla e o elevador funcionar.

          MURILO
Vamos ter que atravessar o estacionamento.

= = CORTE DESCONTÍNUO = =

A porta do elevador abre, Paulinha e Murilo saem PARA O ESTACIONAMENTO, enquanto conversam.

          PAULINHA
Eu ainda to mal por aquela matéria que escrevi.

          MURILO
A culpa não foi sua, Paulinha. Na verdade, acho que exagerei. Em partes, claro. Levei pro lado pessoal.

Ambos atravessam uma fila de carros.

          MURILO
Mesmo assim, foi um erro da Amora. Ela não mede consequências para derrubar o Nilo e toda Carioca News. Parece que agora tá pior do que nunca.

         PAULINHA
Nilo tem grandes inimigos, né? Você acha que o Vinnie é um fã obsessivo e, por isso, ele mata os protagonistas do filme?

         MURILO
Isso explica porque ele ainda não matou todo esse jornal.

         PAULINHA
Deus nos livre! Nessas horas que dou graças a você por ter desistido de entregar o Nilo de bandeja pra Amora. Imagina só se ela soubesse que você tem um trunfo contra eles, hen? (ela para diante dele) Quer dizer, você não tem, né? Jogou fora?

Murilo hesita. Paulinha não acredita.

          PAULINHA
Murilo, eu sei que você não quer entregar o Nilo, então porque ainda não jogou aquele vídeo fora?

          MURILO
É claro que mandei pro lixo. (desconversa) Vambora? To cansado.

Murilo sai na frente. Paulinha, desconfiada, vai atrás. CAM não acompanha e flagra Thales dentro do carro, esperto.

CENA 31 EXT – MANDRAKE PUB – NOITE

Letreiro iluminado, gente bem arrumada chegando ao local.

CENA 32 INT – MANDRAKE PUB / SALÃO – NOITE

Música ambiente. Homens e mulheres bebendo e conversando animadamente. Grupos jogando poker, mesas repletas de fichas e bebidas. Uma mulher vibra e leva todas as fichas.

Por alí estão Vinnie e William observando o movimento.

          WILLIAM
Já pensou o que vai fazer quanto a Moni Vasco? Ela agora tem um certo interesse no Nilo.

          VINNIE
Nós dois sabemos que interesse é esse, meu amigo. Ela quer o que é meu, portanto…

Vinnie chega ao balcão e o garçom prontamente serve uma vodka.

          VINNIE
Obrigado. (bebe um gole) Ela terá o que é meu.

          WILLIAM
Não entendi.

          VINNIE
Ela será mentora dos meus mais belos feitos. (sorri, sagaz) William, meu querido, aquele rapaz que contratou para apimentar as gravações de Jack Freitas está disponível?

William sorri, cúmplice.

CENA 33 EXT – PRÉDIO ONDE MORA LILA E NILO – NOITE

Nilo vem lá de dentro curioso e com cara de poucos amigos para alguém fora da tela. Abre o portão.

          NILO
Veio fazer o quê aqui?

Diante dele, Marcos Jones, demonstrando simpatia.

          MARCOS
Esclarecer aquele mau entendido.

          NILO
(verifica os arredores) Cadê o Jack? Se isso for outra gravação /

          MARCOS
(por cima / leva as mãos para a frente) Eu não vim aqui para apanhar, não sou maluco. Sério. (T) Eu não compactuo com as maluquices dele, Nilo.

          NILO
(irônico) Não me diga?

          MARCOS
Olha, Jack é excêntrico, metido a gênio da sétima arte, um estúpido criativo e, ao mesmo tempo, plagiador, mas estúpido.

Nilo se surpreende.

          NILO
E mesmo assim você vai continuar no filme?

          MARCOS
Antes pela grana, agora também pela experiência incrível de ter visto a pessoa que eu interpreto dando uma lição no Jack.

Ele ri e acaba fazendo Nilo rir também.

          NILO
Fiz o melhor que pude.

Ambos riem novamente. Marcos estende a mão.

          MARCOS
Então, tudo bem entre nós?

Nilo ainda hesita, mas cumprimenta e ambos se abraçam.

          MARCOS
Bom, agora tenho que ir. Amanhã tem gravação cedo na Igreja da Candelária. Reze...por tudo.

Risos. Marcos vai até sua moto, põe o capacete e sobe. Nilo observa ele partir.

Assim que Nilo vai dando as costas, CAM se aproxima em tom de suspense. Nilo saca e se volta rapidamente, pegando um sujeito pelo pescoço e prensando contra a grade da portaria. Trata-se de um homem de uns 35 anos, branco e barbudo. Reconhecemos ser o mesmo que atacou Jack.

          HOMEM #2
Calma aí, parça, pega leve aí!

Nilo é pego pelo pescoço por outro sujeito, imobilizando-o.

           HOMEM #2
Relaxa aí, que eu só vim te passar a real. Tentaram apagar o diretorzinho lá, mas um dia será a tua vez, herói.

           NILO
(sarcástico) Veio marcar uma data?

           HOMEM #2
Olha o deboche do cara, parça!

O homem #2 acerta um SOCO em Nilo. Nariz sangra, mas nada pode fazer. O homem #2 segura no queixo do jornalista.

           HOMEM #2
Tu num fica de graça não, que perdi uma boa grana por sua causa, mané! Era pro diretorzinho ter ido pro saco. Agora Moni Vasco quer a minha cabeça!

           NILO
Moni Vasco? Qual o interesse dela nisso?

           HOMEM #2
Ela quer te convencer que o autor dos crimes é o Vinnie, sabe pra quê? Pra te usar em favor dela, mané!

Nilo segura a raiva, só encarando-o.

           HOMEM #2
Ela precisa de alguém com boa reputação pra limpar a dela. Principalmente quando ela tomar o morro todo da outra facção. A Círculo Fechado.

           NILO
E tá me contando tudo isso por quê? Tá esperando que eu te salve?

           HOMEM #2
Deveria.

SOM DE MOTOS se aproximam.

           HOMEM #3
ih, sujou, sujou!

Quatro motos cercam a rua, mas o segundo bandido consegue fugir. Uma das motos para, o sujeito de capacete puxa a arma da cintura e aponta na direção de Nilo. O homem #2 tenta correr, mas leva um TIRO pelas costas.

O homem #2 cai na calçada, morto. Nilo se assusta, e o motoqueiro faz sinal com a arma para ele entrar. Nilo entra de costas e os motoqueiros seguem seu rumo.

Em Nilo.

CENA 34 INT – PRÉDIO ONDE MORA MURILO / CORREDOR – NOITE

Murilo acaba de sair do elevador para a penumbra. Tateia a parede e aperta o interruptor. A luz acende. Murilo segue até o apartamento.

INSERT – INTERRUPTOR

A mão masculina e misteriosa desliga.

VOLTA À CENA

Murilo se assusta.

          MURILO
Mais essa. (abre a bolsa) Cadê meu celular?

Murilo encontra, a luz do celular ilumina bem o rosto do jornalista. CLOSE nele. Quando vai direcionar para o corredor, GRANDE SUSPENSE.

Murilo recebe um GOLPE na cabeça. O celular cai de cabeça para baixo e o cenário escurece novamente.

FADE TO BLACK

   

 

     

AUTORA

Cristina Ravela

APRESENTANDO

AARON ASHMORE................................Nilo Rodrigues

ILDI SILVA........................…............Lila Machado

FELIPE ABIB...................................Roger Ribeiro

IGOR RICKLY...................................Vinnie Ludwig

YASMIN GOMLEVSKY.................................Moni Vasco

THIAGO FRAGOSO................................Thales Araújo

CHANDELLY BRAZ…............................Paulinha Avellar

SÉRGIO MENEZES................................Murilo Guedes

ELENCO SECUNDÁRIO

LARISSA BRACHER...............................Amora Molinos

MARIANA LIMA............................…………...Emília Brito

BRUNO FERRARI..................................Rafael Brito
EMÍLIO DE MELLO............................Delegado Moreira

MARCELO GONÇALVES...................................Toninho

RICARDO VIANNA.......................................Branco

JONATHAN AZEVEDO.....................................Butuca

ED OLIVEIRA............................................Raul

BLOTA FILHO.........................................William

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

JORGE DE SÁ....................................Marcos Jones 

ATORES CONVIDADOS NESSE EPISÓDIO

ERIKA JANUZA........................................Valdete

ADRIANO GARIB.........................................BETÃO

REFERÊNCIA

GAME MAX PAYNE....................................Cena 1 e 2
HIERARQUIA............................Novela de Débora Costa
GAROTAS DO RIO................Minissérie de Wesley Alcântara
WEBTV.................................Emissora de Gabo Olsen

TRILHA SONORA

BACK IN BLACK..........................................AC/DC

JORGINHO, ME ESPRESTA A 12..........................MC Carol
PAINKILLER..................................Three Days Grace

WELCOME TO THE JUNGLE..........................Guns N’ Roses

PRODUÇÃO
Bruno Olsen
Cristina Ravela
Rafael Oliveira


Esta é uma obra de ficção virtual sem fins lucrativos. Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência.


REALIZAÇÃO


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Todos os direitos reservados
Proibida a cópia ou a reprodução

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